Rins vence e Mir assume liderança do campeonato; Quartararo é 18º
Joan Mir se torna o primeiro piloto da Suzuki a liderar campeonato desde Kenny Roberts Jr. na temporada 2000; Alex Márquez volta ao pódio com a Honda
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A MotoGP tem o oitavo vencedor em dez corridas na temporada 2020. Neste domingo (18), Alex Rins venceu o GP de Aragón, décima etapa do campeonato para a classe principal do Mundial de Motovelocidade – Moto2 e Moto3 disputaram o GP do Catar por já estarem em Losail quando a pandemia da covid-19 chegou à Europa, o que não foi o caso para a MotoGP.
Rins superou Maverick Viñales nas voltas iniciais e controlava a prova até as voltas finais, quando teve que lidar com a pressão de um surpreendente Alex Márquez, que terminou a prova em segundo.
Joan Mir completou o pódio em terceiro e assim se tornou o novo líder do campeonato, já que Fabio Quartararo teve um domingo para esquecer e terminou em 18º, fora da zona de pontuação. A última vez que a Suzuki viu um piloto da equipe liderar o campeonato foi em 2000, quando Kenny Roberts Jr. obteve o feito e se sagrou campeão.
Morbidelli chegou à curva 1 em primeiro, mas atrasou demais a freada, permitindo a Viñales assumir a liderança da prova. Enquanto Quartararo e Morbidelli brigavam pela segunda posição, o piloto da Yamaha conseguiu abrir mais de meio segundo só na primeira volta.
Outro destaque da largada foi Alex Rins, que apareceu em quarto no fim da primeira volta. Quem foi mal no início foi Cal Crutchlow, que aparecia em 12º no início da segunda volta. Uma volta depois, Rins superou Morbidelli para assumir a terceira posição, mesma volta em que Joan Mir deixou Jack Miller para trás para se coloca em quinto.
No fim da quinta volta, Quartararo errou na última curva e Rins assumiu a segunda posição. Quem também aparecia bem nas voltas iniciais era Alex Márquez, que fazia uma boa apresentação em pista seca. No sexto giro, Márquez iniciou uma bela disputa com Miller que terminou na abertura da volta seguinte, com o piloto da Honda assumindo a quinta posição.
E após superar Quartararo, Rins se aproximou rapidamente de Viñales, passando a estudar os movimentos do compatriota. Um pouco mais atrás, a batalha entre os pilotos da Petronas SRT beneficiou Mir, que ultrapassou Quartararo e Morbidelli para se colocar na terceira posição.
Ao final da oitava volta, as Yamahas pareciam ter dificuldades nas curvas finais do circuito de Aragón: Viñales espalhou na curva, perdendo a liderança para Rins, enquanto Quartararo perdeu a quinta posição para Márquez de forma semelhante.
O irmão mais novo de Marc Márquez seguia com um ritmo impressionante e deixava Morbidelli para trás uma volta depois, colocando-se em quarto lugar e se aproximando dos três primeiros a cada volta.
Se Márquez aparecia cada vez melhor e se aproveitava da ultrapassagem de Mir sobre Viñales para deixar também o piloto da Yamaha para trás e assumir o terceiro posto, Quartararo ia de mal a pior e aparecia em 15º a nove voltas do fim. Pouco depois, o francês já não aparecia mais na zona de pontuação, figurando em um discreto 17º lugar.
Ao final da 18ª volta, aproveitando-se do melhor desempenho nas curvas finais, Márquez ultrapassou Mir e subiu para a segunda posição. O agora novo líder do campeonato não parecia ter ritmo para acompanhar a brita pela vitória nas voltas finais, que se resumia a Rins e Márquez.
No fim da 21ª e início da 22ª volta, porém, Márquez levou sustos com o pneu traseiro e com o dianteiro, perdendo décimos preciosos e definitivos para a vitória de Rins, o oitavo vencedor na temporada 2020 da MotoGP.
Márquez ainda tentou se aproximar de todas as formas, mas terminou em segundo. Mir completou o pódio e é o novo líder do campeonato. Viñales foi o quarto e Takaaki Nakagami o quinto. Morbidelli foi o sexto, Dovizioso o sétimo, Crutchlow o oitavo, Miller o nono e Johann Zarco completou o top-10 do GP de Aragón. Quartararo, sem ritmo, terminou em 18º.
Com isso, como já destacado acima, Mir lidera o campeonato, com 121 pontos. Zerado no GP de Aragón, Quartararo permanece com 115 pontos e agora é o vice-líder. Viñales é o terceiro, com 109, e Dovizioso o quarto, com 106 pontos.
Na Moto2, Sam Lowes venceu pela segunda vez seguida, enquanto na Moto3 Jaume Masia se tornou o centésimo vencedor diferente da Honda no Mundial de Motovelocidade.
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/dif. |
1 | 25 | 42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 41'54.391 |
2 | 20 | 73 | Alex MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | +0.263 |
3 | 16 | 36 | Joan MIR | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 2.644 |
4 | 13 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 2.880 |
5 | 11 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 4.570 |
6 | 10 | 21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 4.756 |
7 | 9 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 8.639 |
8 | 8 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda CASTROL | Honda | 8.913 |
9 | 7 | 43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 9.390 |
10 | 6 | 5 | Johann ZARCO | Esponsorama Racing | Ducati | 9.617 |
11 | 5 | 33 | Brad BINDER | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 13.200 |
12 | 4 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 13.689 |
13 | 3 | 41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 14.598 |
14 | 2 | 27 | Iker LECUONA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 15.291 |
15 | 1 | 9 | Danilo PETRUCCI | Ducati Team | Ducati | 15.941 |
16 | 88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 18.284 | |
17 | 6 | Stefan BRADL | Repsol Honda Team | Honda | 20.136 | |
18 | 20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 21.498 | |
19 | 38 | Bradley SMITH | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 25.300 | |
20 | 53 | Tito RABAT | Esponsorama Racing | Ducati | 25.558 | |
Não completou | ||||||
63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 21 voltas |
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