Superbike Brasil tem etapa cheia de disputa em Goiânia
Neste domingo (20), os pilotos do SuperBike Brasil proporcionaram muita emoção e disputas acirradas pela 9ª Etapa da temporada 2022, realizada em Goiânia.
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Os pilotos viajaram até Goiânia para disputar a 9ª etapa do campeonato SuperBike Brasil de Motovelocidade. A corrida foi disputada em diversas categorias e, em algumas delas, já conhecemos o líder antecipado do campeonato 2022.
Na categoria SuperBike Pro, os pilotos beiravam os 300km/h nas retas do circuito de 3.835m.
Pedro Sampaio, largou na frente e trouxe Rafael Paschoalin, logo no vácuo na 2ª posição. Nos primeiros instantes da bateria, Rafa tentou pressionar seu companheiro, mas não conseguiu tomar o lugar de Pedro e logo começou a cair na classificação quando o vice-líder do campeonato, Ramiro Gandol, chegou para entrar na briga e deixar Rafa para trás.
Ramiro levantou os ânimos pressionando seu concorrente principal, mas sua moto começou a apresentar problemas e logo começou a perder o ritmo. Com isso, Guilherme Brito, veio em uma tocada alucinante e foi superando um a um até aproveitar a guarda baixa de Ramiro e assumir a vice-liderança. Gui logo colocou um alvo nas costas de Pedro Sampaio e não tirou a mão até conquistar a 1ª colocação e vencer a prova de forma brilhante.
Pedro respirou mais calmo quando viu seu concorrente direto, Ramiro, abandonar a prova de vez, garantindo assim a 2ª posição na prova e antecipando sua conquista do título para erguer a taça de campeão do SuperBike Brasil 2022. Rafa Paschoalin finalizou mais atrás na 3ª posição, seguido por Léo Tamburro, em 4º e Julio Fortunato na 5ª posição.
As motos de 1000cc rasgaram o asfalto goianiense e André Veríssimo fez a alegria da galera vencendo a prova da categoria. Pela 2ª colocação veio Rafael Palmeri “Risada”.
O líder do campeonato, Manow Martins finalizou a prova com o 3º lugar. Seu concorrente direto, Raphael Santos acabou caindo e tornou sua vida mais difícil na briga pelo título seguindo para a última etapa da competição no próximo final de semana no Autódromo de Interlagos.
A categoria SuperBike Light ficou marcada pelas brigas nas pistas e inúmeras trocas de posições.
Dada a largada, Felipe Comerlatto defendeu sua pole position e saiu na frente na volta inicial, mas foi ultrapassado logo em seguida por Victor Villaverde. Victor liderou algumas voltas mas recebeu o troco de Comerlatto e devolveu a liderança. Marcelo Skaf, largou da 10ª posição do grid, mas foi ligeiro nas ultrapassagens e assumiu a vice-liderança na metade da prova para pressionar seu rival pela 1ª colocação.
Uma queda na pista fez com que a prova entrasse em procedimento de safety, agrupando os pilotos novamente. A relargada foi dada na abertura do último giro na pista e Skaf não aliviou a mão e foi para o tudo-ou-nada na volta final, ultrapassando Comerlatto e garantindo a vitória na categoria. Luis Ferraz também aproveitou a relargada e pulou da 6ª para a 3ª colocação na volta final. Wendell Vaz,ficou com a 4ª posição, seguido por Victor Villaverde, que caiu para o 5º lugar e completou o pódio.
João Carneiro conquista o título antecipado em uma temporada perfeita, faturando todas as SuperPoles e vitórias nas corridas. Agora para fechar a temporada com chave de ouro, ele precisa vencer a última etapa em Interlagos.
Mas, em Goiana, João Carneiro não deu chances para ninguém, ele largou na ponta e não olhou mais para trás, deixando a briga somente pela vice-liderança.
A 2ª colocação foi preenchida de forma brilhante pela jovem de apenas 15 anos, Raquel Vaz que largou na 4ª posição e não deu mole para seus adversários, assumindo a vice-liderança logo no início da prova. Alexandre Colorado teve uma disputa intensa um pouco mais atrás para conseguir sair com o 3º lugar na prova. Marcelo “Bode” Simões ficou com a 4ª colocação. Pedro Kamikazes ficou com o último degrau do pódio, em 5º.
Vanderlei Pinho foi novamente o nome a ser batido nesta 9ª etapa do campeonato SuperBike Brasil de Motovelocidade. Vanderlei, que fez a melhor volta nos classificatórios de sábado, manteve a calma e largou na frente para liderar a prova de ponta a ponta e faturar o título da categoria com uma etapa de antecedência.
Anderson Costa também andou tranquilo na 2ª posição até receber a bandeira quadriculada. Alex Melo manteve o 3º lugar do início ao fim na classificação geral. Adilson Sele12 ficou com a 4ª colocação, seguido por Adolfo Maciel “Uruguaio”, em 5º.
A categoria SuperSport 600 foi um show à parte na 9ª etapa do campeonato SuperBike Brasil de Motovelocidade.
Mauro Passarino tinha a vantagem largando na frente após fazer a pole position no sábado, mas Theo Manna largou muito bem e ao final da primeira volta já era líder da prova. Manna, que vem demonstrando grande evolução no campeonato, liderou por quase toda a prova até a briga esquentar nas voltas finais.
O líder do campeonato, Felipe Gonçalves pressionou os ponteiros durante toda a prova, assumindo a liderança faltando poucas voltas para o final. Theo colocou por dentro para tomar o lugar de Felipe, mas ambos foram surpreendidos por uma ultrapassagem incrível de Mauro Passarinho por fora, superando seus dois adversários para assumir a ponta e manter a colocação até a bandeira quadriculada. Felipe e Theo disputaram a 2ª posição até a reta final, mas quem levou a melhor foi o líder do campeonato. Theo ficou com 3º.
Mais atrás, Eduardo Burr fez uma prova constante na 4ª colocação até o fim. Felipe Macan, completou o pódio em 5º.
A corrida da 9ª etapa foi dominada por Iolanio Maciel que liderou de ponta a ponta para receber a bandeirada com folga e subir no lugar mais alto do pódio.
Paulinho PJ assegurou a 2ª posição do início ao fim. Jonathas Galvão, ficou com o 3º lugar, seguido por Ramon Torres em 4º, e Cris Hernandes na 5ª colocação.
Na largada, Gabrielly Lewis, saiu na frente e puxou a fila do pelotão dando um show de pilotagem. Gustavo Manso veio logo atrás colocando pressão na sua adversária para assumir a liderança logo na volta inicial. Gaby acompanhou Manso durante a primeira metade da prova, mas infelizmente teve um problema mecânico e teve que abandonar a disputa.
Lincoln Melo, brigando pelo título da categoria, acompanhou os líderes e se beneficiou da falha mecânica de Gaby para se consolidar na 2ª colocação, posição esta que se manteve até o final da bateria, descontando valiosos pontos para seu concorrente João Arratia, que ficou em 3º. Fabricio Zamperetti, fez boas ultrapassagens para finalizar na 4ª posição e na 5ª colocação ficou Pedro Foroni.
A categoria Honda Jr cup deu início às disputas deste domingo e, como de costume, a molecada deu show na pista e deixou o público de pé durante todas as 8 voltas da corrida para assistir a briga acirrada entre os ponteiros.
Enzo Ximenes fez a melhor volta nos classificatórios de sábado, mas não conseguiu segurar a liderança por muito tempo e viu o líder do campeonato, Léo Marques, assumir a liderança na volta inicial.
Léo puxou a fila por algumas voltas, mas a briga estava forte e o pelotão da frente trocou posições durante toda a prova. Vitor Hugo e Heitor Ourinho também figuraram entre os ponteiros, mas quem levou a melhor foi Léo Marques que, após uma ultrapassagem incrível na última volta vindo por fora na curva da ferradura, assumiu a liderança e carregou até a linha de chegada para receber a bandeira quadriculada e levantar a taça de campeão 2022 da categoria Honda Jr Cup, com uma etapa de antecedência.
Vitor Hugo acabou ficando com a 2ª colocação, seguido por Heitor Ourinho, em 3º, e Enzo Ximenes, em 4º. Felipe Simões garantiu o último degrau do pódio, na 5ª colocação.
A 10ª e última etapa acontecerá no Autódromo de Interlagos, São Paulo, no dia 27 de Novembro.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário