MotoGP: Zarco substitui Nakagami nas três corridas finais de 2019
Francês vai pilotar Honda RC213V nos GPs da Austrália, Malásia e Valência; japonês passa por cirurgia no ombro após prova em Motegi e só volta em 2020
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O rumor já circulava há alguns dias e na última quarta-feira (16) se confirmou: Johann Zarco será o substituto de Takaaki Nakagami na LCR nas três etapas finais da temporada 2019 da MotoGP.
Nakagami vem sofrendo com problemas no ombro direito desde o acidente com Valentino Rossi no GP da Holanda deste ano. A situação é semelhante à vivida por Marc Márquez na temporada passada e, tendo isso como base, o japonês disputa a prova em casa no próximo final de semana e depois passa por cirurgia para corrigir o problema no ombro.
Como o tempo de recuperação é estimado em três meses, Nakagami só deve voltar às pistas no dia 7 de fevereiro, quando a MotoGP realiza o primeiro teste de pré-temporada em Sepang, na Malásia.
Apesar de ter sido cotado para ser piloto de testes da Yamaha em 2020, Zarco – que encerrou precocemente o contrato de dois anos com a KTM e foi dispensado antes do fim desta temporada – foi convidado pela LCR, que contou com o aval da Honda para ter o francês nos GPs da Austrália, Malásia e Valência.
“Sentimos muito por Nakagami ter de se ausentar das três corridas finais, mas sabemos que lesões fazem parte deste esporte. Eu sugeri a Tetsuhiro Kuwata (diretor da HRC) e a Alberto Puig (chefe da Honda na MotoGP) a ideia de termos Zarco como substituto e eles aprovaram. Quando falei com Zarco, ele se interessou na hora e já começamos a trabalhar em cada detalhe do projeto que temos até Valência”, disse Lucio Cecchinello, chefe da LCR.
“Estou muito grato por esta oportunidade e darei o melhor para conquistar bons resultados e aproveitar o momento, pois podem ser as últimas três corridas que farei em um bom tempo. Agradeço também ao pessoal da KTM por me liberar para disputar essas provas com outra moto. Vamos ver o que consigo, mas sei que vou aproveitar bastante em Phillip Island, uma pista veloz e na qual creio que posso andar bem. O objetivo é conseguir um bom ritmo e reencontrar as boas sensações de outrora”, afirmou o piloto francês.
Zarco vai pilotar a RC213V de 2018, uma moto teoricamente mais dócil do que a versão 2019, com a qual Márquez já se sagrou campeão mas que tem feito Jorge Lorenzo e Cal Crutchlow – mesmo na LCR, o britânico conta com a moto 2019 – sofrerem bastante.
O convite a Zarco levanta uma série de rumores sobre o futuro de Lorenzo na equipe oficial da Honda. Ainda que nem a equipe e nem o espanhol tenham se manifestado oficialmente, há quem diga que o futuro de Lorenzo com a Honda pode se encerrar de maneira precoce, já que o tricampeão da MotoGP não se entende com a RC213V.
Se Zarco conseguir mostrar serviço - não custa lembrar que a Honda queria o francês para o lugar de Dani Pedrosa antes de preencher a vaga com Lorenzo – o piloto pode passar de sem futuro na MotoGP para companheiro de equipe de Márquez.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário