Davies se despede da Ducati com vitória; Granado é 16º

Britânico chegou à liderança da prova no início e dominou para fechar com chave de ouro passagem pela equipe; Kawasaki fica com título nos construtores

Por Gabriel Carvalho


Foto: WorldSBK/Divulgação

Chaz Davies encerrou com uma vitória a passagem de sete temporadas pela Ducati. O britânico venceu a segunda corrida da rodada de Portugal do Mundial de Superbike, prova realizada neste domingo (18) e que encerrou a temporada 2020 da categoria. 

Davies ultrapassou Toprak Razgatlioglu na abertura da segunda volta e começou a construir uma vantagem confortável na liderança. Enquanto isso, o já campeão Jonathan Rea queria a centésima vitória no Mundial de Superbike e com o triunfo garantir o título de construtores para a Kawasaki, que ainda estava em aberto. 

AS DUCATI MAIS PROCURADAS EM TODO O BRASIL!

Com isso em mente, Rea partiu para o duelo direto com Razgatlioglu pela segunda posição e os dois trocaram ultrapassagens até que o hexacampeão caiu e quase levou o turco junto. O piloto da Kawasaki recuperou a moto e voltou para a prova, mas terminou apenas em 14º. 


Foto: WorldSBK/Reprodução

Já Davies seguiu tranquilo para a vitória na despedida da Ducati. Foram 28 vitórias e 88 pódios em 185 corridas com a fabricante, que encerrou a temporada com dobradinha, já que Scott Redding ultrapassou Razgatlioglu nas voltas finais para garantir o segundo lugar. 

O turco da foi o terceiro, com Michael van der Mark encerrando a passagem pela equipe oficial da Yamaha com um quarto lugar, com Alvaro Bautista completando o top-5 na corrida final de 2020. 

E a decisão no campeonato de construtores veio com um nome inesperado: graças ao oitavo lugar de Xavi Forés, que está de saída da Pucetti Racing, a Kawasaki conquistou o título de construtores com um ponto de vantagem sobre a Ducati: 392 a 391 – para a disputa entre os construtores apenas a moto melhor colocada na prova pontua. 

Um alívio para Rea, que agradeceu Forés ainda na pista por salvar o campeonato para a Kawasaki. Na prova deste domingo, Eric Granado terminou em 16º, ficando a uma posição de pontuar novamente no Mundial de Superbike. 

Supersport 300: Meikon Kawakami termina prova final em quinto 

A temporada 2020 do Mundial de Supersport 300 também se encerrou neste domingo, com vitória de Koen Meuffels. Samuel di Sora foi o segundo e Mika Perez o terceiro. 

Entre os brasileiros, Meikon Kawakami foi o melhor, terminando em quinto. Ton Kawakami cruzou a linha de chegada em 14º. Felipe Macan não disputou a prova. 

Na classificação final do campeonato, Meikon também foi o melhor colocado, terminando o ano de estreia em 12º. Ton Kawakami foi o 17º e Felipe Macan o 29º. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br