BMW lança nova R 1250 RT na Europa com cruise control por radar

Modelo atualizado ganha ainda novo design e painel TFT com mais de dez polegadas

Por Gabriel Carvalho

A BMW Motorrad lançou recentemente no Brasil a R 1250 RT, touring da marca alemã que conta com o mesmo motor da R 1250 GS - que se destaca principalmente pelo comando de válvulas variável da fabricante, chamado de ShiftCam.

Na Europa, porém, o modelo vai mudar em 2021. A marca revelou a atualizada R 1250 RT com algumas novidades. A começar pelo design, que traz como mudança mais visível o novo conjunto óptico dianteiro full LED - há como opcional o recurso cornering lights, que faz com que o farol dianteiro acompanhe o sentido das curvas e ilumine o caminho do motociclista.

AS MOTOS DA BMW MAIS DESEJADAS VOCÊ VÊ AQUI!

O motor, agora adequado às normas Euro5 de emissão de poluentes, mantém os mesmos números: permanece a configuração boxer com 1.254 cm³ de cilindrada, que entrega 136 cv de potência máxima a 7.750 giros e torque máximo de 14,58 kgf.m a 6.250 giros.

O painel também muda: a R 1250 RT 2021 vai ganhar no exterior um painel TFT de 10,25 polegadas com sistema de navegação integrado e conexão Bluetooth. A identidade visual do novo painel é a mesma que os brasileiros já conhecem da R 1250 GS e S 1000 RR, por exemplo.


Foto: Divulgação

Freios ABS Pro e controle de tração são itens de série no novo modelo. Além disso, a nova R 1250 RT ganha um novo modo 'Eco', que como o nome sugere tem como objetivo auxiliar o motociclista a economizar combustível. Os modos de pilotagem Pro podem ser acrescentados ao modelo como opcional.

Mas a grande novidade do lançamento é o cruise control com radar. Anunciado mais cedo neste ano, o Active Cruise Control (ACC) foi desenvolvido em parceria com a Bosch e estreia na nova R 1250 RT como opcional.

O sistema permite ao motociclista determinar a velocidade a distância em relação a veículos à frente. Estabelecidos os valores, se a distância começar a diminuir, o sistema reduz a velocidade automaticamente para que a distância permaneça a que o piloto escolheu.

Outro destaque do sistema é a atuação em curvas, reduzindo a velocidade conforme o ângulo de inclinação aumenta e ainda suaviza a atuação de acelerador e freios em tais situações.

Diferente da Ducati Multistrada V4, que também terá sistema de cruise control por radar, a nova BMW R 1250 RT não vai contar com um sensor na parte traseira. Na Grã-Bretanha, a novidade chega no primeiro semestre de 2021 com preço inicial estimado em £ 15.815, cerca de R$ 114.690 em conversão direta.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br