1290 Super Duke R, 890 Duke e 390 Adventure: novidades da KTM em Milão
Streetfighter topo de linha da família já era esperada, mas streetfighter média e aventureira da família 390 surpreenderam no primeiro dia do EICMA
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Outra novidade programada para esta terça-feira (5) era a apresentação da nova geração da KTM 1290 Super Duke R, naked topo de linha da fabricante austríaca. O modelo foi sendo revelado aos poucos em uma série de teasers veiculados nos últimos dias, mas faltavam alguns detalhes.
No primeiro dia do Salão de Milão para a imprensa, porém, a nova geração da 1290 Super Duke R apareceu para o mundo. Em relação ao motor, o V2 a 75° e 1.301 cm, chamado de LC8, foi retrabalhado e agora desenvolve 182 cv a 9.500 rotações por minuto, com torque máximo de 14,27 kgf.m a 8 mil giros.
Uma central inercial (IMU) de seis eixos auxilia no gerenciamento da eletrônica e a nova 1290 Super Duke R conta com controle de tração e ABS atuantes em curvas - o sistema de freios pode ser utilizado no modo "supermoto", desligado na traseira para permitir derrapagens controladas - entre outros recursos.
O conjunto de suspensão é da parceira de sempre da KTM nesse quesito, a WP. Os freios são Brembo e contam pinças Stylema na dianteira. O tanque é de 16 litros e o peso seco é de 189 quilos.
Quem achava que a 1290 Super Duke R seria a única novidade da KTM no Salão de Milão se enganou, pois a marca apresentou mais uma streetfighter, a 890 Duke R.
A agressiva 890 Duke R também é equipada com pinças Brembo Stylema e ABS com modo "supermoto", além de controle de tração atuante em curvas e com três níveis, além do modo Track. As suspensões, totalmente ajustáveis, são da WP também.
O motor que equipa a sucessora da 790 Duke é um bicilíndrico de 890 cm³ que alcança 120 cv de potência a 9.250 giros e torque de 10,09 kgf.m a 7.750 giros.
A nova naked média da KTM, por fim, também está mais leve: a 890 Duke R é três quilos mais leve do que a antecessora, com peso seco de 166 quilos.
Outra grande surpresa em Milão foi a estreia da pequena aventureira da KTM, a 390 Adventure. Equipada com o mesmo monocilíndrico de 373 cm³ que equipa a 390 Duke vendida por aqui, a pequena aventureira tem 44 cv de potência a 9 mil giros e torque de 3,77 kgf.m a 7 mil giros.
As suspensões, porém, são diferentes. Ainda que sejam fornecidas também pela WP, o conjunto que equipa a 390 Adventure é ajustável tanto na dianteira (compressão e retorno) quanto na traseira (retorno e pré-carga).
O freio dianteiro também é igual ao da 390 Duke, com disco de 320 mm com pinça Bybre, segunda linha da Brembo. A 390 Adventure é equipada com roda de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
Por fim, o tanque de combustível da KTM 390 Adventure é de 14,5 litros e o peso seco fica em 158 quilos. Os preços das três novidades da KTM no Salão de Milão não foram divulgados pela fabricante.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário