MotoGP: Marquez passeia e vence nos EUA
Piloto espanhol da equipe Repsol Honda supera as dificuldades da largada e abriu uma distância segura para garantir mais uma vitória em 2016
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Com um retrospecto invejável nos Estados Unidos, todos os olhares estavam voltados para o piloto espanhol Marc Marquez, da equipe Repsol Honda, que ocupava a liderança do grid de largada do GP dos EUA, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas.
Enquanto Marquez esbanjava confiança, uma série de pilotos procuravam encontrar um caminho para voltar mais uma vez para a frente da competição.
Entre eles estava Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP), o Campeão do Mundo de MotoGP, depois de ter sofrido uma queda durante o warm up. Andrea Iannone (Ducati Team) foi outro pronto para fazer uma corrida de reparação, tendo se classificado em quarto, mas largou em sétimo depois da sanção no GP da Argentina.
Toda os pilotos de fábrica da Yamaha e Ducati optaram por pneus médios dianteiro e traseiro, enquanto Marquez escolheu macio na frente macio e médio na traseira. O Circuito das Américas tem sido sempre uma pista desafiadora para os pneus e todos os que alinharam sabia que sua escolha certa poderia fazer uma diferença significativa no resultado da prva.
Logo na largada Lorenzo assumiu a liderança na curva 1, mas deixou a moto abrir na saída, permitindo a Marquez assumir o posto. Com o pelotão ainda agrupado, Lorenzo aparecia em segundo lugar com Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) grudado em sua cauda. Andrea Dovizioso (Ducati Team) também fez uma boa largada e usou o poder da Ducati nas longas retas do circuito.
A terceira volta começou com um surpreendente tombo de Rossi na Curva 2 que o deixou de fora da corrida. Durante todo o tempo Marquez e Dovizioso se mantinham na frente, com Lorenzo defendendo o terceiro lugar. Pela primeira vez em 25 corridas, Rossi não conseguiu terminar entre os cinco primeiros.
Com espaço para trabalhar sua pilotagem, Marquez começou a disparar para ampliar sua vantagem, deixando um atraso de um segundo para Dovizioso no meio da quarta volta da corrida.
Volta após volta, Marquez abria sua vantagem e a quarta vitória consecutiva no Texas parecia cada vez mais certa. Mas a disputa pelo pódio inferior ainda estava escancarada, com Lorenzo conseguindo ultrapassar Dovizioso e logo atrás Dani Pedrosa (Repsol Honda Team).
Depois de um bom início de prova, Aleix Espargaro (Team Suzuki Ecstar) começou a cair de rendimento e logo Andrea Iannone (Ducati Team) passou por ele.
No início da sétima volta Pedrosa teve um tremento descontrole e perdeu o controle de sua Honda indo parar em cima da moto de Dovizioso. Os dois foram para o chão e Dovizioso foi derrubado mais uma vez. Pedrosa conseguiu voltar à corrida, mas o italiano amargou mais um resultado negativo na temporada 2016.
Na Curva 11, na oitava volta, Cal Crutchlow (LCR Honda) e Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3) também foram ao chão, mas conseguiram retomar a corrida, mas com muita diferença para os demais pilotos.
Todas as quedas também havia promovido Iannone a um pódio provisório em terceiro lugar. A dupla Team Suzuki Ecstar entretanto, começou um perigoso duelo pela quarta posição.
Alheio ao cenário de caos atrás de sua moto, Marquez permaneceu frio, calmo e controlado para aumentar ainda mais seu ritmo para os 2'04s, quase meio segundo mais rápido que Lorenzo por volta.
Há dez voltas do final, Dani Pedrosa levou sua moto danificada para os boxes e, em um verdadeiro espírito esportivo, fou até a garagem da Ducati para se desculpar com Dovizioso e toda equipe Ducati Team pelo acidente e explicar que não foi intencional.
O ritmo frenétido da corrida continuou, Viñales aparecia agora um segundo à frente do seu companheiro de equipe. O ritmo de Marquez permanecia mais de meio segundo mais rápido que seus rivais a cada volta no Circuito das Américas.
Seguindo as previsões inicais, Marquez caminhava para a vitória e cruzou a linha 6.107s na frente de Jorge Lorenzo. Esta foi a segunda vez que Lorenzo chegou ao pódio no Texas. Andrea Iannone completou o pódio fazendo uma inesperada pilotagem segura.
Maverick Viñales garantiu o seu melhor resultado na MotoGP com o quarto lugar, superando o seu companheiro de equipe Aleix Espargaro e marcando um grande dia para a Suzuki com um top cinco da dupla.
Depois vieram Scott Redding, Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3), Michele Pirro (Octo Pramac Yakhnich), Hector Barbera (Avintia Racing) e Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini).
Na Moto2, vitória do espanhol Alex Rins, da equipe Paginas Amarillas HP 40. Já na Moto3, o topo do pódio ficou para o italiano Romano Fenati, da equipe coordenada por Valentino Rossi, a SKY Racing Team VR46.
A fase europeia da MotoGP começa no dia 24 de abril, com a realização do GP da Espanha, na pista de Jerez de la Frontera.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário