Na reta final da temporada

Em Cascavel, Brasileiro de Motovelocidade encarou a antepenúltima etapa do campeonato.

Por Leandro Alvares

Valeu a pena. Esta foi a opinião dos mais de dez mil torcedores que lotaram, neste fim de semana, as arquibancadas do autódromo de Cascavel (PR) para acompanhar de perto a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Como de costume, as quatro categorias que compõem o certame não deixaram a desejar no quesito emoção. Até mesmo na Superbike, que registrou mais um domínio de Gilson Scudeler, a disputa foi intensa do início ao fim.

Atual campeão da classe de 1000cc, Scudeler venceu as duas baterias da rodada paranaense e em ambas as provas teve ao seu lado, no pódio, a presença do companheiro de equipe, Pierre Chofard, que garantiu a dupla dobradinha para o Team Scud Petrobrás.

Embora tenha conquistado sua primeira pole-position do ano, Gilson largou mal e caiu para sexto logo na partida. Quem saiu bem foi Leandro Panadés, da Suzuki, que liderou a corrida até a quarta volta, quando Chofard conseguiu assumir a ponta.

Em ritmo de recuperação, Scudeler já era o terceiro quando seu colega de equipe conquistava a liderança. Na sétima passagem, o líder do certame superou Panadés e passou a pressionar Pierre. Seis giros depois, aproveitando-se da queda de rendimento do adversário, o veterano paulista deu o bote certeiro e fez a ultrapassagem.

“O Pierre estava num ritmo muito forte, imaginei que teria de me contentar com o segundo lugar. Mas perto da metade da corrida, eu percebi que o ritmo dele caiu um pouquinho e foi então que eu ataquei”, afirmou Scudeler, que recebeu a bandeirada com mais de nove segundos de vantagem sobre Chofard. Na batalha pelo terceiro lugar, Luiz Cerciari levou a melhor sobre Panadés, que chegou em quarto. Murilo Colatrelli completou o pódio ao terminar em quinto. 

O script da segunda bateria foi muito parecido com o da primeira. Panadés saltou do terceiro lugar à liderança. Chofard, novamente em segundo no grid, caiu para terceiro. Scudeler, pole, despencou para quinto.

Com sede de vitória, Pierre ultrapassou Leandro na terceira volta e tentou se distanciar dos adversários. Mas o dia era mesmo de Gilson, que na 11ª passagem — no exato instante em que a temporada 2007 chegava à metade — assumiu a dianteira e acelerou rumo ao seu quarto triunfo no ano.

Chofard, mais uma vez, levou sua moto Honda ao segundo lugar, sendo seguido de um trio da Suzuki: Panadés, Colatrelli e Cerciari, respectivamente. Com o ponto de bonificação pela pole e as duas vitórias, Scudeler foi a 121 pontos na liderança do campeonato. Pierre, na vice-liderança, passou a 91 pontos.

“Ainda temos 100 pontos em jogo nas duas últimas etapas. Além do mais, há o descarte obrigatório de resultados, isso é algo que sempre temos de considerar”, lembrou o líder. Numa projeção do descarte na pontuação atual, a diferença entre os dois primeiros cai para 15 pontos.

Vitória caseira nas 600cc

A torcida de Cascavel festejou muito o resultado da categoria Hornet, que registrou a vitória categórica de um piloto da cidade, Fábio Peasson. Com a pole-position, volta mais rápida da prova e o lugar mais alto do pódio, o piloto local entrou na briga pelo título da classe estreante do campeonato.

“Foi um fim de semana perfeito. Corri em casa em venci. Não cheguei à liderança do campeonato, mas me aproximei muito dos líderes”, afirmou o competidor, terceiro colocado na classificação com 56 pontos.

Alecsandre Brieda, o Doca, chegou em segundo e reassumiu a liderança do torneio. Está agora com 62 tentos, contra 61 de Carlos Cruz, o terceiro colocado na etapa paranaense. William Pontes e Sergio Guerra completaram o pódio.

Classe de entrada também dá show

Nas 250cc, Marciano Santin conquistou a sua segunda vitória da temporada após uma pilotagem bastante agressiva. Ele largou na sexta colocação, mas na quarta volta já era o líder. No final, comemorou a primeira posição com 1s164 de vantagem sobre Marcos Mardegan, o segundo.

“Foi uma prova emocionante. Essa garotada da 250Jr. está andando muito. Eu sentia que tinha mais motor que eles, mas não conseguia passar porque eles freavam antes na curva”, destacou o piloto.

Entre os pequenos astros da categoria-escola, a 250cc Júnior, Otávio Luchini foi o grande nome. O jovem corredor foi o terceiro na classificação geral e vibrou muito com a vitória em Cascavel. “Eu cheguei até a andar na frente na geral. Nós erramos um pouco na calibragem da moto, mas o resultado final foi muito bom”, afirmou o líder da classe mirim.

A quarta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade será disputada no dia 30 de agosto, em Campo Grande.

Confira a classificação do campeonato:

Superbike
1) Gilson Scudeler 121 pontos
2) Pierre Chofard, 91
3) Luiz Cerciari, 71
4) Leandro Panadés, 56
5) Murilo Colatrelli, 50
6) Robson Portaluppi, 43
7) Danilo Andric, 41
8) Bruno Corano, 25
9) Cristiano Vieira, 24
10) Pablo Martins, 24

Hornet
1) Alecsandre Brieda, 62
2) Carlos Cruz, 61
3) Fabio Peasson, 56
4) William Pontes, 33
5) Alexandre Silvestre, 21
6) Paulo Defavari, 21
7) Mauro Laguna, 19
8) 58 Caio Sergio, 18
9) Norton Masera, 16
10) Alan Saraiva, 15

250cc
1) Marciano Santin, 66
2) Maico Teixeira, 47
3) Murilo Ribeiro, 47
4) Renan Alves, 35
5) Marcos Mardegan, 33
6) Osmar Cefrin, 33
7) Sandro Paganelli, 24
8) Frederico Almeida, 20
9) Bruno Schunck, 16
10) Marcelo Cristal, 15

250cc Jr.
1) Otavio Lucchini, 70
2) Douglas Figueiredo, 65
3) Lucas Mattei, 46
4) Danilo Lewis, 34
5) Antonio Casalinho, 28
6) Thiago Zulpo, 19
7) Diego Faustino, 16
8) Lucas Corsini, 13
9) Jefferson Do Carmo, 11
10) Heitor Herculano, 9

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br