Dicas para viajar de moto com garupa.
Confira 6 dicas para viajar com garupa com mais conforto e segurança.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Esse assunto é bem interessante pois, de cara, temos dois pontos de vistas diferentes, de quem pilota e quem é o passageiro. Parece simples mas, alguns detalhes podem transformar a viagem dos sonhos em um pesadelo por isso vamos abordar alguns pontos interessantes.
Primeiro ponto a se pensar é quem irá na garupa: Esposa? Amigo? Pretendente? Sogra? Filho(a)?
Bom, se for a sogra, já sabe: estradas ruins, parada a cada 300km, curvas alucinantes, freadas bruscas, e por aí vai… Obviamente que é uma brincadeira, ou não…depende da sogra.
Na grande maioria das vezes, o posto de garupa é assumido pela namorada/esposa, portanto, levaremos essa idéia.
Em primeiro lugar agradeça por sua companheira te acompanhar em uma posição tão, digamos, cruel! Não tem espaço para movimentar o corpo, fica o tempo inteiro com a cabeça para um lado ou para o outro, não tem controle da motocicleta, enfim, só dá para conversar… Isso se tiver um comunicador, do contrário, é uma tentativa de comunicação.
Ponto importante para o piloto pensar: Qual moto vou levar a garupa? Algumas são muito confortáveis, já outras… sem condições, só em começo de relacionamento mesmo, quando é a fase da conquista…pois depois de algum tempo, esquece….(há exceções obviamente).
Primeira coisa a ser vista é a experiência do piloto para levar garupa, se não tem experiência, faça vários passeios curtos para os dois acostumarem com peso, posição e comportamento da moto e da garupa. Lembre-se, por mais que confiem um no outro, a relação piloto e garupa/garupa e piloto é diferente, portanto, a prática vai ajudar muito.
O destino é importante, não sendo a melhor escolha uma estrada esburacada ou não pavimentada longa, principalmente se não tem experiência fora do asfalto. Mesmo que fique mais longa, escolha uma rota mais confortável para a garupa, lembre-se que, quem está acostumado é você ( há exceções obviamente 2)
Aqui o bicho pega! Sabemos que normalmente elas precisam de mais espaço que nós, é fato! Não adianta argumentar ou questionar, é real! Pode ser que tenham alguns exageros de vez (em sempre) em quando mas, com a experiência, as bagagens vão se ajeitando e o volume diminuindo. Nem tente convencê-la de levar itens desnecessários (para você), é inútil, elas tem suas necessidades. Mas o bom senso deve prevalecer. Quer uma dica? Faça um teste para praia. A bagagem é menor e dá para levar uma infinidade de maiôs, biquinis, tangas, enfim. Por isso tem o item anterior. Não vá fazer a besteira de querer viajar para as montanhas no inverno!! Vai precisar de uma carreta! Vá para a praia e passe o dia lá…volte jantado, só tomar banho e …dormir.
Não! Aproveite que a viagem é curta e suba no conceito da garupa, você só tem a ganhar com isso. São 100km? Ótimo, escolha previamente um lugar para uma pausa, tome um café, bata um papinho, deixe ela ficar confortável , mudar de posição, enfim, relax. Mas a viagem é curta e tenho horário para chegar? Ótimo também, saia mais cedo para poder ter esse momento.
Não sei, só saberemos depois de ter escolhido o roteiro, carregado a moto e estiver tudo pronto. Nesse momento você vira para ela e diz: “Amorzinho, quando PRECISAR parar, me avise, ok?” Regra básica: NUNCA diga “Quando quiser parar”. Imagina você percorrendo a Rota das Malhas…brincadeiras a parte, garanta o xixi de ambos antes de sair e já sabe, elas não armazenam tanto quanto nós, ou seja, deu uma hora, uma hora e pouquinho, não pergunta, fale: “Amor, preciso dar uma paradinha.” Se programe para paradas mais frequentes e mais rápidas, só de mexer a musculatura já dá uma “acordada" no corpo.
Segurança é sempre bem vinda! Se você tem roupas para viajar de moto, certamente ela deve ter também, portanto, luvas, botas, calças e jaquetas apropriados são importantes, lembrem que ela é passageira e, mais cedo ou mais tarde vai ter que acostumar a viajar assim ou, desistir de viajar de moto. Aí veremos o tanto de amor que existe…Mas, basicamente é isso, se quer que viaje contigo, equipe-a com segurança e, de novo, tenha sensibilidade para que, se o clima estiver judiando (frio, calor ou chuva) , encontre subterfúgios para tentar amenizar o problema, que pode ser desde um chocolate quente, um suco geladinho na sombra ou até, achar um ponto para esperar a chuva passar ou diminuir.
Bom são só algumas dicas que podem ajudar nessa experiência mas, a melhor delas é que, se forem em mais casais, combinem só os pilotos para fazerem um passeio antes, um na garupa do outro, um pilota na ida e outro pilota na volta, aí será mais fácil entender as necessidades da sua garupa. Garanto que irão se surpreender e ja comprar um presente para sua garupa!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário