MotoGP: Marc Marquez arrasa no GP da Alemanha
Piloto espanhol da equipe Repsol Honda busca recuperação e chega à segunda vitória na temporada 2015
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O atual campeão mundial de MotoGP Marc Marquez parece estar finalmente de volta à boa forma e depois de ter dominado todas as sessões de treinos e qualificação, levou de forma contundente o GP da Alemanha, no último domingo (12/07), em qualquer problema para conseguir a segunda vitória do ano e a sexta na lendária pista de Sachsenring, reforçando asssim o seu domínio nesse circuito.
Vindo da pole position, o espanhol da Repsol Honda viu-se surpreendido por um fortíssimo Jorge Lorenzo na largada. O piloto da Movistar Yamaha MotoGP teve uma arrancada brilhante para assumir a liderança no início da corrida, levando a crer, que poderia abrir logo uma vantagem e abrir caminho para mais uma vitória.
Contudo, depois de cinco voltas, Jorge Lorenzo acabou sendo superado por Marquez, que não mais cedeu a primeira posição e rumou, tranquilo, para a vitória, a primeira do ano desde Austin, nos EUA, e o segundo pódio consecutivo. Um resultado muito positivo para o atual campeão que, depois das desistências em Mugello e Barcelona, está agora a apenas quatro pontos do terceiro lugar na classificação geral.
Com o vencedor a ser conhecido ainda na primeira metade da corrida, as atenções viraram-se para demais posições do pódio. Lorenzo ainda se manteve no segundo posto por três voltas e depois em terceiro por outras tantas, mas depois de 11 voltas, acabou relegado para o quarto posto até o fim da prova. Um desfecho abaixo do que o espanhol esperava depois de cinco pódios consecutivos e de ter ocupado a liderança provisória do Campeonato quando, nos momentos iniciais da prova, o colega na equipe Yamaha, Valentino Rossi, rodava em quarto.
Já a partir da oitava volta, era precisamente o líder da classificação geral, Valentino Rossi, que corria atrás de Marquez na tentativa de assinar a quarta vitória na temporada. Mas a máquina da Repsol Honda mostrou sua resistência e não só o campeão do mundo se revelou inalcançável, como o seu colega de equipe, Dani Pedrosa, voltava a mostrar um bom rendimento para superar Rossi, que tinha partido do sexto posto. Ainda assim, o multicampeão italiano manteve o folêgo para alcançar o pódio e garantiu o décimo consecutivo, demonstrando a boa forma aos 36 anos de idade.
Dani Pedrosa, ao contrário do que aconteceu em Assen, fez uma prova positiva, até conseguindo protagonizar um interessante duelo com Rossi e acabando por garantir o segundo pódio na temporada e dando à Repsol Honda a primeira dobradinha de 2015.
Enquanto isso, atrás dos quatro primeiros dominados pela Honda e Yamaha, Andrea Iannone concluía as 30 voltas num solitário quinto posto. O piloto da Ducati Team largou da quarta posição, mas desde o início se viu superado pelos homens da Repsol Honda e Movistar Yamaha para cruzar a linha de meta a mais de 20 segundos da frente. Uma diferença muito significativa que a marca de Borgo Panigalle tentará reduzir com muito trabalho de preparação aproveitando a parada de Verão que começa agora.
A pouco mais de três segundos, em sexto, terminou Bradley Smith. O britânico da Monster Yamaha Tech3 voltou a ser o melhor piloto satélite superando uma vez mais Cal Cruchlow em duelo directo. O compatriota da CWM LCR Honda foi sétimo, mas a mais de 6,6s de distância.
O colega de equipa de Smith, Pol Espargaró, também esboçou vontade de lutar pela vitória entre os privados, mas acabou terminando em oitavo, com Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing) sendo o segundo melhor entre as Ducati, e Aleix Espargaró garantindo o quinto Top 10 do ano para levar o Team Suzuki Ecstar aos dez primeiros pela 11ª vez nesse ano de regresso da marca japonesa à categoria rainha.
Em termos de Campeonato do Mundo, Valentino Rossi não só mantém a liderança como acabou por ver a vantagem sobre o colega de equipe Jorge Lorenzo ampliada para 13 pontos. O italiano soma 179 pontos contra os 166 do espanhol, enquanto Iannone segue na terceira posição (118), mas agora com Marquez na cola (114). Quem perdeu terreno foi Dovizioso que voltou a desistir, desta vez por queda.
Com o intervalo do MotoGP para a temporada de Verão, o próximo encontro do Mundial de Motovelocidade está programado para acontecer no dia 9 de agosto com a realização do GP Estados Unidos, no tradicional circuito de Indianapolis.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário