Yamaha suspende Viñales do próximo GP da Áustria
Em anúncio chocante a Yamaha anunciou que vai suspender Maverick Viñales do GP da Áustria por motivos de operação inexplicável da motocicleta
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O piloto espanhol da Yamaha, Maverick Viñales, não vai correr no GP da Áustria que ocorre neste domingo (15/08), no circuito Red Bull Ring. O motivo declarado pela equipe Yamaha para a retirada do piloto é o seguinte: “As ações do piloto podem ter causado danos significativos ao motor ... o que pode ter causado sérios riscos para ele próprio e possivelmente para outros pilotos.”
O anúncio da “retirada” do seu piloto do GP da Áustria, aconteceu após análise aprofundada de telemetria e dados da sua motocicleta depois da corrida do último final de semana, que aconteceu no circuito em Estíria, na Áustria.
Na última corrida, Viñales largou forte e após o acidente que ocorreu com Pedrosa e Savadori, o piloto da Yamaha apresentou problemas em sua motocicleta e precisou largar do pit-lane, na última posição.
Viñales então disse que lutava com problemas em sua motocicleta, uma mensagem persistente de 'pit lane' em seu painel e também recebeu uma penalidade de 'Volta longa' por ultrapassar os limites da pista, terminando a corrida no pit lane, em 19º e último lugar.
Em nota a Yamaha divulga: 'A conclusão da Yamaha é que as ações do piloto podem ter potencialmente causado danos significativos ao motor da sua moto YZR-M1, o que pode ter causado sérios riscos ao próprio piloto e possivelmente representado um perigo para todos os outros pilotos na corrida de MotoGP.'
Apesar de não detalhar quais foram as ações do piloto, alguns rumores surgiram e indicam que Maverick pode ter acelerado deliberadamente a moto no limitador ao longo da reta principal nas voltas finais, provavelmente devido à frustração com os problemas técnicos que encontrou.
Seja qual for o motivo, o piloto espanhol está fora do próximo GP da Áustria e não vai ser substituído na corrida. A decisão lança sérias dúvidas sobre se o espanhol voltará a correr com a M1, tendo já concordado em se separar da fábrica no final desta temporada. A suspeita é que Maverick Vinãles seja contratado pela Aprilia.
Caso ele não volte mais correr com a Yamaha, Maverick possivelmente será substituído pelo piloto de testes Cal Crutchlow (atualmente substituindo Franco Morbidelli na Petronas, que atualmente está machucado). Existe até a possibilidade de Valentino Rossi, que pilota uma Yamaha M1 (igual de Maverick Viñales), ocupar a vaga. Mas antes de especular, vamos esperar o próximo capítulo de Maverick e Yamaha.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário