MotoGP: Petrucci cala críticos e vence primeira; Rossi abandona
Piloto da Ducati, mesmo sem estar nas condições físicas ideais, supera Márquez e Dovizioso para vencer pela primeira vez na categoria
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Mugello viu, neste domingo (2), mais uma corrida espetacular da MotoGP. E o GP da Itália foi o palco da primeira vitória da carreira de Danilo Petrucci, da Ducati.
O italiano, escolhido pela fabricante italiana para ocupar o lugar de Jorge Lorenzo, vinha sendo alvo de pressão e especulação sobre a permanência, já que o contrato dele é apenas para esta temporada. Petrucci, no entanto, aproveitou a prova em casa para dar uma resposta aos críticos em grande estilo, mesmo fora das condições físicas ideais - no sábado, o piloto revelou estar indisposto.
Foi a terceira vitória seguida da Ducati no circuito italiano – em 2017, foi Dovizioso quem venceu, enquanto no ano passado Mugello foi o palco da primeira vitória de Lorenzo com a Desmosedici.
Márquez seguiu na frente na largada, mas os grandes destaques foram Crutchlow e Dovizioso, que subiram para segundo e terceiro, nesta ordem. No fim da primeira volta, na curva final, o italiano deixou o piloto da LCR para trás e subiu para segundo.
A largada foi um pesadelo para a dupla da Sepang Racing Team: Fabio Quartararo e Franco Morbidelli simplesmente despencaram para nono e 10º. Sem velocidade, Valentino Rossi pouco fazia e estava em 16º. Pouco depois, o italiano se envolveu em um toque com Joan Mir e caiu para último.
O início de prova também viu Alex Rins subindo de produção. O piloto da Suzuki se colocou rapidamente entre os primeiros, entrando na batalha pelo pódio. A dezoito voltas do fim, Márquez se viu alvo de uma blitz dos adversários.
Ao ser superado por Petrucci e perder a liderança, o piloto da Honda foi superado também por Dovizioso, Miller e Rins, despencando para quinto. Na frente, Dovizioso deixou Petrucci para trás e subiu para primeiro.
Com as Ducatis na frente no que parecia uma tentativa de controlar o ritmo da prova, as trocas de posição eram constantes. Enquanto isso, Rossi caiu a 16 voltas do fim e encerrou na brita um final de semana para esquecer.
Faltando 14 voltas para o fim, a prova seguia frenética. Dovizoso errou no setor final e perdeu a liderança para Rins. O piloto da Suzuki, entretanto, não foi páreo para a velocidade de reta das Desmosedici GP 19, voltando ao terceiro lugar – que na volta seguinte passou a ser quarto, com Rins sucumbindo à velocidade de reta da Honda de Márquez.
Na frente, Petrucci tentava abrir vantagem, com Dovizioso na cola e Márquez em terceiro. E a reta de Mugello mostrou a evolução da Honda em termos de potência, com o atual campeão superando Dovizioso com o uso do vácuo e tomando a segunda posição do piloto da Ducati.
A nove voltas do fim, cinco pilotos brigavam pela vitória: Petrucci, Márquez, Dovizioso, Rins e Miller. Takaaki Nakagami era o sexto, mas distante dos ponteiros. Miller, no entanto, caiu na volta seguinte e deixou a batalha restrita aos quatro primeiros.
Restando cinco voltas para o fim, Dovizioso ultrapassou Márquez na freada do final da reta dos boxes e reassumiu a segunda posição. Uma volta depois, o vice-campeão de 2017 e 2018 utilizou o mesmo recurso para ultrapassar Petrucci e assumir a ponta.
O companheiro de equipe não deixou barato e, no terceiro setor do circuito, deu o troco de forma limpa, assim como no GP da França. A decisão ficou, como era de se esperar, para a última volta.
Na freada do final da reta dos boxes, Márquez tentou de tudo, mas espalhou e era Dovizioso quem iria assumir a ponta, mas Petrucci ressurgiu com uma saída de curva melhor e se colocou à frente para vencer pela primeira vez na MotoGP.
Márquez foi o segundo e Dovizioso completou o pódio, com Rins terminando na quarta posição e Nakagami completando o top-5 em Mugello. Franco Morbidelli caiu e abandonou a prova.
No campeonato, Márquez segue líder, agora com 115 pontos. Dovizioso é o segundo, com 103, seguido por Rins, que chegou a 88 pontos. Com a vitória, Petrucci subiu para 82 e é o quarto. Rossi, que sai zerado da prova em casa, ficou nos 72 pontos e agora é o quinto no campeonato.
Na Moto2, Alex Márquez manteve o bom momento e venceu pela segunda vez seguida em 2019, enquanto Tony Arbolino venceu pela primeira vez na Moto3.
A próxima etapa da temporada 2019 da MotoGP é o GP da Catalunha, marcado para o dia 16 de junho.
Confira o resultado final do GP da Itália de MotoGP:
Pos. | Points | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 9 | Danilo PETRUCCI | Mission Winnow Ducati | Ducati | 41'33.794 |
2 | 20 | 93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 0.043 |
3 | 16 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Mission Winnow Ducati | Ducati | 0.338 |
4 | 13 | 42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 0.535 |
5 | 11 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 6.535 |
6 | 10 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 7.481 |
7 | 9 | 51 | Michele PIRRO | Mission Winnow Ducati | Ducati | 13.288 |
8 | 8 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda CASTROL | Honda | 13.937 |
9 | 7 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 16.533 |
10 | 6 | 20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 17.994 |
11 | 5 | 41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 20.523 |
12 | 4 | 36 | Joan MIR | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 20.544 |
13 | 3 | 99 | Jorge LORENZO | Repsol Honda Team | Honda | 20.813 |
14 | 2 | 17 | Karel ABRAHAM | Reale Avintia Racing | Ducati | 27.298 |
15 | 1 | 29 | Andrea IANNONE | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 28.051 |
16 | 88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 30.101 | |
17 | 5 | Johann ZARCO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 41.857 | |
Não completaram | ||||||
43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 8 voltas | ||
63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 12 voltas | ||
55 | Hafizh SYAHRIN | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 14 voltas | ||
46 | Valentino ROSSI | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 16 voltas | ||
21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 18 voltas | ||
Não largou | ||||||
53 | Tito RABAT | Reale Avintia Racing | Ducati | 0 voltas |
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