Honda Africa Twin 2020 evolui e ganha versão inédita Adventure Sports
Além de versão inédita com tanque maior e suspensões de curso mais longo, modelo avançou na eletrônica; novidades chegam às concessionárias em agosto
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Na última quarta-feira (10), em São Paulo, a Honda apresentou a CRF 1000L Africa Twin 2020. Além de novidades na parte eletrônica, como a introdução do acelerador eletrônico e consequente ampliação do gerenciamento do controle de tração, o modelo ganhou uma nova versão, a Adventure Sports, que tem como destaques tanque de combustível maior e suspensões de curso mais longo ainda para a bigtrail japonesa.
Tanto a Honda CRF 1000L Africa Twin standard quanto a Adventure Sports contam com a versão Travel Edition, que conta com acessórios como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case - este, disponível para a versão standard.
A Honda CRF 1000L Africa Twin evoluiu na eletrônica a partir da adoção do acelerador eletrônico. Com ele, a fabricante foi capaz de aperfeiçoar o controle de tração da bigtrail, que na marca ganha a sigla HSTC (Honda Selectable Traction Control). Agora são sete os níveis de ajuste do controle de tração, que pode ser desligado.
Além do controle de tração mais avançado, o acelerador eletrônico permitiu a introdução de modos de pilotagem na Africa Twin 2020. Os modos trabalham com níveis diferentes de potência, freio motor e controle de tração e são os seguintes: Tour, Urban e Gravel, além do modo User, que permite ao piloto configurar à própria maneira os níveis de cada um dos três parâmetros ajustáveis.
Confira o que cada modo de pilotagem entrega na Honda CRF 1000L Africa Twin 2020:
Para selecionar o modo desejado, o piloto utiliza os comandos no punho esquerdo e visualiza as informações no novo painel da Africa Twin, em LCD com fundo escuro.
O propulsor da Honda CRF 1000L Africa Twin segue com a mesma base da versão anterior: dois cilindros em linha e 999,1 cm³ de cilindrada. Entretanto, a fabricante redesenhou a caixa de filtro de ar e modificou o sistema de escapamento 2 em 1, que agora possui dois catalisadores e ponteira de dimensões reduzidas.
O resultado é o aumento tanto na potência, que passa de potência de 90,2 cv para 94,6 cv a 7.500 rpm, quanto no torque, que passa de 9,3 kgf.m para 9,7 kgf.m a 6.000 rpm. Além disso, a Honda diz que a nova caixa de filtro de ar traz melhorias na resposta em regimes médios.
Outra grande novidade para a linha 2020 da Africa Twin é a inédita versão Adventure Sports. Como diferenciais em relação à versão standard, a Adventure Sports conta com suspensões de maior curso, assento plano e posição de pilotagem mais ereta, além de carenagem ampliada, para brisa mais protetivo, aros de alumínio com raios de aço inoxidável e aquecedor de manoplas.
A suspensão dianteira de garfo invertido é da Showa, com o curso de 230 mm na versão standard passando para 252 mm na Adventure Sports. Na traseira, o sistema Pro-Link conta com amortecedor ajustável e o curso de 220 mm na standard passa para 240 mm na versão Adventure Sports. Como consequência, o vão livre em relação ao solo passa de 251 mm para 271 mm.
A altura do assento é ajustável nas duas versões. Na Adventure Sports, com o assento plano, a altura é mais elevada, variando entre 900 e 920 mm contra 850 e 870 mm na versão standard. Por fim, a versão mais aventureira da Africa Twin possui tanque de combustível maior: são 24,2 litros contra 18,8 litros na standard.
Segundo a Honda, a linha 2020 da CRF 1000L Africa Twin chega às concessionárias da marca em agosto, com os seguintes preços sugeridos (sem frete, com base no estado de São Paulo):
MODELO |
CORES |
PREÇO (R$) |
CRF 1000L Africa Twin | Vermelho e Preto Fosco | R$57.990,00 |
CRF 1000L Africa Twin Travel Edition | R$66.990,00 | |
CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports | Branco Perolizado | R$64.990,00 |
CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports Travel Edition | R$69.990,00 |
Motor |
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CRF 1000L Africa Twin |
CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports |
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Tipo | OHC, Dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido. |
OHC, Dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido. |
Cilindrada | 999,1 cc | 999,1 cc |
Diâmetro x curso | 92,0 x 75,1 mm | 92,0 x 75,1 mm |
Potência máxima | 94,6 cv a 7.500 rpm | 94,6 cv a 7.500 rpm |
Torque máximo | 9,7 kgf.m a 6.000 rpm | 9,7 kgf.m a 6.000 rpm |
Sistema de alimentação | Injeção Eletrônica PGM-FI | Injeção Eletrônica PGM-FI |
Relação de compressão | 10,0: 1 | 10,0: 1 |
Sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal | Forçada, por bomba trocoidal |
Transmissão | Seis velocidades | Seis velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | Multidisco em banho de óleo |
Sistema de partida | Elétrica | Elétrica |
Combustível | Gasolina | Gasolina |
Sistema elétrico |
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Ignição | Eletrônica | Eletrônica |
Bateria | 12 V – 11.2 Ah | 12 V – 11.2 Ah |
Farol | LED | LED |
Chassi |
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Tipo | Semi Berço Duplo | Semi Berço Duplo |
Suspensão dianteira / curso | Garfo telescópico / 230 mm | Garfo telescópico / 252 mm |
Suspensão traseira / curso | Pro-Link / 94 mm | Pro-Link / 101 mm |
Freio dianteiro / diâmetro | Disco / 310 mm | Disco / 310 mm |
Freio traseiro / diâmetro | Disco / 256 mm | Disco / 256 mm |
Pneu dianteiro | 90/90 21M/C (54H) | 90/90 21M/C (54H) |
Pneu traseiro | 150/70 18M/C (70H) | 150/70 18M/C (70H) |
Características |
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Comp. x largura x altura | 2.334 mm x 932 mm x 1.478 mm | 2.334 mm x 932 mm x 1.569 mm |
Distância entre eixos | 1.574 mm | 1.581 mm |
Distância mínima do solo | 251 mm | 271 mm |
Altura do assento | 870 mm | 920 mm |
Capacidade do tanque | 18,8 litros (3,6 litros) | 24,2 litros (3,6 litros) |
Óleo do Motor | 4,8l (3,9 l p/troca) | 4,8l (3,9 l p/troca) |
Peso seco: | 216 kg | 224 kg |
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