Quartararo passeia e vence GP da Andaluzia; Rossi é terceiro

Francês liderou a corrida de ponta a ponta para vencer pela segunda vez na carreira e na temporada; Rossi volta ao pódio após ausência de mais de um ano

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

Neste domingo (26) a vida foi muito mais tranquila para Fabio Quartararo. O francês venceu com tranquilidade o GP da Andaluzia, segunda etapa da temporada 2020 da MotoGP. Maverick Viñales tentou na primeira volta e foi só, Quartararo dominou completamente a prova depois disso. 

As esportivas mais rápidas você vê aqui!

A corrida teve ainda o retorno de Valentino Rossi ao pódio, na terceira posição, algo que não acontecia desde abril de 2019. O italiano esteve em segundo por boa parte da corrida, mas não resistiu aos ataques de Viñales no fim. O GP da Andaluzia também foi o primeiro desde o GP da Austrália de 2014 em que a Yamaha ocupou as três posições do pódio.

A corrida  

Quartararo manteve a ponta na largada, seguido por Viñales e Rossi, que deixou Francesco Bagnaia para trás - o italiano da Pramac Ducati perdeu a posição para Jack Miller também e fechou a primeira volta em quinto. Um pouco mais atrás, ainda na primeira curva, Miguel Oliveira e Brad Binder se enroscaram, com o português levando a pior e abandonando. 

Viñales tentou ultrapassar o futuro companheiro de equipe no final da primeira volta e errou a freada para a última curva, perdendo a posição para Rossi. Enquanto a dupla oficial da Yamaha duelava pelo segundo lugar, Miller acompanhava de perto, seguido por Bagnaia. 

Diferente do GP da Espanha, o GP da Andaluzia não se mostrava tão emocionante quanto a etapa de abertura nas primeiras voltas e as posições se mantinham relativamente estáveis, com Quartararo abrindo mais de 3s5 sobre Rossi com oito voltas completadas. 

Miller tentou dar um pouco de emoção ao arriscar uma manobra sobre Viñales no final da reta oposta, mas atrasou demais a freada e além de levar o troco do espanhol perdeu a quarta posição para Bagnaia. O pupilo de Rossi, porém, superou Viñales na volta seguinte no mesmo ponto, subindo para terceiro. 


Foto: MotoGP/Divulgação

E vida de Viñales de repente se complicou, já que poucas curvas depois ele foi superado por Miller e Franco Morbidelli. Na mesma volta, porém, o australiano caiu na curva 9 e abandonou a prova. A 14 giros do fim, Bagnaia ultrapassou Rossi e assumiu a segunda posição. 

O jovem piloto da Pramac Ducati imprimia um bom ritmo e se afastava de Rossi e Morbidelli, mas ainda estava a 4s5 de Quartararo a 12 voltas do final e o francês parecia controlar a distância com tranquilidade. Três voltas depois, o motor de Morbidelli o deixou na mão e o ítalo-brasileiro teve que abandonar a prova. 

A vida de Rossi, no entanto, não ficou menos complicada, já que Viñales voltou a se aproximar. A dupla da Yamaha ganhou a posição de Bagnaia a sete voltas do fim, com o propulsor da Desmosedici GP20 do italiano quebrando e obrigando o pupilo de Rossi a abandonar. 

Com Quartararo seguindo tranquilo para a vitória, os olhos estavam todos voltados para o duelo que envolvia Rossi e Viñales. O italiano bem que tentou, mas o espanhol conseguiu a posição após uma escorregada do veterano na penúltima volta. 

O francês cruzou a linha de chegada em primeiro, com Viñales em segundo e Rossi em terceiro – o primeiro pódio do italiano desde o segundo lugar no GP das Américas de 2019. Takaaki Nakagami foi o quarto e Joan Mir completou o grupo dos cinco primeiros no GP da Andaluzia. Andrea Dovizioso, Pol Espargaró, Alex Márquez, Johann Zarco e Alex Rins fecharam, nesta ordem, o top-10 da segunda prova em Jerez.

Confira o resultado final do GP da Andaluzia de MotoGP:

Pos. Pontos Num. Rider Equipe Moto Tempo/dif.
1 25 20 Fabio QUARTARARO Petronas Yamaha SRT Yamaha 41'22.666
2 20 12 Maverick VIÑALES Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 4.495
3 16 46 Valentino ROSSI Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 5.546
4 13 30 Takaaki NAKAGAMI LCR Honda IDEMITSU Honda 6.113
5 11 36 Joan MIR Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 7.693
6 10 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 12.554
7 9 44 Pol ESPARGARO Red Bull KTM Factory Racing KTM 17.488
8 8 73 Alex MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 19.357
9 7 5 Johann ZARCO Hublot Reale Avintia Ducati 23.523
10 6 42 Alex RINS Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 27.091
11 5 53 Tito RABAT Hublot Reale Avintia Ducati 33.628
12 4 38 Bradley SMITH Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 36.306
13 3 35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda CASTROL Honda 1 volta
Não completaram        
  63 Francesco BAGNAIA Pramac Racing Ducati 6 voltas
  21 Franco MORBIDELLI Petronas Yamaha SRT Yamaha 9 voltas
  33 Brad BINDER Red Bull KTM Factory Racing KTM 13 voltas
  9 Danilo PETRUCCI Ducati Team Ducati 14 voltas
  43 Jack MILLER Pramac Racing Ducati 15 voltas
  41 Aleix ESPARGARO Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 17 voltas
  27 Iker LECUONA Red Bull KTM Tech 3 KTM 20 voltas
  88 Miguel OLIVEIRA Red Bull KTM Tech 3 KTM 0 voltas

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br