Fabricantes japonesas podem usar sistema anti-acidente da Damon
Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki se mostraram interessadas em tecnologia que avisa piloto sobre possíveis riscos ao redor
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Lembram-se da Hypersport, a moto anti-acidente da Damon Motorcycles? Pois bem, parece que a tecnologia embarcada na moto elétrica chamou a atenção das quatro grandes fabricantes japonesas - Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki.
A Hypersport foi uma das atrações da CES 2020, realizada no início de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, por dois sistemas : o CoPilot e o Shift.
O CoPilot foi desenvolvido em parceria com a BlackBerry e, basicamente, atua monitorando o que acontece ao redor da motocicleta e envia alertas para o piloto sobre eventuais situações que possam gerar risco de acidente.
Já o sistema Shift permite ao motociclista ajustar a ergonomia da moto - bolha, pedaleiras, assento e guidão. Ao toque de um botão, a tecnologia permite que a Hypersport seja ajustada tanto para ser confortável para o dia a dia como para proporcionar uma posição de superesportiva.
Segundo o CEO da Damon, Jay Giraud, disse em entrevista para o site Wind Burned Eyes, especialmente o CoPilot e o Shift deixaram as quatro grandes curiosas.
“Quando descobrimos isso e começamos a desenvolver por conta própria, pensávamos que não poderíamos depender das outras marcas para levar nossa ideia de motos para a frente, teríamos de fazer isso sozinhos", disse Giraud.
“Eles amam a nossa tecnologia, eles testaram o CoPilot, eles testaram o Shift. Eles testaram até nossa unidade motriz. E, claro, estamos interessados em trabalhar com eles", revelou o dirigente.
Por fim, Giraud acrescentou que a Damon pode licenciar a tecnologia se alguma fabricante o procurar para utilizar os sistemas anti-acidente e o de ergonomia. "Eu não diria não", completou o CEO da Damon Motorcycles.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário