MotoGP: Márquez vence após aposta em pneus na Alemanha
Mesmo quando a situação parecia pior, espanhol conseguiu garantir mais uma vitória em Sachsenring
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
As condições de pista pareciam estar melhorando após a corrida do Campeonato de Moto2, mas breves pancadas de chuva forte atingiram Sachsenring enquanto os pilotos do Mundial de MotoGP aguardavam nos boxes. A corrida foi declarada molhada e flashbacks do GP da Holanda percorreram a mente de todos os pilotos no grid. Seria a hora de Miller novamente ou Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) finalmente se familiarizaria com a Sachsenring? Quando a corrida teve início quase não havia mais sinal de chuva, tornando a escolha de pneus mais importante do que nunca.
Assim que a corrida começou, Andrea Dovizioso (Ducati Team) e Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) emergiram como os dois favoritos. Dovizioso abriu uma vantagem de quase dois segundos enquanto a pista começava a secar, com os pilotos considerando uma mudança de motocicleta. Andrea Iannone (Ducati Team) foi o primeiro piloto a ir aos boxes para trocar por pneus intermédios na volta 12. Ao longo das voltas seguintes a maioria seguiu o exemplo, escolhendo uma variedade de liso e combinações intermediárias.
Marc Márquez (Repsol Honda Team) era simplesmente incapaz de acompanhar o ritmo dos pilotos principais quando a corrida começou, lutando com Hector Barbera (Avintia Racing) pelo quinto lugar. Ele estava claramente lutando, correndo na Curva 8 e com sorte de ficar em pé. Na volta 17 ele entrou nas boxes para trocar por pneus slicks. Isso provou ser um golpe de mestre, já que após a troca seus tempos por volta foram imediatamente quatro segundos mais rápidos do que aqueles com pneus de chuva que lideravam a corrida. Faltando seis voltas para o final, ele assumiu a liderança e garantiu sua sétima vitória consecutiva em Sachsenring. Sua vantagem na liderança do campeonato continua a crescer, aparentemente incapaz de errar.
Volta após volta a pista secava mais um pouco e volta Cal Crutchlow (LCR Honda) ficou cada vez mais rápido. O britânico encontrou-se em quarto lugar no 19ª volta enquanto vários pilotos paravam nos boxes, e Crutchlow ainda ainda com seus pneus para pista molhada. Ele seguiu Dovizioso para os boxes logo depois, e passou a batalhar pelo pódio. Tendo optado por slicks, Crutchlow encontrou-se logo atrás de Scott Redding (Octo Pramac Yakhnich) e na caça pelo segundo lugar, o que conseguiu garantir, voltando ao pódio pela primeira vez desde a Argentina em 2015.
Conhecido por sua habilidade no molhado, Andrea Dovizioso disparou na disputa pelo pódio, quando a corrida começou, pressionando pela liderança. "Desmo Dovi" ficou atrás de Danilo Petrucci (Octo Pramac Yakhnich) durante várias voltas, até que Petrucci caiu na volta 11. Ele continuou a avançar com pneus de chuva, sua liderança esgotando rapidamente. Depois de várias voltas lutando com pneus de chuva ele finalmente foi para os boxes, levando consigo muitos pilotos. Incapaz de acompanhar o ritmo de Crutchlow, o piloto de fábrica da Ducati ultrapassou Redding na última volta e garantiu seu segundo pódio do ano.
Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) estava forte desde o início da corrida, mas esperou até Dovizioso e Crutchlow, com quem ele estava lutando, fazerem suas trocas para depois entrar nos boxes. Como resultado, ele chegou em oitavo, se aproximando de seu companheiro de equipe no campeonato, mas deixando Márquez se distanciar mais uma vez.
O fim de semana de Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) não foi dos melhores. O Campeão do Mundo estava dentro do Top 10 no começo, mas como em Assen ele ficou para trás. Foi ainda pior do que em Assen, Lorenzo conquistando um único ponto com o 15º lugar. O piloto da casa, Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini), foi obrigado a perder a corrida com o apoio da torcida local depois de uma queda no Warm Up. Ele foi levado para o hospital para uma tomografia computadorizada, depois de sofrer uma concussão no acidente.
Resultado do GP da Alemaha:
Pos. | Points | Num. | Rider | Nation | Team | Bike | Km/h | Time/Gap |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | 93 | Marc MARQUEZ | SPA | Repsol Honda Team | Honda | 140.4 | 47'03.239 |
2 | 20 | 35 | Cal CRUTCHLOW | GBR | LCR Honda | Honda | 139.9 | +9.857 |
3 | 16 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | ITA | Ducati Team | Ducati | 139.8 | +11.613 |
4 | 13 | 45 | Scott REDDING | GBR | OCTO Pramac Yakhnich | Ducati | 139.8 | +11.992 |
5 | 11 | 29 | Andrea IANNONE | ITA | Ducati Team | Ducati | 139.3 | +22.755 |
6 | 10 | 26 | Dani PEDROSA | SPA | Repsol Honda Team | Honda | 139.1 | +25.920 |
7 | 9 | 43 | Jack MILLER | AUS | Estrella Galicia 0,0 Marc VDS | Honda | 139.1 | +26.043 |
8 | 8 | 46 | Valentino ROSSI | ITA | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 139.1 | +26.449 |
9 | 7 | 8 | Hector BARBERA | SPA | Avintia Racing | Ducati | 139.1 | +26.614 |
10 | 6 | 19 | Alvaro BAUTISTA | SPA | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 138.8 | +31.274 |
11 | 5 | 50 | Eugene LAVERTY | IRL | Pull & Bear Aspar Team | Ducati | 138.4 | +41.208 |
12 | 4 | 25 | Maverick VIÑALES | SPA | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 138.3 | +42.158 |
13 | 3 | 38 | Bradley SMITH | GBR | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 137.3 | +1'03.129 |
14 | 2 | 41 | Aleix ESPARGARO | SPA | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 137.2 | +1'06.091 |
15 | 1 | 99 | Jorge LORENZO | SPA | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 136.6 | +1'17.694 |
16 | 53 | Tito RABAT | SPA | Estrella Galicia 0,0 Marc VDS | Honda | 133.5 | 1 Lap | |
17 | 76 | Loris BAZ | FRA | Avintia Racing | Ducati | 128.3 | 2 Laps | |
18 | 68 | Yonny HERNANDEZ | COL | Pull & Bear Aspar Team | Ducati | 125.1 | 3 Laps | |
Not Classified | ||||||||
44 | Pol ESPARGARO | SPA | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 137.5 | 13 Laps | ||
9 | Danilo PETRUCCI | ITA | OCTO Pramac Yakhnich | Ducati | 126.4 | 18 Laps |
Classificação do Mundial de MotoGP
Pos. | Rider | Bike | Nation | Points |
---|---|---|---|---|
1 | Marc MARQUEZ | Honda | SPA | 170 |
2 | Jorge LORENZO | Yamaha | SPA | 122 |
3 | Valentino ROSSI | Yamaha | ITA | 111 |
4 | Dani PEDROSA | Honda | SPA | 96 |
5 | Maverick VIÑALES | Suzuki | SPA | 83 |
6 | Pol ESPARGARO | Yamaha | SPA | 72 |
7 | Hector BARBERA | Ducati | SPA | 65 |
8 | Andrea IANNONE | Ducati | ITA | 63 |
9 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati | ITA | 59 |
10 | Eugene LAVERTY | Ducati | IRL | 53 |
11 | Aleix ESPARGARO | Suzuki | SPA | 51 |
12 | Scott REDDING | Ducati | GBR | 45 |
13 | Jack MILLER | Honda | AUS | 42 |
14 | Cal CRUTCHLOW | Honda | GBR | 40 |
15 | Stefan BRADL | Aprilia | GER | 37 |
16 | Bradley SMITH | Yamaha | GBR | 35 |
17 | Alvaro BAUTISTA | Aprilia | SPA | 35 |
18 | Danilo PETRUCCI | Ducati | ITA | 24 |
19 | Michele PIRRO | Ducati | ITA | 19 |
20 | Tito RABAT | Honda | SPA | 18 |
21 | Loris BAZ | Ducati | FRA | 8 |
22 | Yonny HERNANDEZ | Ducati | COL | 3 |
Fotos: Divulgação/MotoGP
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário