Ducati revela imagens e detalhes da Panigale V4 25° Anniversario 916

Confira imagens da edição especial da superesportiva italiana, apresentada no último final de semana na Califórnia

Por Gabriel Carvalho

No último final de semana, na Califórnia, a Ducati aproveitou o final de semana de disputas do Mundial de Superbike em Laguna Seca para revelar ao mundo a Panigale V4 25° Anniversario 916, edição comemorativa dos 25 anos de lançamento da 916, superesportiva com a qual Carl Fogarty conquistou três dos quatro títulos no Mundial.

O tetracampeão não esteve somente na apresentação do modelo, limitado a 500 unidades, como também completou volta de exibição no tradicional circuito norte-americano. Durante o final de semana em Laguna Seca, as motos de Alvaro Bautista e Chaz Davies exibiram uma pintura adaptada da Panigale V4 25° Anniversario 916, esta inspirada na 996 original com a qual Fogarty foi campeão em 1999.

A pintura deu sorte para Davies, que venceu a segunda corrida do final de semana em Laguna Seca - o piloto não vencia desde o ano passado. Bautista, por sua vez, está distante da boa fase do início da temporada: duas quedas nas duas primeiras corridas (corrida 1 e a da Superpole) e um abandono na prova que fechava o final de semana. Com isso, Jonathan Rea tem agora 81 pontos de vantagem na liderança do campeonato.

Eletrônica avançada e itens topo de linha

A Panigale V4 25° Anniversario 916 tem como base a Panigale V4 S, mas ganha itens da Panigale V4 R, versão criada para que Bautista e Davies pudessem disputar o Mundial de Superbike.

A carenagem dianteira, por exemplo, é da versão mais forte da Panigale V4, assim como a embreagem seca. As rodas em magnésio ficam a cargo da Marchesini, enquanto o escapamento em titânio, meio quilo mais leve do que o que equipa a Panigale V4 S, é da Akrapovic.

Passando para a eletrônica, a Panigale V4 25° Anniversario 916 conta com o Ducati Traction Control EVO 2. Segundo a fabricante, a tecnonogia desenvolvida na MotoGP com a Desmosedici GP18 e que já equipa a Panigale V4 R tanto na versão de rua quanto na do Mundial de Superbike.

Uma Ducati que cabe no seu bolso! Clique e confira as ofertas!

De acordo com a Ducati, o sistema é mais eficiente na leitura da inclinação e possibilidade de derrapagem da roda traseira o mais cedo possível. Com isso, segundo a fabricante, as saídas de curva serão mais rápidas e suaves em qualquer condição. Outro item de destaque é o Ducati Quick Shift EVO 2, que mantém as trocas de marchas precisas em altas rotações. 

Além disso, a edição limitada é equipada com o kit Ducati Data Analyser e um módulo GPS, que permite ao piloto monitorar detalhes da pilotagem, como pressão no freio e níveis de aceleração e inclinação.

Leilão para a família de Carlin Dunne

A Ducati também anunciou que a moto de número cinco das 500 unidades da Panigale V4 25° Anniversario 916 será leiloada para a família de Carlin Dunne, que morreu na edição mais recente da prova de subida de Pikes Peak. Vencedor da edição do ano passado com uma Multistrada 1260, Dunne era o responsável por promover a estreia da Streetfighter V4 e estava a poucas curvas de vencer novamente quando sofreu o acidente fatal.

O valor arrecadado com a venda da Panigale V4 25° Anniversario 916 de número 5 será revertido para um fundo de arrecadação destinado para a mãe do piloto, que morreu aos 36 anos.

A Ducati Panigale V4 25° Anniversario 916 custa, na Europa, € 41.900, aproximadamente R$ 177.110 em conversão direta.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br