1290 Super Duke R, 890 Duke e 390 Adventure: novidades da KTM em Milão

Streetfighter topo de linha da família já era esperada, mas streetfighter média e aventureira da família 390 surpreenderam no primeiro dia do EICMA

Por Gabriel Carvalho

Outra novidade programada para esta terça-feira (5) era a apresentação da nova geração da KTM 1290 Super Duke R, naked topo de linha da fabricante austríaca. O modelo foi sendo revelado aos poucos em uma série de teasers veiculados nos últimos dias, mas faltavam alguns detalhes.

No primeiro dia do Salão de Milão para a imprensa, porém, a nova geração da 1290 Super Duke R apareceu para o mundo. Em relação ao motor, o V2 a 75° e 1.301 cm, chamado de LC8, foi retrabalhado e agora desenvolve 182 cv a 9.500 rotações por minuto, com torque máximo de 14,27 kgf.m a 8 mil giros.

Uma central inercial (IMU) de seis eixos auxilia no gerenciamento da eletrônica e a nova 1290 Super Duke R conta com controle de tração e ABS atuantes em curvas - o sistema de freios pode ser utilizado no modo "supermoto", desligado na traseira para permitir derrapagens controladas - entre outros recursos.

O conjunto de suspensão é da parceira de sempre da KTM nesse quesito, a WP. Os freios são Brembo e contam pinças Stylema na dianteira. O tanque é de 16 litros e o peso seco é de 189 quilos.


Foto: Divulgação

890 Duke R

Quem achava que a 1290 Super Duke R seria a única novidade da KTM no Salão de Milão se enganou, pois a marca apresentou mais uma streetfighter, a 890 Duke R.

A agressiva 890 Duke R também é equipada com pinças Brembo Stylema e ABS com modo "supermoto", além de controle de tração atuante em curvas e com três níveis, além do modo Track. As suspensões, totalmente ajustáveis, são da WP também.

O motor que equipa a sucessora da 790 Duke é um bicilíndrico de 890 cm³ que alcança 120 cv de potência a 9.250 giros e torque de 10,09 kgf.m a 7.750 giros.

A nova naked média da KTM, por fim, também está mais leve: a 890 Duke R é três quilos mais leve do que a antecessora, com peso seco de 166 quilos.


Foto: Divulgação

390 Adventure

Outra grande surpresa em Milão foi a estreia da pequena aventureira da KTM, a 390 Adventure. Equipada com o mesmo monocilíndrico de 373 cm³ que equipa a 390 Duke vendida por aqui, a pequena aventureira tem 44 cv de potência a 9 mil giros e torque de 3,77 kgf.m a 7 mil giros.

As suspensões, porém, são diferentes. Ainda que sejam fornecidas também pela WP, o conjunto que equipa a 390 Adventure é ajustável tanto na dianteira (compressão e retorno) quanto na traseira (retorno e pré-carga).

O freio dianteiro também é igual ao da 390 Duke, com disco de 320 mm com pinça Bybre, segunda linha da Brembo. A 390 Adventure é equipada com roda de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.

Por fim, o tanque de combustível da KTM 390 Adventure é de 14,5 litros e o peso seco fica em 158 quilos. Os preços das três novidades da KTM no Salão de Milão não foram divulgados pela fabricante. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br