Valentino Rossi anuncia aposentadoria da MotoGP no final de 2021

O anúncio do fim de uma era foi confirmado pelo piloto italiano em uma coletiva antes do GP da Estíria

Por Thiago Dantas

A lenda do esporte a motor, o multicampeão da MotoGP, Valentino Rossi (42 anos), anunciou nesta quinta-feira (05/08) que se aposentará da categoria após o final da temporada 2021. A decisão do piloto italiano foi anunciada em uma coletiva extraordinária no Red Bull Ring, antes da disputa do GP da Estíria. 

 

 
Aos 42 anos Valentino Rossi anuncia aposentadoria da MotoGP - Reprodução MotoGP

A expectativa da aposentadoria de Rossi já existia há algumas semanas, ainda mais com o italiano apresentando sua pior temporada na MotoGP. O interessante é que sua aposentadoria foi anunciada, quando completou-se 25 anos do primeiro pódio dele no Mundial de Motovelocidade, quando Rossi foi terceiro colocado no GP da Áustria das 125cc. 

 

Após perder sua vaga na equipe oficial da Yamaha para o Fabio Quartararo, muito se cogitou a sua aposentadoria, mas o piloto italiano optou por seguir mais um ano nas pistas com a equipe satélite da Yamaha, a Petronas SRT, tendo como companheiro o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli. Infelizmente, Rossi não está conseguindo apresentar resultados, sua melhor colocação na primeira parte do campeonato foi um décimo lugar no GP da Itália.

 

Mas, não é uma temporada ruim que apaga uma carreira brilhante de Valentino Rossi que foi marcado por títulos, vitórias, pódios e recordes. O piloto italiano estreou no Mundial de Motovelocidade em 1996, na 125 cilindradas correndo com a Aprilia e logo no primeiro ano já conquistou sua primeira vitória, no GP da República Tcheca. No ano seguinte, Rossi se consagrou campeão da classe e garantiu sua evolução para as 250 cilindradas, onde foi vice-campeão no primeiro campeonato em que participou. Em 1999, Rossi dominou a categoria e venceu nove das dezesseis corridas e carimbou seu passaporte para a categoria rainha: as  500 cilindradas. 

 
Valentino Rossi na temporada 2021 com a equipe Petronas SRT 

Rossi começou na equipe Honda e ganhou três títulos com a escuderia, mas sua história é marcada com a parceria com a Yamaha. Em 2005, no primeiro ano com a Yamaha, Rossi foi campeão.  Entre 2000 e 2010, o italiano conquistou sete títulos, além de dois segundos e dois terceiros, um dos maiores nomes do esporte de todos os tempos. 

 

Em 2011, Rossi saiu da Yamaha e entrou para a equipe Ducati. Uma marca e um piloto italiano, um sonho. Mas, o Doutor não conseguiu emplacar bons resultados e subiu no pódio apenas três vezes. 

 

Após dois anos, Rossi voltou para a Yamaha em 2013, onde conquistou mais três vice-campeonatos.Depois de 2015, Rossi seguia entregando boas corridas, mas sem a mesma frequência dos anos anteriores, conquistando sua última vitória no GP da Holanda de 2017 e o último pódio em julho de 2020, no GP da Andaluzia.

 

Até o momento de seu anúncio de aposentadoria, Valentino Rossi disputou 423 grandes prêmios, com 115 vitórias. São 235 pódios no total, 65 pole positions, 96 voltas mais rápidas e 6.330 pontos. Números que devem melhorar até o final da temporada de 2021.

 

Valentino Rossi é um dos grandes nomes do esporte e marca presença na história da motovelocidade com 20 anos de uma carreira de sucesso.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br