Honda Africa Twin 2020 evolui e ganha versão inédita Adventure Sports

Além de versão inédita com tanque maior e suspensões de curso mais longo, modelo avançou na eletrônica; novidades chegam às concessionárias em agosto

Por Gabriel Carvalho

Na última quarta-feira (10), em São Paulo, a Honda apresentou a CRF 1000L Africa Twin 2020. Além de novidades na parte eletrônica, como a introdução do acelerador eletrônico e consequente ampliação do gerenciamento do controle de tração, o modelo ganhou uma nova versão, a Adventure Sports, que tem como destaques tanque de combustível maior e suspensões de curso mais longo ainda para a bigtrail japonesa.

Tanto a Honda CRF 1000L Africa Twin standard quanto a Adventure Sports contam com a versão Travel Edition, que conta com acessórios como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case - este, disponível para a versão standard.

Novidades na eletrônica


Foto: Divulgação

A Honda CRF 1000L Africa Twin evoluiu na eletrônica a partir da adoção do acelerador eletrônico. Com ele, a fabricante foi capaz de aperfeiçoar o controle de tração da bigtrail, que na marca ganha a sigla HSTC (Honda Selectable Traction Control). Agora são sete os níveis de ajuste do controle de tração, que pode ser desligado.

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Além do controle de tração mais avançado, o acelerador eletrônico permitiu a introdução de modos de pilotagem na Africa Twin 2020. Os modos trabalham com níveis diferentes de potência, freio motor e controle de tração e são os seguintes: Tour, Urban e Gravel, além do modo User, que permite ao piloto configurar à própria maneira os níveis de cada um dos três parâmetros ajustáveis.

Confira o que cada modo de pilotagem entrega na Honda CRF 1000L Africa Twin 2020:

Modo TOUR – Nível de potência (POWER) máximo (1), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) médio (2) e HSTC muito atuante (6)

Modo URBAN – Nível de potência (POWER) médio (2), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) médio (2) e HSTC muito atuante (6)

Modo GRAVEL – Nível de potência (POWER) mínimo (3), nível de freio motor (ENGINE BRAKING) mínimo (3) e HSTC muito atuante (6)

Modo USER – Permite ao piloto selecionar e salvar sua combinação preferida entre os três parâmetros (POWER, ENGINE BRAKING e HSTC)

Para selecionar o modo desejado, o piloto utiliza os comandos no punho esquerdo e visualiza as informações no novo painel da Africa Twin, em LCD com fundo escuro.

Motor ganha potência e torque


Foto: Divulgação

O propulsor da Honda CRF 1000L Africa Twin segue com a mesma base da versão anterior: dois cilindros em linha e 999,1 cm³ de cilindrada. Entretanto, a fabricante redesenhou a caixa de filtro de ar e modificou o sistema de escapamento 2 em 1, que agora possui dois catalisadores e ponteira de dimensões reduzidas. 

O resultado é o aumento tanto na potência, que passa de potência de 90,2 cv para 94,6 cv a 7.500 rpm, quanto no torque, que passa de 9,3 kgf.m para 9,7 kgf.m a 6.000 rpm. Além disso, a Honda diz que a nova caixa de filtro de ar traz melhorias na resposta em regimes médios.

Versão Adventure Sports


Foto: Divulgação

Outra grande novidade para a linha 2020 da Africa Twin é a inédita versão Adventure Sports. Como diferenciais em relação à versão standard, a Adventure Sports conta com suspensões de maior curso, assento plano e posição de pilotagem mais ereta, além de carenagem ampliada, para brisa mais protetivo, aros de alumínio com raios de aço inoxidável e aquecedor de manoplas.

A suspensão dianteira de garfo invertido é da Showa, com o curso de 230 mm na versão standard passando para 252 mm na Adventure Sports. Na traseira, o sistema Pro-Link conta com amortecedor ajustável e o curso de 220 mm na standard passa para 240 mm na versão Adventure Sports. Como consequência, o vão livre em relação ao solo passa de 251 mm para 271 mm.

A altura do assento é ajustável nas duas versões. Na Adventure Sports, com o assento plano, a altura é mais elevada, variando entre 900 e 920 mm contra 850 e 870 mm na versão standard. Por fim, a versão mais aventureira da Africa Twin possui tanque de combustível maior: são 24,2 litros contra 18,8 litros na standard.

Chegada às concessionárias e preços

Segundo a Honda, a linha 2020 da CRF 1000L Africa Twin chega às concessionárias da marca em agosto, com os seguintes preços sugeridos (sem frete, com base no estado de São Paulo):

MODELO

CORES

PREÇO (R$)

CRF 1000L Africa Twin Vermelho e Preto Fosco R$57.990,00
CRF 1000L Africa Twin Travel Edition   R$66.990,00
CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports Branco Perolizado R$64.990,00
CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports Travel Edition   R$69.990,00

Confira a ficha técnica das duas versões da Honda CRF 1000L Africa Twin 2020:

Motor

CRF 1000L Africa Twin

CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports

Tipo OHC, Dois cilindros, 4 tempos,
arrefecimento líquido.
OHC, Dois cilindros, 4 tempos,
arrefecimento líquido.
Cilindrada 999,1 cc 999,1 cc
Diâmetro x curso 92,0 x 75,1 mm 92,0 x 75,1 mm
Potência máxima 94,6 cv a 7.500 rpm 94,6 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 9,7 kgf.m a 6.000 rpm 9,7 kgf.m a 6.000 rpm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão 10,0: 1 10,0: 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal Forçada, por bomba trocoidal
Transmissão Seis velocidades Seis velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida Elétrica Elétrica
Combustível Gasolina Gasolina

Sistema elétrico

 
Ignição Eletrônica Eletrônica
Bateria 12 V – 11.2 Ah 12 V – 11.2 Ah
Farol LED LED

Chassi

 
Tipo Semi Berço Duplo Semi Berço Duplo
Suspensão dianteira / curso Garfo telescópico / 230 mm Garfo telescópico / 252 mm
Suspensão traseira / curso Pro-Link / 94 mm Pro-Link / 101 mm
Freio dianteiro / diâmetro Disco / 310 mm Disco / 310 mm
Freio traseiro / diâmetro Disco / 256 mm Disco / 256 mm
Pneu dianteiro 90/90 21M/C (54H) 90/90 21M/C (54H)
Pneu traseiro 150/70 18M/C (70H) 150/70 18M/C (70H)

Características

 
Comp. x largura x altura 2.334 mm x 932 mm x 1.478 mm 2.334 mm x 932 mm x 1.569 mm
Distância entre eixos 1.574 mm 1.581 mm
Distância mínima do solo 251 mm 271 mm
Altura do assento 870 mm 920 mm
Capacidade do tanque 18,8 litros (3,6 litros) 24,2 litros (3,6 litros)
Óleo do Motor 4,8l (3,9 l p/troca) 4,8l (3,9 l p/troca)
Peso seco: 216 kg 224 kg

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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