Testes oficiais Pré Temporada da MotoGP em Sepang
O italiano Enéas Bastianini, da Gresini Racing Ducati, bate recorde no último dia.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Os testes de pré-temporada da MotoGP 2022 em Sepang, na Malásia, sábado passado, começaram bem para a Aprilia, que conseguiu uma dobradinha no primeiro dia.
Aleix Espargaró foi o mais rápido do treino, registrando um tempo de 1:58.371 minutos, com seu companheiro de equipe Maverick Viñales a apenas 0.013 segundos. Álex Rins, da Suzuki, terminou com o terceiro melhor tempo.
Mas no segundo dia as coisas mudaram com o italiano de 25 anos, Enea Bastianini, da Gresini Racing Ducati, terminando o dia como o mais rápido, surpreendendo até o cronómetro com uma volta recorde de 1: 58,131, deixando para trás Aleix Espargaró da Aprilia no 2º lugar com uma pequena vantagem de 26 milésimos de segundo, em um ranking que tem os dez melhores pilotos separados por pouco mais de 2 décimos de segundo.
O tempo de Bastianini continuou a ser a referência ao longo do dia, no entanto, uma chuva leve apareceu no circuito de Sepang, o que acabou piorando e levando a maioria das equipes encerrar o dia.
Mas, vários pilotos aproveitaram a oportunidade para testar as suas motos no molhado, entre eles, os estreantes Darryn Binder da RNF Yamaha, Marco Bezzecchi da Ducati VR46, Raul Fernandez da KTM Tech3 e Fabio Di Giannantonio da Gresini Racing com a Ducati.
Remy Gardner, da KTM Tech3, optou por não correr em piso molhado devido a dores no pulso recentemente quebrado.
O atual campeão mundial Fabio Quartararo com sua Yamaha de fábrica, Francesco Bagnaia da Ducati e Alex Marquez da LCR Honda também se aventuraram por algumas voltas na pista com os pneus de chuva.
Jorge Martin da Pramac Racing com a Ducati, também completou algumas voltas no molhado e foi o terceiro mais rápido atrás de Aleix Espargaró com a Aprilia e Bastianini Gresini Racing com Ducati.
Durante os testes do sábado, foi revelado que a Ducati está testando um novo dispositivo de altura da suspensão dianteira que pode ser ativado nas curvas junto com a suspensão traseira.
A Suzuki testou o seu novo motor e outras atualizações para 2022 no domingo, com Joan Mir que sofreu um acidente no início do dia mas sem consequências, dizendo que deu para sentir o “bom potencial” da nova moto.
Alex Rins da Suzuki foi o quarto mais rápido à frente da segunda Aprilia de Maverick Vinales, enquanto Mir também da Suzuki ficou a 0,398 segundos em 12º lugar.
Francesco Bagnaia foi sexto na Ducati de fábrica à frente de Quartararo com a Yamaha. Marc Márquez da Honda ficou em 8º lugar, à frente de Johann Zarco da Pramac Racing com Ducati em 9º lugar e do companheiro de equipe da HRC Pol Espargaró, o 10º colocado.
Depois de admitir que a KTM de 2022 ainda não está totalmente acertada, o português Miguel Oliveira fez um discreto 15º lugar na sua RC16, embora a apenas 0,570s, atrás de Jack Miller, que ficou em 14º lugar com a Ducati de fábrica.
Bezzecchi da VR46 com Ducati, foi o melhor estreante ficando em 16º, a 0,579s do líder, apesar de uma queda no início do dia.
Os testes recomeçam dia 11 de fevereiro na nova pista Mandalika na Indonésia.
01- Enea BASTIANINI Gresini Racing - Ducati 1'58.131
02- Aleix ESPARGARO Aprilia Racing - Aprilia 1'58.157 (+0,02s)
03- Jorge MARTIN Pramac Racing - Ducati 1'58.243 (+0,112s)
04- Alex RINS Team SUZUKI - Suzuki 1'58.261 (+0,130s)
05- Maverick VIÑALES Aprilia Racing - Aprilia 1'58.261 (+0,130s)
06- Francesco BAGNAIA Team Ducati - Ducati 1'58.265 (+0,134s)
07- Fabio QUARTARARO Yamaha - Yamaha 1'58.313 (+0,182s)
08- Marc MARQUEZ Repsol Honda - Honda 1'58.332 (+0,201s)
09- Johann ZARCO Pramac Racing - Ducati 1'58.413 (+ 0,282s)
10- Pol ESPARGARO Repsol Honda - Honda 1'58.420 (+ 0,289s)
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