GP da Catalunha: KTM em primeiro lugar e Quartararo termina sem camisa
O GP da Catalunha teve Miguel Oliveira, Johann Zarco e Jack Miller no pódio. Quartararo abre macacão durante corrida e termina de peito aberto
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Após a classificação no sábado e largando na pole, tudo indicava que Fabio Quartararo levaria o GP da Catalunha. Mas, a competição de MotoGP não é uma categoria previsível, pelo contrário, ninguém sabe o que pode acontecer até cruzar a bandeira quadriculada.
A etapa de Barcelona foi a primeira do calendário a receber público nas arquibancadas. O piloto Alex Rins não participou da corrida, pois foi operado de uma fratura após cair na pista pedalando. O piloto espanhol deve voltar na próxima etapa na Alemanha, o que deixou a equipe Suzuki desfalcada no GP da Catalunha.
Miguel Oliveira largando na quarta posição, surpreendeu com uma boa largada e imprimindo um ritmo forte conquistou a dianteira da classe rainha do mundial. Em uma corrida bem planejada com uma escolha de pneus diferente dos adversários, Miguel utilizou pneus duros nas duas rodas, levou a KTM para o lugar mais alto do pódio.
Johann Zarco, ainda pressionou o portugues nas últimas voltas, mas o piloto da KTM resistiu e acabou vencendo a prova. Fechando o pódio ficou Quartararo, seguido de perto por Jack Miller da Ducati , mas o domingo não era do piloto francês.
Em uma corrida com muitas quedas, trocas de posições e penalidades, o GP da Catalunha foi agitado.
O piloto da Yamaha enfrentou problemas durante a corrida e em uma disputa com Johann Zarco, pela defesa do segundo lugar, acabou errando e passando o limite da pista. Qurtararo levou uma penalidade de 3 segundos por esse erro. Faltando algumas voltas para o final, o macacão do piloto abre e ele tira o protetor de peito, jogando uma peça de plástico no meio da pista. Não conseguindo fechar o macacão, Quartararo corria de peito aberto a 300km/h e defendia a terceira posição de Miller.
A primeira penalização de 3 segundos, fez Quartararo cair uma posição. Após o término da prova, o francês recebeu mais uma penalização de 3 segundos por andar com o macacão aberto. Assim, o piloto terminou na sexta posição atrás de Joan Mir (4º) e Maverick Viñales (5º).
Questionada sobre o que aconteceu, Quartararo se mostrou perdido e declarou: “Não sei o que aconteceu. Só sei que, com cinco voltas para o fim, o macacão abriu completamente na curva um”, disse Fabio. “Tentei colocá-lo na posição normal outra vez, mas não consegui. Foi difícil pilotar, mas, infelizmente, acontece”, continuou. “Aconteceu hoje, então a Alpinestars está investigando para ver como isso é possível, pois, no fim da corrida, consegui fechar outra vez”, relatou.
Mesmo terminando na sexta posição o piloto da Yamaha está na frente do campeonato de pilotos, mas apenas 14 pontos na frente do segundo lugar Johann Zarco.
A próxima corrida do MotoGP é na Alemanha no dia 20 de junho.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário