Kawasaki GPZ 750 Turbo, fim de uma era!

A Honda lançou a moda e as outras vieram no embalo, mas durou pouco...

Por Trinity Ronzella

Com a ideia das 750cc terem o desempenho de uma 1000cc, a onda das turbos durou pouco! Elas prometiam muito com menos, ou seja, uma moto menor e mais fácil de manobrar, andando igual as maiores!

Isso aconteceu a mais de 40 anos, no início dos anos 80, quando as japonesas entraram na era do turbo-compressor!

Foto: Divulgação - Kawasaki GPZ 750 Turbo

 

A Honda foi a primeira e em seguida, Suzuki e Yamaha lançaram seus modelos com turbocompressores, só então, a Kawa resolveu colocar uma representante no mercado em 1983, a GPZ 750 Turbo!

A base do motor utilizado é o da GPZ 750, com duas válvulas por cilindro e arrefecimento a ar. Os 112 cv a 9.000rpm eram desenvolvidos por uma injeção eletrônica à frente de sua época e o turbocompressor, alocado na parte dianteira do bloco, girava a 20.000 rpm.

 

Foto: Divulgação - Kawasaki GPZ 750 Turbo

Pesando 241 kg, até os 6.000 rpm era uma senhora comportada mas, daí para frente, virava uma doida que percorria de 0 a 400 metros em menos de 11 segundos, além de ultrapassar os 235km/h!

Essa máquina era difícil de controlar em curvas e,  fisicamente falando, era exigido igualmente  uma 1000cc, sem contar que era um desafio saber quando o motor responderia com toda potência. 

Tudo isso descrito no parágrafo anterior parecia o ideal para um país: os Estados Unidos!

 

Foto: Divulgação - Kawasaki GPZ 750 Turbo

As largas e longas estradas da terra do Tio Sam, quase não tinham curvas, ou seja, se encaixavam perfeitamente no perfil dessa moto.  Os 4cc em linha, 738 cm³, 5 marchas e o slogan de “A moto em produção mais rápida do mundo” criado pela própria Kawa, não foram suficientes, e ela vendeu aproximadamente 3.500 modelos nos EUA no curto período de sua vida de 2 anos. Se pensarmos que foram produzidas 6.300 delas, realmente os americanos gostaram!

Foto: Divulgação - Painel Kawasaki GPZ 750 Turbo

Pode ser que devido as concorrentes terem iniciado antes, o fervor pelos modelos turbo estivesse esfriando quando ela foi lançada, mas isso não tira o fato dela ter sido a mais bem acabada e com o maior desempenho entre elas, o que a torna nos dias de hoje, um objeto desejado por colecionadores que pagam aproximadamente US$ 18.000 por uma dessas em perfeitas condições.

Foto: Divulgação - Painel Kawasaki GPZ 750 Turbo

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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