Com 101 cv e 167 quilos, Aprilia RS 660 é revelada em Milão

Modelo é o primeiro de família de média cilindrada que fabricante italiana deve ampliar no futuro

Por Gabriel Carvalho

Um ano após ser apresentada como conceito no Salão de Milão, a Aprilia RS 660 estreia em versão definitiva no mesmo palco. Nesta terça-feira (5), a fabricante exibiu a nova esportiva equipada com um motor de dois cilindros e 660 cm³ que utiliza como base os dois cilindros dianteiros da RSV4, superesportiva da fabricante de Noale.

Ainda um tanto quanto misteriosa, a fabricante informou apenas a potência do bicilíndrico que equipa a RS 660 - 101 cavalos - sem revelar torque e faixa de rotações onde os números são alcançados. Além da potência, a marca divulgou o peso seco da moto: 167 quilos.

A suspensão dianteira conta com garfo invertido de 41 mm da Kayaba e a traseira com balança monoamortecida. O freio dianteiro conta com discos de 320 mm mordidos por pinças radiais Brembo e a carenagem, como já se imaginava, conta com elementos aerodinâmicos já presentes na RSV4 e que tiveram o desenvolvimento iniciado na RS-GP, protótipo da fabricante na MotoGP.


Foto: Divulgação

Eletrônica de gente grande

A Aprilia RS 660 conta com uma unidade inercial (IMU) de seis eixos e pacote amplo de auxílios eletrônicos: controle de tração, antiwheelie, quickshifter bidirecional, cruise control e ABS com atuação em curvas.

São cinco modos de pilotagem: Commute, para circular pelas ruas de modo suave; Dynamic, que permite uma condução um pouco mais agressiva para uso em estradas; Individual, para o piloto personalizar ao próprio gosto as ajudas; o modo Challenge permite extrair tudo da RS 660 na pista mas com ajudas, enquanto o Time Attack é reservado aos pilotos mais experientes e que podem ir além sem ter tanta eletrônica interferindo.

Para os que vão circular em estradas sinuosas e com baixa luminosidade, a RS 660 ainda oferece farois que acompanham a trajetória da moto e são acionados de acordo com a inclinação da moto para a direita ou para a esquerda.

O painel TFT tem duas opções de visualização, Road e Track, além de permitir o pareamento de um smartphone à RS 660 através da interface de infotenimento MIA. Com isso, o motociclista pode receber e realizar chamadas além de espelhar o aplicativo de navegação de preferência no painel da moto.


Foto: Divulgação

Esportiva para as ruas?

A Aprilia diz que, apesar de características dignas de uma moto voltada para as pistas, a RS 660 é uma moto para uso nas ruas. Mesa e guidão, por exemplo, estão em uma posição mais elevada do que em uma superesportiva.

A Aprilia RS 660 será disponibilizada em dois esquemas de cor: preto com pequenos detalhes em vermelho e uma combinação de roxo e vermelho inspirada na RS250 Reggiani Replica, de 1994.

Preço? Nada por enquanto, a fabricante não divulgou o valor da RS 660. A julgar pelo pacote técnico, no entanto, a expectativa é de que a novidade da Aprilia, que marca a abertura de uma família de média cilindrada, não seja tão barata.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br