Ducati revela imagens e detalhes da Panigale V4 25° Anniversario 916
Confira imagens da edição especial da superesportiva italiana, apresentada no último final de semana na Califórnia
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
No último final de semana, na Califórnia, a Ducati aproveitou o final de semana de disputas do Mundial de Superbike em Laguna Seca para revelar ao mundo a Panigale V4 25° Anniversario 916, edição comemorativa dos 25 anos de lançamento da 916, superesportiva com a qual Carl Fogarty conquistou três dos quatro títulos no Mundial.
O tetracampeão não esteve somente na apresentação do modelo, limitado a 500 unidades, como também completou volta de exibição no tradicional circuito norte-americano. Durante o final de semana em Laguna Seca, as motos de Alvaro Bautista e Chaz Davies exibiram uma pintura adaptada da Panigale V4 25° Anniversario 916, esta inspirada na 996 original com a qual Fogarty foi campeão em 1999.
A pintura deu sorte para Davies, que venceu a segunda corrida do final de semana em Laguna Seca - o piloto não vencia desde o ano passado. Bautista, por sua vez, está distante da boa fase do início da temporada: duas quedas nas duas primeiras corridas (corrida 1 e a da Superpole) e um abandono na prova que fechava o final de semana. Com isso, Jonathan Rea tem agora 81 pontos de vantagem na liderança do campeonato.
A Panigale V4 25° Anniversario 916 tem como base a Panigale V4 S, mas ganha itens da Panigale V4 R, versão criada para que Bautista e Davies pudessem disputar o Mundial de Superbike.
A carenagem dianteira, por exemplo, é da versão mais forte da Panigale V4, assim como a embreagem seca. As rodas em magnésio ficam a cargo da Marchesini, enquanto o escapamento em titânio, meio quilo mais leve do que o que equipa a Panigale V4 S, é da Akrapovic.
Passando para a eletrônica, a Panigale V4 25° Anniversario 916 conta com o Ducati Traction Control EVO 2. Segundo a fabricante, a tecnonogia desenvolvida na MotoGP com a Desmosedici GP18 e que já equipa a Panigale V4 R tanto na versão de rua quanto na do Mundial de Superbike.
De acordo com a Ducati, o sistema é mais eficiente na leitura da inclinação e possibilidade de derrapagem da roda traseira o mais cedo possível. Com isso, segundo a fabricante, as saídas de curva serão mais rápidas e suaves em qualquer condição. Outro item de destaque é o Ducati Quick Shift EVO 2, que mantém as trocas de marchas precisas em altas rotações.
Além disso, a edição limitada é equipada com o kit Ducati Data Analyser e um módulo GPS, que permite ao piloto monitorar detalhes da pilotagem, como pressão no freio e níveis de aceleração e inclinação.
A Ducati também anunciou que a moto de número cinco das 500 unidades da Panigale V4 25° Anniversario 916 será leiloada para a família de Carlin Dunne, que morreu na edição mais recente da prova de subida de Pikes Peak. Vencedor da edição do ano passado com uma Multistrada 1260, Dunne era o responsável por promover a estreia da Streetfighter V4 e estava a poucas curvas de vencer novamente quando sofreu o acidente fatal.
O valor arrecadado com a venda da Panigale V4 25° Anniversario 916 de número 5 será revertido para um fundo de arrecadação destinado para a mãe do piloto, que morreu aos 36 anos.
A Ducati Panigale V4 25° Anniversario 916 custa, na Europa, € 41.900, aproximadamente R$ 177.110 em conversão direta.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário