Regras do Dakar tem novidades
A segurança vem junto com inovações para um Rally melhor para todos e mais competitivo!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
2022 - Regras para Um Dakar Renovado - Texto: Luiz Mingione
Após anos de trabalho em conjunto com a FIA e a FIM para reestruturar o esporte, o regulamento do Dakar 2022 também se aplicará às demais etapas do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country. O objetivo é manter a disputa até o final da temporada combinando também para tornar a competição mais segura e justa.
Marcar pontos até o final
A fim de atiçar a competição ao longo do ano nos campeonatos mundiais de Cross Country da FIA e FIM, os regulamentos do Dakar agora permitem que pilotos e equipes iniciem uma etapa, mesmo que não tenham sido capazes de terminar a anterior. Embora uma penalidade pesada os exclua da disputa pelos primeiros lugares na classificação geral, esses competidores continuarão a corrida e acumularão pontos de acordo com sua posição em cada etapa, permitindo-lhes permanecer na disputa no campeonato mundial, por exemplo.
Em outras palavras, o “Dakar Experience” com esse novo formato no regulamento não é uma prova sem leis, pelo contrário, todos os pilotos tem algumas regras que permitem ou não que ele continue na prova. Quer ver?
Não poderão continuar na prova pilotos que ficarem mais de três dias fora da competição por qualquer motivo ou, quem não completar três etapas, ou ainda quem não tiver a permissão do serviço médico do Rally.
Carros, SSV e Caminhões: Road Book digital para todos
A navegação no Dakar foi renovada desde que a cor foi adicionada aos roadbooks, pois, antes, os destaques da planilha eram feitos com canetas coloridas. A decisão de não entregar o roadbook no dia anterior da etapa acontece pois, equipes mais estruturadas levavam vantagem para "preparar" o roadbook. Isso está vigorando desde Janeiro passado. As motos ainda continuam com os roadbooks tradicionais.
Os Tablets, uma versão digital dos roadbooks, estreou nos cockpits das equipes em 2021. A partir de agora, esta ferramenta substitui os roadbooks físicos para todos os competidores dessas categorias.
Segurança
As medidas introduzidas em 2021 para reduzir as velocidades e diminuir o risco de acidentes graves permanecem em vigor. Por exemplo, “zonas lentas” serão implementadas em certos setores perigosos. Qualquer competidor pego em alta velocidade receberá uma penalidade. Enquanto isso, a decisão de tornar os coletes airbag obrigatórios para motociclistas e quadriciclos foi outra regra importante.
As equipes do Dakar começaram a trabalhar em conjunto com a FIM para repensar o design dos capacetes e elaborar novos padrões técnicos. Como medida provisória, foi estabelecido um peso mínimo de 1,1 kg, o que exclui o uso de certos capacetes ultraleves considerados de proteção inadequada.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário