Garinni GR 150 P

O scooter Garinni é fácil de pilotar e traz roda grande de 16 polegadas.

Por Bruno Rocco

Você sabe o que é gestão da mobilidade? A resposta é simples: é a capacidade de qualquer pessoa ir a qualquer lugar a qualquer momento. Mas em função do crescimento desordenado, da falta de planejamento urbano e do aumento do número de automóveis em circulação, esta tarefa fica cada dia mais difícil.

Isso, sem contar, com a ineficiência do transporte coletivo, que não é capaz de suprir todos os problemas de locomoção dos grandes centros. Por isso, os veículos de duas rodas são sinônimos de mobilidade.

E um bom exemplo é o scooter Garinni GR 150 P. Com design italiano, o modelo apresenta um importante diferencial frente aos scooters concorrentes: as rodas de liga-leve de 16 polegadas, que oferecem mais estabilidade em vias esburacadas.

O preço do modelo 2008 gira em torno de R$ 7.600,00 - maior que o scooter Suzuki Burgman 125 (R$ 5.990,00) e que a Yamaha Neo AT 115 (R$ 6.062,00), porém o scooter Garinni tem propulsor de melhor desempenho entre os três.

À primeira vista, o scooter da Garinni impressiona por seu estilo elegante e pelo porte avantajado. Suas linhas retrô devem agradar quem quer se diferenciar na multidão formada pelos milhares de motociclistas.

As mulheres deverão ser as principais compradoras do modelo, já que oferece espaço de sobra para transportar pequenos objetos. Conforto e ergonomia também são destaques do modelo que, a partir de fevereiro, será montado no Brasil.

MOTOR E CICLÍSTICA
O motor monocilíndrico de 152,7 cm³ conta com refrigeração líquida e oferece bom rendimento. Com 12,1 cv a 7.000 rpm de potência máxima e torque máximo de 0,92 Kgf.m a 6.000 rpm de torque máximo, a GR 150 P oferece bastante agilidade no trânsito urbano.

Em conjunto com a transmissão automática CVT, o scooter até surpreende com seu desempenho, respondendo rapidamente ao comando do acelerador. Outro ponto que surpreende é o ângulo de inclinação nas curvas, bastante elevado para um modelo da categoria.

O Garinni GR 150 P conta com tradicionais soluções em termos de suspensões: garfo telescópio na dianteira e braço oscilante com duplo amortecimento regulável na traseira. Porém, as rodas de aro 16 e pneus largos e altos, se comparados com a concorrência, conseguem ajudar no árduo trabalho de absorver os impactos em pisos irregulares.

O sistema de freios – disco em ambas as rodas – cumprem bem o seu papel. Porém, o piloto deve optar por uma direção mais defensiva, brecando com antecedência para evitar sustos desnecessários. Como o scooter é “empurrado” pela dupla motor-CVT, parece que a frenagem tem efeito retardado.

GARINNI EM NOVA FASE
Recém adquirida pelo grupo Itapemirim, maior grupo empresarial de transporte de passageiros da América Latina, a Garinni montou uma nova área industrial no PIM (Pólo Industrial de Manaus - AM) com 5 mil m² e adquiriu também outra área para armazenamento, com 3 mil m².

Nesta nova fábrica, a Garinni terá duas linhas de montagem, com capacidade instalada para produzir mensalmente até 5 mil unidades de motocicletas e scooters.

"Investimos até agora US$ 15 milhões para instalar a nova fábrica da Garinni, com a compra de novos equipamentos, construção, contratação e treinamento de mão-de-obra e capital de giro para começar a produzir a nova linha 2008", explica Camilo Cola Neto, o jovem presidente da Garinni Motors.

A linha 2008 de motocicletas e scooters começarão a ser montados na nova
fábrica em fevereiro de 2008 e imediatamente deverão ser distribuídos, inicialmente, para os 40 pontos de venda da marca espalhados pelo Brasil.

São oito versões de motocicletas e scooters, divididos basicamente em três segmentos: street (125 e 150 cc), custom (250cc) e scooter (125 e 150cc), além de um quadriciclo (500cc).

O principal parceiro da Garinni é a chinesa Qian Jiang (QJ), uma das cinco maiores fabricantes de motocicletas do mundo, que exporta mais de 300 mil unidades para diversos países do mundo, entre eles, Europa, Ásia e Estados Unidos. Detalhe: a QJ é proprietária da marca italiana Benelli (fabricante de motos e scooters). O plano da Garinni é produzir e vender 30 mil unidades em 2008.

FICHA TÉCNICA

GR 150 P
Motor  Quatro tempos, refrigerado a água
Capacidade cúbica 152,7 cm³
Potência máxima 12,1 cv a 7.000 rpm
Torque máximo 0,92 kgf.m / 6.000 rpm
Transmissão Automática tipo CVT
Ignição Eletrônica tipo CDI (Ignição por descarga capacitiva)
Partida Elétrica e pedal
Suspensão dianteira  Garfo telescópico
Suspensão traseira Braço oscilante com duplo amortecimento regulável
Freio dianteiro Disco 
Freio traseiro Disco
Pneu dianteiro 100 / 80 – aro 16
Pneu traseiro 110 / 80 – aro 16
Comprimento  2.034 mm
Largura  700 mm
Altura  1.186 mm
Distância do solo 140 mm
Altura do assento  n.d.
Peso seco  126 kg
Tanque de combustível 7,0 litros
Preço  R$ 7.593,00

Fonte:
Agência Infomoto

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