Rumor: Ducati Panigale V4 Superleggera com 237 cv e 152 kg

Documento vaza na internet com especificações técnicas da série especial da atual superesportiva topo de linha da marca italiana

Por Gabriel Carvalho


Foto: Divulgação

Começam a surgir mais informações sobre a Ducati Panigale V4 Superleggera, série especial da superesportiva que foi confirmada pela fabricante para este ano.

A história começa com um e-mail enviado diretamente por Claudio Domenicalli, CEO da marca de Borgo Panigale, a alguns clientes especialmente selecionados. No e-mail, estavam as especificações do 'Projeto 1708' que, pelo que tudo indica, é a Panigale V4 Superleggera.

Um usuário postou uma imagem no Facebook com o conteúdo da mensagem e algumas informações chamam a atenção. A começar pelo motor, um Desmosedici Stradale V4 que, segundo o conteúdo da mensagem, é o mais potente já produzido.

Na versão standard, o propulsor tem os seguintes números: 227 cv de potência a 15.250 giros e torque máximo de 11,8 kgf.m a 11.750 giros - na Panigale V4 R, a mais potente a levar esse motor, são 224 cv a 15.250 giros e torque máximo de 11,4 kgf.m a 11.500 rotações por minuto.

Com a introdução do 'racing kit', que conta com um sistema de escapamento da Akrapovic, a potência máxima pode chegar a 237 cv a 15.500 giros e torque de 12 kgf.m a 11.750 giros, mesma potência máxima da Panigale V4 R, que não teve o torque divulgado.

As melhores ofertas de Ducati estão aqui! Clique e encontre a sua!

Outro ponto de destaque da Panigale V4 Superleggera é o peso. Enquanto a V4 R, mesmo no 'racing kit', tem peso seco de 165,5 quilos, a série especial da superesportiva vai chegar com peso seco de 152 quilos.

O uso de fibra de carbono, especialmente no chassi, carenagem e rodas é um fator importante na redução de peso. Além disso, componentes internos do motor, corrente, suspensões (a cargo da Öhlins) e até pedaleiras e manetes auxiliam no peso menor da V4 Superleggera. Os freios, claro, são Brembo, com pinças Stylema R.


Foto: MotoGP/divulgação

Há influência da MotoGP na série especial da Panigale V4: além da pintura, derivada da Desmosedici GP19, a moto vai contar com asas duplas que vêm da GP16, moto com a qual a Ducati disputou a temporada 2016 do Mundial de Motovelocidade (foto acima).

Na Panigale V4 Superleggera, as asas geram 50 quilos de downforce a 270 km/h de acordo com o documento, 65% a mais do que a Panigale V4 R e até mais do que a GP19 - o regulamento não permite mais as asas na MotoGP e as equipes usam elementos aerodinâmicos cobertos.

Como Domenicali já havia antecipado, serão 500 unidades, todas numeradas. A produção das motos, de acordo com o documento que vazou, se inicia em abril deste ano, com as primeiras entregas previstas para maio.

As informações vazadas também contêm o provável preço da Panigale V4 Superleggera: US$ 100.000, o equivalente a R$ 414.230 em conversão direta. Agora é esperar mais alguns meses antes de saber se as informações vazadas se confirmam - a postagem foi removida pelo usuário que a publicou.

Pelo nível de detalhes e pela remoção da publicação, é bem provável que as informações do documento sejam reais - e que alguém na Ducati não ficou muito contente com o vazamento. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br