Quartararo aproveita erros de Márquez e vence pela primeira vez
Márquez vinha em uma recuperação impressionante e terminaria no pódio, mas caiu e abandonou; França volta ao topo do pódio na MotoGP após 21 anos
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nada como um ano após o outro. Neste domingo (19), Fabio Quartararo enfim venceu pela primeira vez na MotoGP, tirando proveito dos erros de Marc Márquez e Maverick Viñales para triunfar com certa tranquilidade no GP da Espanha.
E o triunfo de Quartararo veio justamente em Jerez, palco da primeira pole na MotoGP, é verdade. Mas também foi o palco da primeira grande decepção para o piloto, que abandonou a prova do ano passado quando se aproximava dos líderes.
Aos 21 anos, Quartarato levou a França ao topo do pódio na classe principal do Mundial de Motovelocidade após 21 anos – a última vez que um francês havia subido ao topo do pódio havia sido com Regis Laconi no GP de Valência de 1999. Maverick Viñales foi o segundo e Andrea Dovizioso o terceiro.
Marc Márquez, que errou ainda no início da prova e chegou a ficar em 16º, vinha para o pódio quando sofreu um forte acidente já na reta final da corrida e abandonou. Consciente, mas com dores, o espanhol foi para o centro médico do circuito.
Viñales largou melhor e pulou para a liderança, seguido por Márquez. Quem não teve um bom início foi Quartararo, que largou mal e chegou a cair para quinto na segunda volta, perdendo posicões para Jack Miller e Francesco Bagnaia, mas o francês recuperou uma posição na terceira volta.
A 23 voltas do fim, após uma disputa intensa, Márquez superou Viñales no final da reta oposta e tomou a liderança do compatriota, impondo um forte ritmo imediatamente. Duas voltas depois, entretanto, o atual campeão cometeu um erro e saiu da pista, despencando para a 16ª posição.
Com isso, Viñales voltou ao primeiro posto, seguido por Miller e Quartararo. Essa ordem durou pouco tempo, já que o francês superou o australiano na freada para a reta dos boxes a 20 voltas do fim da prova.
Ao escolher pneus macios na dianteira e na traseira, o espanhol da Yamaha não conseguiu manter o ritmo no forte calor de Jerez e errou na última curva a 17 voltas do fim, perdendo posições para Quartararo e Miller.
Ainda no grupo dos primeiros, quem surpreendia era o futuro piloto da Honda, Pol Espargaró, que se mantinha em sexto lugar e acompanhando o ritmo dos líderes. Márquez, por sua vez, vinha se recuperando na prova e a 14 voltas do final já estava no décimo posto.
A oito voltas do fim, o que parecia impossível começava a se tornar uma possibilidade: o pódio para Márquez, que era o sexto colocado e andava mais rápido que os rivais. Uma volta depois, Valentino Rossi, que vinha em uma prova discreta, abandonou com problemas na M1.
Mais do que o pódio, o segundo lugar era cada vez mais uma realidade, já que Márquez era o terceiro a cinco voltas do fim, seguia com um ritmo superior e o adversário à frente era justamente Viñales, com pneus macios na frente e na traseira.
Porém a quatro voltas do final Márquez não consegui salvar o segundo susto e sofreu um highside – quando o piloto é ejetado da moto – e abandonou a disputa. É a primeira vez em que o espanhol inicia uma temporada sem marcar pontos. E pior: Márquez foi levado de maca para o centro médico.
Com caminho livre, Quartararo seguiu tranquilo para a primeira vitória da carreira e vibrou tanto que o airbag do macacão acabou sendo ativado. Viñales foi o segundo e Dovizioso, ainda se recuperando da fratura na clavícula, completou o pódio. Miller foi o quarto e Franco Morbidelli superou Pol Espargaró na última curva para terminar na quinta posição.
Bagnaia foi o sétimo, Miguel Oliveira o oitavo, Danilo Petrucci o nono e Takaaki Nakagami o décimo. Na Moto2, Luca Marini foi o vencedor, enquanto na Moto3 Albert Arenas foi quem levou a melhor. O GP da Andaluzia, também em Jerez, está marcado para o próximo domingo, 26 de julho.
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/dif. |
1 | 25 | 20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 41'23.796 |
2 | 20 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 4.603 |
3 | 16 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 5.946 |
4 | 13 | 43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 6.668 |
5 | 11 | 21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 6.844 |
6 | 10 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 6.938 |
7 | 9 | 63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 13.027 |
8 | 8 | 88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 13.441 |
9 | 7 | 9 | Danilo PETRUCCI | Ducati Team | Ducati | 19.651 |
10 | 6 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 21.553 |
11 | 5 | 5 | Johann ZARCO | Hublot Reale Avintia Racing | Ducati | 25.100 |
12 | 4 | 73 | Alex MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 27.350 |
13 | 3 | 33 | Brad BINDER | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 29.640 |
14 | 2 | 53 | Tito RABAT | Hublot Reale Avintia Racing | Ducati | 32.898 |
15 | 1 | 38 | Bradley SMITH | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 39.682 |
Não completaram | ||||||
93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 4 voltas | ||
27 | Iker LECUONA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 6 voltas | ||
46 | Valentino ROSSI | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 7 voltas | ||
41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 23 voltas | ||
36 | Joan MIR | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 24 voltas |
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