Aprilia SR GT 125: nova scooter aventureira é lançada na Europa
Um scooter de uso urbano, mas que pode ir para a terra. Seria uma ótima opção no nosso mercado!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
A Aprilia acaba de anunciar na Europa o início da comercialização da sua nova scooter SR GT 125. O modelo que marca o regresso do fabricante italiano no segmento.
Depois do anúncio de venda da Aprilia Tuareg 660, a marca inicia as vendas da nova scooter SR GT 125, como segunda grande novidade neste início do ano.
Longe de uma categoria onde já fez sucesso nos anos 90, com as suas arrojadas propostas esportivas nas pequenas 50cc, a Aprilia agora volta ao mercado trazendo um scooter com design agressivo e moderno, que pode ser usado tanto no asfalto como na terra.
O SR GT é um modelo esportivo que oferece uma utilização que vai além do habitual meio urbano, para isso possui algumas características de destaque entre os concorrentes da mesma cilindrada e estilo como, suspensões, pneus de uso misto e um novo motor.
Seu motor é um i-Get de última geração que se destaca em potência e eficiência. Possui injeção eletrônica, quatro válvulas e refrigeração líquida, sendo um monocilíndrico de 125 cc com potência de 11 kW (15 cv) e torque de 12 Nm a 6500 rpm.
O motor tem sistema Start & Stop chamado RISS (Regulator Inverter Start & Stop System) que dispensa o motor de partida e é substituído por um motor elétrico brushless instalado diretamente no virabrequim. A partida é mais silenciosa, mais leve, mais confiável e com menor consumo.
Este sistema RISS, desliga automaticamente o motor entre 1 e 5 segundos depois de ter parado (desde que o motor esteja na temperatura de operação correta). Girando levemente o punho, o motor liga novamente. Isso se traduz em uma notável redução no consumo, 40 km/l segundo o fabricante.
O chassi é de berço duplo em tubo de aço de alta resistência combinado com um sistema de suspensão de longo curso completamente novo desenvolvido especificamente para este modelo.
Na dianteira um garfo Showa com diâmetro de 33mm e 122 mm de curso, na traseira um duplo amortecedor Showa com molas helicoidais com pré-carga ajustável em 5 posições, curso de 102 mm.
O peso total é de 144 kg com o tanque cheio, rodas de liga leve de 14"polegadas na frente e 13" polegadas na traseira, freio a disco dianteiro de 260 mm, um disco traseiro de 220 mm e a distância do solo de 175mm.
O tanque de 9 litros permite à Aprilia SR GT uma autonomia aproximada, segundo o fabricante, de 350 km. Sob o assento, 25 litros de capacidade de carga com espaço suficiente para abrigar um capacete integral.
Farol e lanterna traseira de LED, tem um guidão alto e pára-brisa de acrílico. O painel é inspirado nas motocicletas convencionais modernas, com uma grande quantidade de informações e com diferentes modos de pilotagem. Tela TFT (Thin Film Transistor ou, em português, Transistor de Filme Fino), com conectividade no App Aprilia MIA, para ser emparelhado com smartphones.
Aprilia SR GT 125 disponível em três cores, Aprilia Black, Street Grey e Infinity Blue, todas combinadas com pedaleiras cinza prateadas, rodas pretas e assento preto com costura cinza. Este modelo não está disponível para venda no Brasil somente na Europa.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário