Apesar de ter perdido o vice-campeonato das 125cc, Toninho Chiari encerrou a temporada 2005 como uma das principais revelações do Brasileiro de Motovelocidade. O piloto de apenas 9 anos chegou à última etapa, em Curitiba, com chances de ser campeão e fechou o ano com o terceiro lugar na classificação geral.
No balanço do certame, Chiari acumulou uma vitória, cinco segundos lugares, uma quinta posição e um único abandono, na prova de Brasília. Apesar do ótimo desempenho em seu ano de estréia, o piloto lamentou os pequenos contratempos enfrentados. "Infelizmente, tive alguns problemas e não consegui os pontos necessários para ser campeão. Mas, como meu pai sempre costuma dizer, a gente aprende com os erros", afirmou.
Toninho somou um total de 136 pontos, a mesma pontuação do vice-campeão Murilo Ribeiro, que obteve uma vitória a mais ao longo do campeonato. Em comparação à campeã, Chiari ficou a apenas oito pontos da primeira mulher a levantar o título das 125cc, Ana Lima.
Menino-piloto sonha alto
Como qualquer menino de sua idade, Toninho Chiari Filho gosta de jogar videogame, futebol, andar de skate e bicicleta. No seu quarto, o computador divide espaço com as lembranças - capacetes, troféus e fotos - de sua meteórica carreira. Mas quando coloca o macacão, o capacete, as botas e as luvas, Toninho se transforma. Deixa de lado as brincadeiras pertinentes de uma criança e trabalha, como gente grande, para melhorar sua performance dentro dos circuitos e autódromos.
O piloto, fã de Alexandre Barros e Valentino Rossi, sonha um dia participar do mundial de motovelocidade, a MotoGP. Talento e disposição não faltam para o desportista, que sabe do longo caminho a ser trilhado e tem total consciência que sucesso só se conquista com muito trabalho.
PERFIL DO PILOTO
Nome: Antonio Chiari Filho
Data de Nascimento: 31/01/1996
Idade: 9 anos
Cidade: São Paulo
Número: 17
Equipe: Lightz Racing Junior
Categoria: 125 cc
Moto: Honda CG 125 KS
CURRÍCULO
2004: Mini-moto (Campeão do Torneio Megacycle Schincariol. Das oito etapas, Toninho Chiari venceu seis e chegou em segundo nas outras duas corridas. Na última, pilotou sua cinqüentinha com o braço quebrado, ocasionado por um tombo de skate.
2004: Mini-moto (Campeão Paulista).
2005: 125 cc (Terceiro colocado no ano de estréia no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade).
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário