Conhecendo Montevidéu - Parte 3

Na seqüência do moto turismo pelo Uruguai, grupo encontra amigo motociclista da região.

Por Leandro Alvares

Jerre Rocha

Nesta parte do relato vou abrir um parêntese para falar do povo uruguaio e de uma pessoa que o representa muito bem: Alejandro Lema, do Moto Grupo Yacaré.

Vínhamos observando ao longo da viagem como as pessoas eram acolhedoras, simpáticas, alegres e como tínhamos feito um contato antecipado via e-mail com Alejandro, pedindo ajuda para conhecer Montevidéu com mais facilidade, em torno de 9h30 da quarta-feira lá estava ele no hotel.

Deixamos as motos e percorremos a cidade de carro, o que facilitou muito para conhecê-la, em todo seu esplendor. Nossos sinceros agradecimentos, por se disponibilizar a estar conosco, mostrar sua cidade, dividir um chimarrão, sem esquecer das Patrícias, é claro.

Mas não podemos esquecer também do Martin, eleito assessor gastronômico dos Yacaré's, segundo Alejandro, que nos serviu uma faina (lê-se fainá) bem apimentada, pizza de mussarela com panceta e uma bela milanesa. Aproveito aqui para deixar uma dica: parada obrigatória é na Pizzeria Portugalia, que fica na Avenida Giannttasio km. 24.100 Casi Marques Castro, grande Montevidéu, e pode pedir para falar com o Martin, tenho certeza que vais ser muito bem recebido.

Seguindo nosso passeio pela cidade, visitamos a Fortaleza de Montevidéu, uma construção espanhola do tempo colonial, onde se tem uma bela panorâmica da região. No museu que funciona em seu interior, pode-se contemplar armamento da época, roupas militares...Fica um pouco fora do centro, mas vale a pena.

Em Ciudad Vieja, próxima ao Porto, concentram-se prédios históricos, bancos, repartições públicas, resumindo, muita história e arquitetura clássica. O Mercado Del Puerto, inaugurado em 10 de outubro de 1868, defronte a baía, hoje é um agradável local, com muitos restaurantes, lembranças turísticas, é um belo passeio. Observe bem os detalhes, pois peças como as estruturas vieram de Liverpool, Inglaterra.

A praça Independência Teatro Sólis é um embarque no túnel do tempo. Já uma prisão com muros grossos e fama de inexpugnável hoje abriga um shopping center, o Punta Carretas.

Na La Rambla, uma avenida costeira com 18 km de extensão, tem de um lado o Rio de La Plata e no outro, Montevidéu. Percorrendo esta avenida, pode-se ver o Hotel Casino Carrasco, Sede do Mercosul, e se estendendo um pouco mais ir a Ponte das Américas.

Após termos rodado o dia todo pela cidade, nos despedimos do nosso amigo Alejandro e com o cair da noite fomos para a Ruta um, onde pegamos chuva pela primeira vez. Fomos pernoitar em uma cidade logo em seguida, que nos foi uma grata surpresa, Nueva Helvécia.

Continua...

O “motonauta” Jerre Rocha participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.

Veja também:
Uruguai de costa a costa - Parte 1
Aventura pelo Uruguai - Parte 2
Fonte:
Moto Repórter

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br