Bagnaia conquista o título de Campeão da MotoGP 2022

No último GP do ano: Rins vence a etapa e Suzuki se despede com vitória do MotoGP; Bagnaia leva o título de campeão.

Por Thiago Dantas

Francesco Bagnaia conquista seu primeiro título na MotoGP e quebra jejum de 15 anos da Ducati. O último título da marca italiana na classe madrinha foi com o australiano Casey Stoner, em 2007. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MotoGP™ (@motogp)

O italiano, Pecco Bagnaia, apresentou uma das maiores recuperações já vistas na MotoGP!  Após um início de temporada conturbado, o piloto chegou a ficar 91 pontos atrás do líder Quartararo. Mas, tudo começou a mudar a partir da 6ª etapa, o GP da Espanha. 

 

Sua trajetória como campeão foi traçada com sete vitórias, cinco poles-position e novo pódios. As vitórias foram na Itália, Holanda, Grã-Bretanha, Áustria, San Marino e Malásia. Mesmo assim, ele só foi assumir a liderança do campeonato na 18º etapa, o GP da Austrália. 

 

E chegou ao último GP do ano com uma vantagem de 23 pontos sobre o piloto da Yamaha, Fabio Quartararo. No prêmio de Valência, que aconteceu neste final de semana, Pecco fez a lição de casa e terminou a corrida na nona colocação, posição que lhe garantiu o título de campeão do MotoGP 2022. 

 

O vencedor foi Álex Rins, que conquistou a dianteira depois de uma ótima largada e garantiu a vitória na última corrida da Suzuki no MotoGP, a empresa japonesa está de fora da temporada 2023. Na segunda posição ficou Brad Binder e Jorge Martín completou o pódio.


Pódio do GP de Valência - Foto: Reprodução MotoGP

 

E o Fabio Quartararo? O francês, que tinha uma missão quase impossível para conquistar o bicampeonato, fez tudo o que podia para conquistar a vitória, mas terminou a corrida na 4ª colocação. 

 

O top 10 terminou com Miguel Oliveira, Joan Mir, Luca Marini, Enea Bastianini, Bagnaia e Franco Morbidelli. A corrida contou com muitos abandonos, incluindo as duas Aprilia, que retornaram aos boxes aparentemente com problemas nas motos. Esse abandono, fez com que Aleix Espargaró perdesse a terceira colocação no mundial de pilotos para o Enea Bastianini. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MotoGP™ (@motogp)

 

Após conquistar o primeiro título da carreira na MotoGP, Peço Bagnaia, pupilo de Valentino Rossi, declarou: “Temos de estar muito felizes e orgulhosos do trabalho incrível que fizemos. Depois da Alemanha ficamos a 91 pontos do topo, mas encontramos a motivação certa para recuperar e conquistar o título em Valência. Juntos mostramos que somos realmente fortes e sabemos administrar até mesmo situações complicadas. A corrida de hoje também foi muito difícil porque depois do contato com o Fabio perdi um flap da moto e a partir daí lutei muito, mas estou muito orgulhoso e feliz com o resultado. Também quero parabenizar o Fabio, que tem sido um adversário incrível durante toda a temporada. Vencer à frente de um piloto respeitável, como respeito o Fabio, dá ainda mais valor a este título.”

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br