Honda registra patente de aventureira com motor supercharger

Patente mostra desenho que indica motor com recurso utilizado para aumentar desempenho

Por Gabriel Carvalho


Foto: Reprodução

Uma aventureira com motor supercharger. Se você pensou que falaríamos de Kawasaki, não é este o caso. A Honda registrou uma patente em que indica o trabalho em um motor com o recurso em cima do chassi que parece ser o da CRF 1100L Africa Twin.

Atualmente, a fabricante não conta com um motor com o recurso, que tem ganhado cada vez mais destaque na Kawasaki - no final do ano passado, a Z H2, com mais de 200 cv de potência, foi a adição mais recente à linha com motores supercharger.

PROCURANDO UMA AFRICA TWIN? ENCONTRE A SUA AQUI!

Isso significa que a Honda pode estar trabalhando em uma Africa Twin com potência muito superior ao que se vê atualmente? Não necessariamente. Na atualização mais recente, a fabricante aumentou a cilindrada - o dois cilindros em linha passou de 999,1 cm³ para 1.084 cm³, especialmente para adequar o modelo às normas Euro5 de emissão de poluente - e o motor ganhou alguns cavalos, passando de 95 cv para 102 cv.

Segundo a imprensa internacional, o motivo para a Honda trabalhar no motor supercharged é se antecipar às futuras normas ainda mais exigentes em relação às emissões.

Com o supercharger, a fabricante poderia dar mais um tempo de vida para o motor atual sem ter que fazer uma grande atualização - afinal, criar um novo motor requer tempo e, principalmente, dinheiro.

Será que teremos uma Africa Twin supercharger no futuro? Só o tempo dirá, mas a fabricante registrou a ideia, o que deixa no ar a possibilidade de uma aventureira, no mínimo, em tal configuração - há uma tendência cada vez maior nas fabricantes de plataformas que acabam servindo de base para mais de um modelo.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br