Quartararo vence GP Mugello e Bagnaia abandona após queda

Piloto da Yamaha confirma o favoritismo e vence do GP da Itália

Por Thiago Dantas

Em um final de semana marcado por acidentes e quedas, o GP da Itália de Motovelocidade terminou com vitória do Quartararo, primeiro pódio da equipe KTM no ano e a volta de Joan nas primeiras posições.

 

A categoria principal do MotoGP, começou com uma homenagem ao piloto Jason Dupasquier, que sofreu um acidente no treinos classificatórios da Moto3 e acabou falecendo. Todos os pilotos, da categoria principal, prestaram a sua homenagem com um minuto de silêncio antes do início da prova e concedendo condolências para a equipe de Jason.


Homenagem ao piloto JasonDupasquier que morreu após queda nos treinos classificatórios da Moto3 (Foto: Honda Repsol)

Após a homenagem, os pilotos foram a volta de warm-up, No final da volta, quando todos estavam se alinhando no grid de largada, Enea Bastianini caiu após colidir com a traseira de Johann Zarco, o piloto deixou a motocicleta na pista e foi correndo para os boxes. 

 

Enquanto isso, a largada ocorreu normalmente com Bagnaia pulando na frente de Quartararo. O piloto da KTM, Miguel Oliveira, largou bem, saltando de sétimo para terceiro lugar. 

 

Logo no início da corrida, Marc Márquez, que vinha em décimo, caiu na curva 3 e abandonou a prova. Para não atingir o espanhol, Franco Morbidelli desviou para fora da pista e perdeu várias posições. 

 

Bagnaia e sua Ducati estavam defendendo bem as investidas de Quartararo, mas acabou caindo na Arrabiatta 2 e entregou a primeira posição para o piloto francês. Zarco aproveitou o rendimento maior da Ducati nas retas e ultrapassou Quartararo. 

 

Quartararo e Zarco ficaram trocando posições em uma briga acirrada, que facilitou a aproximação de Oliveira, Miller, Rins e Mir. Por fim, Quartararo apertou o ritmo e sumiu na liderança, enquanto Zarco foi perdendo posições. 

 

A dupla da Suzuki, Mir e Rins estavam disputando a quarta colocação com Miller. Infelizmente, Rins sofreu queda e ficou sem pontuar novamente. Enquanto isso, Zarco foi ultrapassado por Oliveira e Mir. 

 

Na última volta, Quartararo cruzou a linha de chegada com folga, enquanto Mir pressionou Oliveira pelo segundo lugar, com Zarco colado nos dois na quarta posição. Ao cruzar a linha de chegada sem troca de posições, Miguel foi punido e teve que ceder sua posição para Joan Mir. 

 

Mas antes do pódio, a direção de prova analisou o ocorrido e observou que Joan Mir também excedeu os limites e foi punido. Assim, Miguel da KTM recuperou a segunda posição e Joan Mir da Suzuki terminou em terceiro lugar. 


Pódio do GP da Itália com homenagem para o piloto suiço Jason Dupasquier (Foto: Yamaha)

Com o resultado no GP da Itália, Quartararo chega a 105 pontos e abre vantagem de 24 pontos sobre Zarco, que tomou o segundo lugar de Bagnaia (3º).

 

A Yamaha lidera o Mundial de Construtores com 132 pontos, nove a mais que a Ducati. Na semana que vem, a MotoGP volta a para as pistas no GP da Catalunha.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br