MotoGP Aragón : Show de talento, estratégia e burrice...

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma rodada de motovelocidade

Por Paulo Souza

Giglio Val

Na rápida pista de Aragón, situada ao norte de Barcelona, e não muito longe do circuito da Catalunya, assistimos a uma corrida em pista inicialmente seca, levemente úmida, e fria devido a uma chuva recente, onde partia da pole Marc, com Iannone e Pedrosa na primeira fila.

A pinta era de corrida muito boa, sem nenhuma ilusão com o 7º no grid de Lorenzo, que por certo ele partiria para cima. Me soou um grande acerto, antes mesmo do inicio da corrida, que a eleição de Jorge era por pneus mais macios que seus adversários...

Claro que pneus macios se desgastam mais que os médios e duros, mas em uma pista fria, sem a graça do sol pleno, estes tendem a durar 50% mais tempo que o normal. E haviam perspectivas de chuva no final.

Largaram!... Marc como sempre perde posições, Iannone assume a liderança na segunda curva sobre Pedrosa, que o segue, com Marc, Lorenzo, Rossi, Pol etc num bolo só!... Os pelotões vão se formando e por algum tempo Iannone lidera, quando Marc já vinha em segundo e Lorenzo em 3º.

Marc assume a liderança na freada da reta de chegada na abertura da 2º volta, e parecia que poderia sumir. Mas não, Iannone deu muito combate, mas logo depois sai da pista e cai na grama!... pena.

Marc vai adiante seguido de Lorenzo, que fazendo uso da boa estratégia de pneus, consegue acompanhar de perto a Honda. Rossi parecia que viria para cima, e numa freiada forçada em cima de Pedrosa, também foi para a grama em um acidente que pareceu mais forte que o normal. Preocupou o atendimento, ele chegou a perder a consciência por breves momentos, mas aparentemente estará pronto para a próxima.

A galera começou a trocar de moto, e por consequência a andar mais rápido. Já estava meio que insustentável andar numa pista veloz como esta de slick, e nada dos ponteiros parar... Não dava para terminar assim, isto é óbvio!... Se não caíssem, e para isso teria que andar de 10 a 12 segundos mais lento que a galera de moto trocada!... então eles alcançariam!

Lorenzo trocou no momento certo, e aqui selou sua vitória mais do que merecida!... A dupla da Honda o que quis fazer eu não sei... Uma volta depois, Dani cai na reta de meta, e aí corre para pegar outra moto... Só assim para acordar né? E pasmem, mais uma volta e Marc insiste em não parar!!... A equipe tinha que tê-lo obrigado a fazê-lo...

Colegas, em meus estudos de navegação aprendi algo importante: “Deus perdoa sempre, os homens as vezes, a natureza NUNCA!”

Marc vai pro chão grudado na moto feito um louva-a-deus e adeus vitória... Tanto ele como Pedrosa chegam em 13º e 14º respectivamente... Que burrada dona HRC.... Parabéns a Yamaha pelo show de competência de Lorenzo e da equipe um uma estratégia de tirar o chapéu!

E quem vinha em segundo?... Acreditem, Aleix Espargaró... seguido de Crutchlow numa cena de que nos fazia lembrar do filme “O retorno dos mortos vivos!”

E assim ficou o podium: Lorenzo, Aleix e Carl!... Algo que não se notou com facilidade, nem o pessoal da Sportv notou, é que pouco antes de Lorenzo trocar de moto, quando ele começou a ficar para trás em relação as Hondas, Dovi vinha chegando nele com rapidez, mas cai justo na volta que Jorge trocou a moto.

Dovi é muito bom de chuva.

Aliás, a italianada foi para chão neste domingo, mama mia!!

Parabéns Aleix você é um lutador e bom piloto, mereceu este podium!

No Moto2, vitória merecida de Viñales, seguido de Rabat e Zarco...Menção a excelente corrida de Morbidelli, em 5º, atrás de Luthi que andou muito bem.

No Moto3, vencido por Fenati, Granado chegou em 17º, fora dos pontos.

Malas prontas para Motegi no Japão!

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. Foi patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que correu o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup em 2011 e o SuperBike no Brasil 2011 e 2012, assim como o WSBK Superstock 1000 em duas etapas em 2012. Destemido, segue em busca de outro talento, e trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br