MotoGP: Valentino Rossi vence o GP da Espanha
Piloto italiano da equipe Movistar Yamaha MotoGP apresentou uma pilotagem com estratégia e regularidade para faturar a corrida em Jerez de la Frontera
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, no último domingo (24/04), viu o multicampeão italiano Valentino Rossi na liderança do início ao fim da prova, superando os rivais Jorge Lorenzo e Marc Marquez com certa facilidade.
Na disputa da etapa espanhola, Rossi, Lorenzo e Marquez vinham ocupando os três primeiros lugares em todas as sessões de treinos e alinhados lado a lado na linha de frente do grid para a grande largada. Com as luzes apagadas, os três maiores nomes do MotoGP indicavam que praticamente não havia diferença entre eles.
Com todos os três usando a mesma estratégia para a pista com pneus duros na frente e médios na traseira, o objetivo era gerenciar o desgaste dos pneus para a corrida. Mas essa era uma preocupação para mais tarde. Com a largada, a multidão entrou em alvoroço e aplausos quando viu Valentino Rossi disputar e manter a liderança, logo na curva 1. Logo atrás vinham o pseudocompanheiro Jorge Lorenzo e os rivais da Repsol Honda Team, Marc Marquez e Dani Pedrosa.
O início de corrida parecia favorável a Pedrosa, que rapidamente colocou sua RC213V em terceiro, no meio da primeira volta. Na segunda volta, o piloto italiano da Movistar Yamaha MotoGP conseguiu estender a sua liderança. Perto da Curva 9 Lorenzo lançou um ataque sobre Rossi, mas o multicampeão aguentou o tranco.
Diante do combate frenético no pelotão de frente, poucos perceberam o incrível início de Eugene Laverty (Aspar Team MotoGP) que estava em oitavo e já na terceira volta aparecia como principal piloto de equipe privada. Andrea Dovizioso (Ducati Team) vinham perseguido Aleix Espargaro (Team Suzuki Ecstar) na disputa pelo quinto lugar, com Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar) no seu encalço. O companheiro de equipe de Dovizioso, Andrea Iannone (Ducati Team) estava tendo uma corrida terrível, ficando para trás nas primeiras voltas.
O grupo de frente vinha rodando na faixa de 1'40s por volta e Rossi acelerava forte para tentar abrir uma vantagem mais segura. Com essa estrataégia, em pouco tempo a diferença já era de um segundo. O italiano ditava o ritmo e as investidas de Lorenzo e de Marquez não conseguiam ameaçar sua liderança.
O azarado Dovizioso se viu fora da disputa mais uma vez, não por sua culpa, mas por um problema na sua Desmosedici GP, que o forçou a voltar aos boxes e encerrar sua participação em mais um GP.
Diante de um cenário estável no pelotão de frente, a principal batalha era pelo sétimo lugar, produzindo algumas disputas emocionantes, com Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3), levando o grupo à frente de Laverty. Logo atrás deles, Andrea Iannone e Cal Crutchlow (LCR Honda) travavam um combate pela 10ª posição. Na frente, Pedrosa teve que encarar Aleix Espargaro, e Pedrosa precisou se esforçar para segurar o piloto Suzuki.
Na metade da corrida, Lorenzo conseguiu emparelhar com Marquez e conseguiu a ultrapassagem, para abrir um segundo de vantagem sobre o compatriota espanhol. Com dez voltas para o fim, Lorenzo empreendeu um ataque contra Rossi e a diferença que já foi três segundos caiu rapidamente para dois e essa lacuna continuou caindo alguns décimos uma volta.
Vendo o crescimento do companheiro e rival, Rossi aumentou o ritmo e diferença cresceu para mais de três segundos. A resposta imediata do italiano deu um banho de água fria em Lorenzo que seu viu incapaz de acompanhar a corrida do líder. Marquez também continuava perdendo rendimento e ficando para trás, ficando mais uma vez distante de conseguir uma vitória em casa.
Após um começo terrível de corrida, Iannone começou a recuperar o tempo perdido e passou por Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3) pelo sétimo lugar. Esta foi uma das últimas batalhas na etapa espanhola.
No final das contas, Valentino Rossi ficou coroado com sua 113ª vitória na carreira e 87ª na categoria rainha. A alegria foi tamanha que The Doctor comemou com um wheelie na reta de chegada. Após a decepção no GP dos Estados Unidos, o italiano conseguiu somar pontos importantes na classificação. Lorenzo conquistou seu 100º pódio na MotoGP e Marquez viu sua dianteira na classificação cair para 17 pontos.
Pedrosa resistiu aos ataques de Espargaro para terminar em quarto, à frente do espanhol. Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar), Andrea Iannone (Ducati Team), Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3), Eugene Laverty (Aspar Team MotoGP) e Hector Barbera (Avintia Racing) completou o top ten.
A próxima etapa da MotoGP está programada para acontecer no dia 8 de maio com a realização do GP da França, no lendário circuito de Le Mans, uma pista de 4.2 km com 14 curvas (nove para a direita e cinco para a esquerda).
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário