BlackBerry e Damon Motorcycles exibem moto com sistema anti-acidente

Empresa de smartphones e tecnologia se une à fabricante de motos elétricas para revelar a Hypersport

Por Gabriel Carvalho


Foto: Divulgação

A Damon Motorcycles e a BlackBerry - sim, a empresa de smartphones - apresentam na CES (Consumer Electronics Show) 2020 a Hypersport, modelo que é fruto da parceria entre as duas empresas.

A Hypersport tem como diferencial o sistema CoPilot, sistema desenvolvido pelas fabricantes que monitora em tempo real o que acontece ao redor da motocicleta e atua, como o nome sugere, sendo um co-piloto.


Foto: Divulgação

O sistema conta com radar, câmera 360° e sensores que, ao detectar algum acidente ou risco para o motociclista, envia mensagens de alerta para o painel da moto e vibrações como as de um smartphone para as manoplas.

Clique e encontre a moto que você procura!

"Quando você olha para as estatísticas de acidentes com motociclistas na América do Norte, Europa e Ásia, você vê que três quartos das ocorrências acontecem em cruzamentos e dois terços deles são causados por motoristas. Embora quem não pílote motos costume culpar os motociclistas por correrem demais ou serem imprudentes, somos comportados. Só não somos vistos", disse Jay Giraud, diretor executivo da Damon Motorcycles, em entrevista ao site TechRepublic.


Foto: Divulgação

Não é só para evitar acidentes que a tecnologia está presente na Hypersport Pro. A moto da Damon conta ainda com o sistema Shift, que permite ao motociclista ajustar a bolha, assento, manoplas e pedaleiras eletronicamente. As opções de posição de pilotagem vão de esportiva a urbana com toques em um botão.

A Hypersport será exibida na CES 2020, que acontece entre 7 e 10 de janeiro em Las Vegas, e eventuais interessados vão poder testar a moto em um sistema de realidade virtual. A data de lançamento, especificações técnicas e preço, porém, não foram anunciados.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br