Honda ADV 150 - Conheça o Caminho do Sal

Acompanhe nossa dica de passeio pelo Caminho do Sal, estrada de terra.

Por Thiago Dantas

A Honda ADV 150 mistura o estilo aventureiro com a praticidade da scooter. Para testar a scooter aventureira da Honda, levamos a ADV 150 para um passeio diferente na Estrada Velha de Santos até o Caminho do Sal para ver como ela se sai na rodovia e nas estradas de terra.

 


Estrada do Sal - Primeiro trecho - Foto: MOTO.com.br

 

Nossa aventura começa saindo da cidade de São Paulo sentido a Via Anchieta.  Equipada com o mesmo motor de 150 cilindradas da PCX que entrega 13,2 cv a 8.500 rpm, a ADV vai muito bem na cidade. O baixo peso possibilita desviar dos carros facilmente e o câmbio CVT em conjunto com o sistema start-stop ajudam na economia de combustível.

 

Na rodovia foi possível rodar em uma velocidade de 90 até 100 km/h nas retas, infelizmente, nas subidas a velocidade diminui um pouco. Com paciência e os cuidados com os caminhões, você consegue curtir a estrada e viver novas aventuras. 

 

Passeio na Estrada Velha do Mar de Moto

 

A Estrada Velha de Santos ou Caminho do Mar é uma das mais antigas ligações entre o litoral e São Paulo. Na época colonial, a trilha dos Tupiniquins como era chamada, iniciava-se na vila de São Vicente, atravessava uma área alagada (hoje Cubatão) e prosseguia Serra do Mar acima, até as nascentes do Rio Tamanduateí (no atual município de Mauá) e, daí, ao Córrego Anhangabaú, na aldeia do índio Tibiriçá, em Piratininga (atual Pátio do Colégio, no centro histórico de São Paulo). A estrada foi fechada em 1985 para o trânsito de veículos particulares e atualmente faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar.

 

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Após sair da Via Anchieta, você entra no início da Rodovia Caminho do Mar com suas curvas que vai contornando a represa Billings. Ao chegar ao topo da serra, você encontrará a portaria do Parque da Serra do Mar. 

 

O parque funciona de quarta-feira a domingo, inclusive feriados, entre 8h e 17h. E você tem duas opções de visitas: a pé ou de motocicleta. Isso mesmo, a MotorRoad Experience - startup especializada na criação de experiências para motocicletas - em conjunto com o Parquetur, empresa que tem a concessão do Parque Caminhos do Mar, organiza uma vez por mês um super passeio para você realizar com a sua moto e conhecer lugares históricos como a Calçada Lorena, primeira ligação pavimentada entre São Paulo e o litoral paulista, o Rancho da Maioridade ou Casa de Pedra. Você pode comprar o ingresso para essa experiência aqui. 

 

Dessa vez, fiquei apenas sentado na beira da represa observando a paisagem e tomando uma água que levei no compartimento sob o banco da ADV 150, com capacidade de 27 litros, é possível levar bastante coisa ou até guardar um capacete tamanho grande fechado. 

 

Honda ADV 150 encarra trilha?

 

 
 
 
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Tá, mas cadê a terra? Vamos agora para o Caminho do Sal, uma rota ecoturística dividida em três trechos, que liga a Estrada Velha de Santos à cidade de Mogi das Cruzes passando por Paranapiacaba. Os trechos resgatam a história dos primeiros caminhos do Planalto Paulista originados no período da colonização pela coroa portuguesa, ainda no século XVII. Por ali, tropeiros transportavam sal para abastecimento da região. A rota também foi utilizada para o transporte clandestino de pedras preciosas, o que motivou seu bloqueio, na época, pelo rei.

 

No Caminho do Sal, você passeia pelo topo da Serra do Mar no meio da Mata Atlântica, na sua maioria a estrada é de terra e pedregulho. Mas devido ao clima úmido e grande quantidade de chuva, o caminho pode se tornar uma aventura. Será que a Honda ADV 150 encara? 

 

A estrada é autoguiada com pequenas placas ou demarcações em postes e muito utilizada pelo pessoal para andar de bicicleta. 

 

O trecho até o sangrador da Billings é uma boa estrada de terra com chão batido e o local é para tirar uma fotos. A ADV 150 se saiu bem neste primeiro trecho, o pneu de uso misto proporciona segurança na pilotagem e as suspensões com um longo curso (130 mm na dianteira e  120 mm na traseira) deram conta de absorver bem as imperfeições do piso. 

 


Sangrador da Represa Billings - Foto: MOTO.com.br

 

Após o sangrador, a estrada começou a ficar mais perigosa com grandes poças de água, pois choveu durante a semana toda. Além disos, o scooter teve que enfrentar diversas subidas e o motor com torque contínuo se saiu bem. A ADV possui ABS apenas na roda da frente, mas é preciso tomar cuidado na pilotagem, pois as rodas de liga leve possuem diâmetro pequeno e no caminho tinha bastante pedra solta. 

 

Infelizmente, na metade do caminho um alagamento no meio da estrada, onde a água ultrapassava a metade da roda impossibilitou finalizar o trecho 01 do Caminho do Sal. Então, voltei pela mesma estrada e fui almoçar uma deliciosa porção de peixe no restaurante flutuante Netuno, o restaurante fica dentro de um navio na própria represa Billings. Uma outra opção de restaurante é o Rei do Abadejo, um dos mais procurados da região. 

 

Apesar de não conseguir concluir nosso trajeto, vou deixar o mapa do passeio completo para vocês:

 

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Conclusão:

O estilo da ADV 150 mistura o on e off road na medida certa. Mas, a sua casa mesmo é a cidade. E por incrível que pareça suas características de off road, como suspensão, rodas e altura do solo, enfrentaram o asfalto castigado da cidade com maestria, que se traduz em mais conforto para o piloto. 

Em estradas de terra com chão batido ela vai muito bem e nas rodovias, é preciso entender que a velocidade final é baixa, mas você chega. Melhor se aventurar que ficar em casa deitado no sofá no domingo à tarde. 

A Honda ADV 150 acaba sendo uma boa opção para quem quer enfrentar o trânsito com estilo, economia e conforto.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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