MotoGP: Valentino Rossi vence disputa no GP do Catar
Piloto italiano da equipe Movistar Yamaha supera adversários e consegue resultado impressionante na pista de Losail
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O Campeonato Mundial de Motovelocidade abriu sua temporada 2015 em grande estilo com vitória conduntende do piloto nove vezes campeão do mundo, o italiano Valentino Rossi, no GP do Catar, no último domingo (29/03), com a realizada da prova noturna na pista de Losail.
Valentino Rossi, da Movistar Yamaha, chegou em primeiro após uma emocionante luta com a renascida Ducati, com Andrea Dovizioso levando a máquina GP15 à segunda posição (+0,174s) e o colega de equipe Andrea Iannone fechando o pódio (+2,250s).
O companheiro de Rossi na Yamaha, Jorge Lorenzo, foi quarto (+2,707s) depois de ter disputado a liderança, enquanto Marc Márquez (+7,036s) fez uma impressionante prova de recuperação, depois de sair da pista na curva 1, na primeira volta, para terminar a etapa de abertura em quinto lugar.
Já o colega de equipe de Márquez na Repsol Honda, Dani Pedrosa, terminou em 6º (+10,755s), com Cal Crutchlow (+12,384s) sendo o melhor piloto satélite com a moto da CWM LCR Honda, em sétimo. Héctor Barberá (Avintia Racing, +33,625s) foi o melhor entre os pilotos Open ao terminar na 15ª posição.
Com esse resultado no prova de abertura da temporada 2015, Valentino Rossi consegue um feito e tanto, assinando sua 83ª vitória no MotoGP e vencendo pela quarta vez na competição na seletiva pista de Losail, no deserto do Catar.
Depois dos treinos livres e da qualificação o piloto da Movistar Yamaha MotoGP não estava entre os principais favoritos na pista, mas com um toque de mestre na escolha dos pneus, optando pelo slick frontal duro, Valentino Rossi levou a melhor sobre os rivais.
O italiano partiu de oitavo na grid, chegou a ser décimo, mas não tardou a chegar ao grupo da frente para levar a cabo fantástica batalha com o colega de equipe Jorge Lorenzo e a dupla de Andreas da Ducati. Primeiro superou Iannone e depois, num despique até à linha de meta, impôs-se a Dovizioso para começar o ano com 25 pontos.
“Nas últimas três temporadas fiz sempre corridas sólidas e terminei no pódio, mas fazer uma recuperação a terminar com uma vitória é outra coisa,” disse um muito satisfeito Valentino Rossi. “Estou muito contente porque sofremos muito durante os treinos e também nos testes, mas trabalhamos bem durante as 22 voltas da corrida e mantive a concentração. Tenho mesmo de agradecer a toda a minha equipe, aos meus engenheiros e a toda a Yamaha porque acredito que o que fizemos nessa corrida foi algo fantástico.”
Na categoria Moto2, a vitória no GP do Catar ficou para o alemão Jonas Folger, da equipe AGR Team, enquanto na Moto3, quem saiu vitorioso foi o francês Alexis Masbou, da equipe Saxoprint RTG.
As máquinas do MotoGP voltam a acelerar no seu próximo compromisso, no dia 12 de abril, para o GP dos Estados Unidos, e no dia 19 de abril, as motos do Mundial de Motovelocidade estarão na vizinha Argentina para a disputa na pista de Termas de Rio Hondo.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário