MotoGP: Marc Marquez vence o GP da Argentina
Piloto espanhol da equipe Repsol Honda superou as dificuldades na pista e os adversários para garantir o lugar mais alto no pódio
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O GP da Argentina foi marcado por várias situações inusitadas. As corridas válidas pela segunda etapa da temporada 2016 da MotoGP foram realizadas no último domingo (3/04), mas os problemas começaram já no dia anterior com o estouro do pneu traseiro da moto de Scott Redding (Octo Pramac Yakhnich) Ducati durante os treinos livres FP4.
Diante desta situação inesperada, a fornecedora de pneus Michelin e a direção de prova não tinham certeza sobre a segurança dos pneus traseiros para o Grande Prêmio da Argentina, e a decisão foi reduzir a corrida de 25 para 20 voltas.
Até então as motos estavam sendo utilizadas em condições de pista molhada, mas a corrida começou seco e ficou decidido que os pilotos foram teriam que entrar nos boxes entre as voltas nove e décima primeira, para mudança de moto para melhorar as condições de segurança.
O espanhol Aleix Espargaro (Team Suzuki Ecstar) foi o único piloto a optar pelo pneu extra duro na traseira. Praticamente o grid inteiro optou por usar pneus duros na frente e médios na traseira. A corrida começou com nuvens escuras, Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) logo disparou na frente na curva 1. Andrea Iannone (Ducati Team) teve um grande começo, mas entrou em contato com Dani Pedrosa (Repsol Honda Team), que o deixou de fora dos dez primeiros.
Andrea Dovizioso (Ducati Team) usou a força do motor Ducati para deixar Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) para trás. Logo atrás, Marc Marquez (Repsol Honda Team) era uma ameaça sempre presente. Enquanto isso, Lorenzo perdeu rendimento e acabou em sexto.
No final da primeira volta, Cal Crutchlow (LCR Honda) e Aleix Espargaro cairam, mas conseguira voltar à corrida. O australiano Jack Miller (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) subiu para a sétima posição, encarando a moto de Lorenzo para depois deixa-lo para trás.
A equipe nos boxes alertavam os pilotos sobre a parada para troca de motos. Marquez e Rossi entraram praticamente grudados, mas o espanhol levou a melhor com o "salto" da formiga atômica para mudança de moto. A situação de Lorenzo, que já era difícil, ficou pior com sua queda após a troca de moto, faltando 15 voltas para o final. Após um final de semana perfeito no Catar, poucos imaginavam que o campeão do mundo teria tantos problemas na Argentina.
Na retomada da corrida, Marquez acelerou cada vez mais para se distanciar de Rossi e conseguiu abrir uma vantagem de mais de dois segundos para o italiano. A diferença pulou para três segundos enquanto nas últimos nove voltas, Viñales aparecia com dois segundos de diferença sobre Rossi. O piloto da Suzuki foi capaz de manter a terceira posição após a troca de moto.
No entanto, Viñales começou a receber pressão de Iannone e acabou caindo com a sua Suzuki e se despedindo da corrida. Isso deu a Rossi um tempo para respirar, mas Iannone vinha acelerando. Iannone deu combate para Rossi e acabou abrindo a porta para o companheiro da Ducati Dovizioso passar pelos dois.
A última volta começou com Dovizioso em segundo e Iannone em terceiro. Rossi vinha perseguindo as máquinas da Ducati em busca do pódio. Iannone (The Maniac) não deu importância para a aproximação de Rossi e partiu para cima de Dovi em um ataque levou as duas motos ao chão na curva 12.
O tombo das máquinas da Ducati promoveram Rossi para segundo e deram para Dani Pedrosa ganhou de presente o terceiro lugar no pódio.
Determinado a terminar a corrida, Dovizioso mostrou verdadeira coragem e determinação empurrando sua Ducati até a linha de chega para garantir o 13º lugar.
O piloto irlandês Eugene Laverty (Aspar Team MotoGP), terminou em quarto, como melhor piloto da equipe privada, e superando o espanhol Hector Barbera (Avintia Racing) por 0.169s.
Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3) garantiu a sexta posição na frente de Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini). Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3), Tito Rabat (Estrella Galicia 0,0) e Álvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini), completaram o top ten.
Nas categorias intermediárias, a moto2 teve como vitorioso o atual campeão da categoria, o francês Johann Zarco, da equipe Ajo Motorsport. Já na Moto3, uma vitória surpreendente para o novato malaio Khairul Idham Pawi, da Honda Team Asia, e destaque para a dramática chegada do também malaio Adam Norrodin, da Drive M7 SIC Racing Team, que, assim como Dovizioso, na MotoGP, cruzou a linha quadriculada empurrando sua moto após uma queda a poucos metros do final.
A próxima etapa da MotoGP acontece já no próximo domingo, dia 10 de abril, com o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Americas, que fica em Austin, no Texas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário