Quadriciclos - Pilotos Latinos preparados para o Dakar 2022

Aumentou a participação dos quadriciclos no Dakar e, esse ano não será diferente! 

Por Trinity Ronzella

 

Texto: Luiz Mingione

 

Uma categoria com poucos  participantes mas, que enfrentam grandes desafios para estar correndo no Dakar. Esse ano iremos fazer a cobertura desse evento desafiador e não poderíamos deixar a categoria Quadriciclos de fora, afinal, faz parte do Dakar!

 Destaques

  • 21 pilotos de Quadriciclo estarão na largada no Dakar 2022 em Jeddah, marcado para um confronto de 12 etapas em que os sul-americanos continuam sendo os favoritos para conquistar o título, começando com o atual campeão argentino, Manuel Andújar

          Foto: Divulgação - Manuel Andújar           .

     

  • Os latinos vão enfrentar na competição,  pilotos do Leste Europeu como o Polonês Kamil Wiśniewski, quarto em 2021, e também com o clã francês, onde Alexandre Giroud tem boas chances de terminar no pódio.

 

        Foto: Divulgação - Alexandre Giroud                           Foto: Divulgação - Kamil Wiśniewski

Desde seu início, com um pequeno número de pilotos no período em que o Dakar acontecia na América do Sul, a categoria Quadriciclo cresceu bastante devido a intensa prática de corridas na Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Até um recorde foi quebrado com 49 Quads largando na edição do Dakar de 2018. 

O chileno Ignacio Casale em 2020 e o argentino Manuel Andújar em 2021 mantiveram sua hegemonia nas duas edições anteriores realizadas na Arábia Saudita. Embora Casale tenha mudado para um caminhão em busca de novos desafios, o detentor do título argentino está em uma posição privilegiada para manter o título depois de fazer uma varredura nos eventos deste ano, incluindo o recente Rally do Marrocos em janeiro passado, ele foi escoltado ao pódio por outro chileno, Giovanni Enrico, e um compatriota argentino, Pablo Copetti, agora competindo como americano. Não é nenhuma surpresa que esses dois também estejam indo para Jeddah com grandes ambições.

       Foto: Divulgação - Pablo Copetti

No entanto, os pilotos do Leste Europeu conseguiram resistir em algumas ocasiões desde o lançamento oficial da categoria quadriciclo há 12 anos, e continuam a ser uma força na luta pelo título. O principal deles, o polonês Kamil Wiśniewski, continuou sua ascensão para terminar na quarta colocação em Janeiro passado. O tcheco Tomáš Kubiena, que estava logo atrás dele na classificação geral do ano passado, também é uma ameaça ao pódio, enquanto o lituano Laisvydas Kancius, sétimo em sua estreia em 2021, mostrou mais talento ao terminar em quarto lugar no Rally da Andaluzia. 

Na luta pelo pódio, o pelotão francês será liderado por Alexandre Giroud, que tentará se recuperar após duas desistências consecutivas, a última aconteceu após quatro vitórias em etapas de 2021. Outro candidato, Sébastien Souday,  está voltando após terminar na sexta posição em 2020. 

Pelo Brasil teremos Marcelo Medeiros com um Yamaha YFM700R, que volta ao dakar depois de enfrentar a fase sulamericna da competição! Boa sorte!

A disputa pela vitória na categoria vai ser acirrada em 2022. Acompanharemos!

 
 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br