No Brasil quatro entre cinco motociclistas compraram Honda em 2019
No total, Honda fecha com 79,18% de market share, e crescimento de 14% nas vendas no varejo em relação a 2018
Por Gian Calabrese
Por Gian Calabrese
2019 foi um ano muito positivo para todo mercado de motocicletas no Brasil. O crescimento teve alta no volume acumulado de 14,59% nas vendas no varejo e praticamente todas a marcas cresceram no país.
No entanto uma se destaca quando o assunto é participação de mercado. Líder absoluta na lista das fábricantes que mais vendem motos no país, a Honda também comemorou alta quando fechou a temporada 2019 com alta de 14% no volume total de motos emplacadas, com 853.222 unidades, ante 744.974 em 2018. Por outro lado, também viu um grande avanço da concorrência (especialmente Yamaha, HaoJue e BMW), e com isso, a Honda perdeu 0,3% de participação no mercado em relação a 2018.
Segundo a fabricante, um dos motivos que levaram a Honda ao sucesso nas vendas em 2019 foi que a produção acompanhou a tendência e cresceu 13%, com mais de 880 mil unidades produzidas no período.
“Depois de mais um ano de muito trabalho, em sintonia com a nossa Rede de Concessionárias, encerramos 2019 com bons resultados. Após alguns anos de intensa retração de mercado, registramos crescimento nos emplacamentos, assim como nas vendas totais, ou seja, modelos que não são emplacados, por exemplo as motocicletas off road como a CRF250F e quadriciclos”, afirma Alexandre Cury, diretor comercial da Moto Honda da Amazônia.
29% de market share no mercado acima de 500cc. Entre os scooters é de 60%
O segmento de alta cilindrada foi destaque, no geral, com avanço de 25% nos emplacamentos. Com 15.708 motocicletas de alta cilindrada comercializadas em 2019, ante 12 mil no mesmo período de 2018 a Honda ampliou ainda mais a liderança do segmento com participação de 29% no último ano, chegando ao pico de 38,9% no mês de setembro.
Entre as scooters, segmento que também apresentou expressivo crescimento no último ano, mais de 55 mil unidades foram emplacadas, frente a 37 mil no período anterior. A participação da Honda nesse segmento é de 60%. Entre os modelos, o destaque fica para a PCX, scooter líder de vendas no país.
“Anunciamos importantes investimentos em nossa produção e em pesquisa e desenvolvimento do nosso lineup, desde a expansão e renovação da linha de alta cilindrada até os segmentos mais acessíveis”, comenta Cury.
“Como uma marca em constante evolução e atenta às tendências dos consumidores, a Honda anunciou diversas novidades, tanto na atualização dos modelos, quanto nas novas versões, como a CG 160 Titan S, apresentada no Salão Duas Rodas. Vamos continuar investindo para que 2020 seja ainda melhor, com foco no desenvolvimento e inovação, além do fortalecimento dos processos de pesquisas junto aos clientes. Entendemos que esse é o caminho para mantermos nossa liderança no país: estarmos atentos à voz dos clientes, em todos os pontos de experiência com a marca”, complementa Cury.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário