Patentes da nova scooter elétrica da Yamaha são reveladas

O E01 da Yamaha foi revelado como conceito em 2019 e atualmente surgiram os primeiros desenhos de patentes

Por Thiago Dantas

A Yamaha ainda anda a passos lentos na eletrificação de sua linha, atualmente a Yamaha conta com algumas opções elétricas (nenhuma no mercado brasileiro), entre elas temos: a scooter elétrica e-Vino com estilo retrô e autonomia de 58 km e a EC-05, desenvolvida em parceira com a Gogoro que possui visual mais contemporâneo e autonomia de 110 km com uma carga. 

Mas isso deve mudar, a Yamaha deve colocar em circulação seu conceito elétrico apresentado no Salão de Tóquio em 2019, a scooter elétrica E01. Projetada para ocupar o lugar de uma scooter de 125cc, provavelmente terá uma potência de 11 kw, cerca de 15 cv. Um grande avanço no desempenho em relação aos modelos eletrificados presentes na linha da montadora japonesa. 

 
Patente mostra uma scooter elétrica da Yamaha - Escritório japonês de patente

No início de 2021, a Yamaha entrou com pedido no European Union Intellectual Property Office para o nome E01 especificamente para “motocicletas elétricas e suas peças e acessórios”, agora no Japão surgiu desenhos de patentes da tecnologia da scooter elétrica que sugere uma ideia de como será a versão da produção. 

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O conceito E01 já apresentava um desenho direcionado para produção sem muitos detalhes futuristas e como pode-se notar no desenho da patente, a scooter movida a bateria tem uma aparência moderna e totalmente utilizável.

 
Possível bocal para carregamento (n 40) com luz de LED em volta - Escritório japonês de patente

No desenho da patente é possível enxergar detalhes que vêm de outras motos da Yamaha, como os faróis que parecem inspirados na motocicleta R1 com duas unidades de LED montadas na frente da moto. No meio, que parece um farol grande, deve ser um bocal que dá acesso ao soquete de carregamento da scooter - seguindo uma tendência de motocicletas e carros elétricos de colocar o soquete na região frontal para facilitar o estacionamento frontal na hora do carregamento. Ao entorno do bocal tem duas luzes de LED, que devem ter uma função para informar o estágio do carregamento da scooter através de uma iluminação diferenciada. 

 
Bateria de íon-lítio deve ficar entre os pés do condutor - Escritório japonês de patente

O grande diferencial é que nos desenhos de patente a bateria deve ficar entre as pernas do piloto e posicionada longitudinalmente, portanto, não terá a plataforma livre para os pés, esse vão livre é típico das scooters. A bateria em si é uma unidade de íon-lítio e, apesar do fato da Yamaha ter assinado um contrato com a Honda, KTM e Piaggio para criar uma especificação padronizada para baterias de motocicletas trocáveis, a bateria E01 não foi projetada para ser removida.

A traseira tem um desenho convencional, parecendo que o detalhe em tecido tipo tweed do conceito ficou de fora da versão final, além disso apresenta um design de lâmpada traseira em uma tira fina de LED com um suporte de placa e luz mais prático do que apresentado no conceito. 

Os garfos convencionais da suspensão dianteira estão visíveis agora, assim como os retrovisores aparentam ser maiores para facilitar a visibilidade.

 
É esperado uma potência similar de uma scooter de 125 cv - Escritório japonês de patente

Apesar das patentes só terem sido publicadas pelo escritório japonês apenas agora, elas foram apresentadas no final de 2019 coincidindo com a apresentação do conceito E01 no Salão de Tóquio. Isso sugere, que o plano da Yamaha sempre foi fazer a E01 uma oferta do mundo real. 

Quando será revelado? Ainda não se sabe, mas as mídias estrangeiras apontam a chegada para 2021 ou início de 2022.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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