Quartararo volta a vencer e a liderar campeonato; Rossi abandona

Fabio Quartararo se aproveitou de abandono de Andrea Dovizioso para assumir novamente a liderança da tabela

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

Neste domingo (27), Fabio Quartararo voltou ao topo do pódio na MotoGP. O francês venceu o GP da Catalunha com propriedade, superando os adversários na pista e imprimindo um ritmo melhor. 

Além de vencer, Quartararo viu ainda dois rivais na luta pelo título enfrentando problemas: Maverick Viñales largou mal e sofreu para recuperar posições, terminando apenas no nono lugar. Andrea Dovizioso teve um dia ainda pior, sendo atingido pela moto de Johann Zarco e abandonando a prova. 

As Yamahas mais buscadas você vê aqui!

Joan Mir, no entanto, teve mais uma boa corrida, especialmente na segunda metade da prova. O espanhol ganhou várias posições e terminou em segundo, com Alex Rins em terceiro. 

Com isso, Quartararo voltou à liderança do campeonato, chegando a 108 pontos. Mir assumiu a segunda posição, com 100 pontos, e Viñales aparece em terceiro, com 90. Só então aparece Dovizioso, que segue com 84 pontos. 

A corrida 

O longo trecho de reta antes da curva 1 não foi um problema para Morbidelli, que disparou na largada mesmo com uma moto menos potente. Miller chegou a subir para segundo, mas Rossi logo superou o australiano para se colocar em segundo. 

Quartararo também superou Miller e recolocou a Yamaha nas três primeiras posições. Quem se deu mal mesmo foi Andrea Dovizioso, que foi vítima de um erro de Danilo Petrucci.  

Na curva 2, ainda na primeira volta, Petrucci errou e gerou uma reação em cadeia: Johann Zarco, que vinha atrás de Petrucci, reagiu ao erro freando demais e caindo. A queda do francês levou Dovizioso junto e tirou do italiano a liderança do campeonato. 

Ainda sobre os principais candidatos ao título, quem sofria no início de prova era Maverick Viñales. O espanhol perdeu muitas posições na largada e ocupava apenas a 15ª posição a 19 voltas do final da prova. 

Na abertura da sexta volta, aliás, Quartararo aproveitou o vácuo na reta dos boxes para ultrapassar Rossi e assumir a segunda posição. Três voltas depois, com a mesma manobra, o francês superou Morbidelli e se tornou o novo líder da prova. 

Apesar da liderança, Quartararo não conseguia se distanciar de Morbidelli. Até que na volta 14 o ítalo-brasileiro errou a freada no fim da reta dos boxes e quase caiu. Com isso, Rossi herdou a segunda posição. 

Um pouco mais atrás, Miller começava a receber pressão de Joan Mir, que sempre aparece na segunda metade da prova graças ao modo como a GSX-RR trata os pneus. 

Na 16ª volta, Rossi perdeu o controle da M1 na curva 2 e foi ao chão, abandonando a prova e vendo as chances no campeonato se complicarem justamente no dia em que completou 350 largadas na MotoGP. Enquanto isso, Mir se aproveitava de um erro de Miller para subir para o terceiro posto. 

Faltando cinco voltas para o fim da prova, Miller perdeu o quarto lugar para Rins, que passou então a tentar se aproximar da batalha pelo pódio. Ao ver o companheiro chegando, Mir apertou o ritmo e partiu para cima de Morbidelli, ultrapassando o ítalo-brasileiro a duas voltas do fim. 

E Morbidelli não resistiu à pressão de Rins e foi superado pelo espanhol da Suzuki ainda no final da penúltima volta, perdendo a posição no pódio. A volta final mostrou o quanto todos, um pouco menos as Suzuki, sofreram com o desgaste dos pneus. Quartararo reduziu signficativamente o ritmo, mas não foi suficiente para tirar do francês a terceira vitória na temporada 2020. 

Mir terminou em segundo e Rins em terceiro – o pódio duplo para a Suzuki não acontecia desde 2007. Morbidelli teve de se contentar com o quarto lugar, à frente de Miller, que completou o top-5 no GP da Catalunha. 

Francesco Bagnaia foi o sexto, Takaaki Nakagami o sétimo e Danilo Petrucci o oitavo. Depois de passar boa parte da prova fora do grupo dos dez primeiros, Viñales foi o nono. Cal Crutchlow foi o décimo. Na Moto2, Luca Marini voltou a vencer, enquanto na Moto3 Darryn Binder venceu pela primeira vez na categoria. 

A próxima etapa da MotoGP é o GP da França, marcado para o dia 11 de outubro – a prova será palco também da decisão da Copa do Mundo de MotoE. 

Confira o resultado do GP da Catalunha de MotoGP:

Pos. Pontos Num. Piloto Equipe Moto Tempo/dif.
1 25 20 Fabio QUARTARARO Petronas Yamaha SRT Yamaha 40'33.176
2 20 36 Joan MIR Team SUZUKI ECSTAR Suzuki +0.928
3 16 42 Alex RINS Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1.898
4 13 21 Franco MORBIDELLI Petronas Yamaha SRT Yamaha 2.846
5 11 43 Jack MILLER Pramac Racing Ducati 3.391
6 10 63 Francesco BAGNAIA Pramac Racing Ducati 3.518
7 9 30 Takaaki NAKAGAMI LCR Honda IDEMITSU Honda 3.671
8 8 9 Danilo PETRUCCI Ducati Team Ducati 6.117
9 7 12 Maverick VIÑALES Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 13.607
10 6 35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda CASTROL Honda 14.483
11 5 33 Brad BINDER Red Bull KTM Factory Racing KTM 14.927
12 4 41 Aleix ESPARGARO Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 15.647
13 3 73 Alex MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 17.327
14 2 27 Iker LECUONA Red Bull KTM Tech 3 KTM 27.066
15 1 53 Tito RABAT Esponsorama Racing Ducati 27.282
16 38 Bradley SMITH Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 28.736
17 6 Stefan BRADL Repsol Honda Team Honda 32.643
Não completaram        
  88 Miguel OLIVEIRA Red Bull KTM Tech 3 KTM 6 voltas
  46 Valentino ROSSI Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 9 voltas
  44 Pol ESPARGARO Red Bull KTM Factory Racing KTM 12 voltas
  5 Johann ZARCO Esponsorama Racing Ducati 0 voltas
  4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 0 voltas

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br