Honda registra patente de aventureira com motor supercharger
Patente mostra desenho que indica motor com recurso utilizado para aumentar desempenho
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Uma aventureira com motor supercharger. Se você pensou que falaríamos de Kawasaki, não é este o caso. A Honda registrou uma patente em que indica o trabalho em um motor com o recurso em cima do chassi que parece ser o da CRF 1100L Africa Twin.
Atualmente, a fabricante não conta com um motor com o recurso, que tem ganhado cada vez mais destaque na Kawasaki - no final do ano passado, a Z H2, com mais de 200 cv de potência, foi a adição mais recente à linha com motores supercharger.
Isso significa que a Honda pode estar trabalhando em uma Africa Twin com potência muito superior ao que se vê atualmente? Não necessariamente. Na atualização mais recente, a fabricante aumentou a cilindrada - o dois cilindros em linha passou de 999,1 cm³ para 1.084 cm³, especialmente para adequar o modelo às normas Euro5 de emissão de poluente - e o motor ganhou alguns cavalos, passando de 95 cv para 102 cv.
Segundo a imprensa internacional, o motivo para a Honda trabalhar no motor supercharged é se antecipar às futuras normas ainda mais exigentes em relação às emissões.
Com o supercharger, a fabricante poderia dar mais um tempo de vida para o motor atual sem ter que fazer uma grande atualização - afinal, criar um novo motor requer tempo e, principalmente, dinheiro.
Será que teremos uma Africa Twin supercharger no futuro? Só o tempo dirá, mas a fabricante registrou a ideia, o que deixa no ar a possibilidade de uma aventureira, no mínimo, em tal configuração - há uma tendência cada vez maior nas fabricantes de plataformas que acabam servindo de base para mais de um modelo.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário