Conheça o desafio de longa distância que ganha adeptos no Brasil
Iron Butt, ou 'bunda de ferro'; esse é o nome do desafio mais intenso do planeta para grandes deslocamentos de motocicleta
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Iron Butt Association conta mais de 75 mil membros espalhados pelo mundo. A associação se define como uma organização internacional dedicada a condução segura de motocicletas em longa distância.
Certifica passeios de moto através de um rígido conjunto de regras que envolvem a escolha da rota, testemunhas, apresentação de notas fiscais, fotografias, mapas eletrônicos e envio de documentos.
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No Brasil, as modalidades mais conhecidas são o Saddlesore 1.000 e o Bun Burner 1500. O primeiro significa rodar 1.000 milhas em menos de 24 horas, ou seja, 1.610 quilômetros em no máximo 23h59min. As regras e diretrizes para essa certificação estão no site da Iron Butt Association e também são utilizadas para o segundo desafio, que consiste em rodar 1.500 milhas em menos de 36 horas. Nesse caso 2.415 quilômetros em até 35h59min.
O motociclista carioca Cristiano Gusmão, de 47 anos, conta um pouco da sua experiência. Ele está entre os três brasileiros que possuem a certificação "NOT RIGHT RIDERS. TRULY HARDCORE RIDERS" definido pela própria organização como um clube de elite dos pilotos mais radicais da Iron Butt Association.
"No dia 27 de julho, dia do motociclista, resolvi gravar um vídeo para o meu canal realizando o Saddlesore 1000 com a minha moto, uma CG 160 Titan. Eu já tinha duas experiências anteriores nesse tipo de desafio realizadas com a minha Dyna Street Bob. Fiz o Saddlesore 1000 e o Bun Burner 1500 com ela.
A crise econômica levou minha moto. Precisei partir para a solução mais econômica possível para não deixar de pilotar. Era uma grande oportunidade de testar a nova moto e a mim mesmo para futuras viagens pela América do Sul.
De início, pensei que seria como aquele antigo desenho animado sobre descer as cataratas em um barril. "Olé" e ponto final. Fui amadurecendo a ideia, pesquisando as melhores estradas e montando um planejamento para realizar o percurso.
Parti às 6h30, fazendo os dois primeiros abastecimentos com intervalo de 350 quilômetros e os demais de forma que o trajeto pudesse ser bem definido no mapa. A Iron Butt usa a localização desses abastecimentos junto com as respectivas notas fiscais para conferir o deslocamento.
Quando a noite chegou, por volta das 19h, eu já estava com uma boa sobra de tempo, e passei a administrar o deslocamento com o pensamento na minha segurança e também no esforço da pequena moto. Minha penúltima parada de abastecimento revelava que, sem cometer erros, tudo terminaria bem. Faltavam apenas 350 quilômetros e cerca de sete horas para concluir o desafio. A parte mais difícil do retorno ao Rio foi passar por Itatiaia, um dos lugares mais frios do estado, onde está o Pico das Agulhas Negras. Neste período, a região estava registrando temperaturas inferiores a 0° C. Cheguei pouco antes das 4h30 terminando o percurso em quase 22 horas.
Fiquei muito feliz por ter conseguido e também muito grato por ter sido incluído como um dos pilotos mais radicais da Iron Butt.
Minha dica para os pilotos no seu primeiro Iron Butt é realizar o passeio junto com outras pessoas. Isso ajuda a manter a moral elevada. Um outro ponto importante é que a certificação é individual e pode ser realizada a qualquer tempo. Sendo assim, pilote com atenção e deixe para outro dia se o cansaço se tornar demasiado. A vida é sempre o mais importante."
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