HONDA PCX 2022, o que será que mudou?
A Honda PCX 2022 vem com novas cores e grafismos
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Em sua 3ª geração, com mudanças em cores e grafismos, a Honda PCX 2022 quer manter a liderança no segmento. A fim de conhecimento, a PCX alcançou nada menos que 62% dos emplacamentos em sua categoria em 2020, segundo a Fenabrave.
Em 2009 foi lançada a Lead 110 no mercado nacional, para depois de 4 anos, em 2013, chegar a Honda PCX 150.
Em sua terceira geração a PCX já se consagrou no mercado nacional, e lidera o segmento das Scooters, atendendo muito bem desde os motociclistas mais experientes como também, os que acabam de ingressar no mundo das duas rodas!
Em quatro versões: PCX CBS, PCX ABS, PCX DLX ABS e a PCX Sport ABS, suas qualidades vão fazer com que continue na lista de desejos para quem procura um veículo prático, econômico, com manutenção baixa e bom valor de revenda.
A arquitetura técnica de todas as versões são a mesma. O motor é o consagrado monocilíndrico SOHC (Single Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic), com potência máxima de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm. Dotado sistema eSP (enhanced Smart Power), tal dispositivo reduz a rotação do motor automaticamente quando em aceleração constante em terreno plano, beneficiando economia e durabilidade.
Dotada do freio CBS - Combined Braking System -, que opera com freio a disco na dianteira e tambor na traseira. A particularidade do CBS é a distribuição da força de frenagem de modo diferenciado em ambas as rodas através do manete de freio esquerdo (30% na dianteira e 70% na traseira), restando ao manete direito a atuação exclusiva no freio dianteiro. O CBS é, reconhecidamente, responsável por uma importante redução nos espaços de frenagem, e particularmente indicado para motociclistas iniciantes. (PCX CBS: Azul Perolizado, R$ 13.510,00 - sem frete).
O segundo modelo da família, é a PCX ABS, que conta com opção em cor metálica e sistema de frenagem assistida eletronicamente na roda dianteira e freios a disco em ambas as rodas, mesma solução adotada pelos modelos "top", a PCX DLX ABS e a PCX Sport ABS. (PCX ABS: Cinza Metálico, R$ 14.990,00 - sem frete)
Por outro lado, a DLX ABS e a Sport ABS vem mecanicamente igual a PCX ABS, mas se diferenciam com a paleta de cores mais requintada para a DLX e a Sport com uma tonalidade mais esportiva. (PCX DLX ABS: Prata Metálico, R$ 15.390,00 - sem frete //PCX Sport ABS: Branco Fosco, R$ 15.390,00 - sem frete).
Quer exclusividade? Em tempos de se preocupar com a emissões de gases na atmosfera, a Honda PCX tem o ISS - Idling Stop System, que atua desligando automaticamente o motor nas paradas em semáforos, religando-o assim que o acelerador acionado. A transmissão tipo CVT V-Matic é outro fator de atração nos PCX, tanto pela comodidade na condução como pela robustez do sistema, cuja manutenção é mínima.
Quanto ao chassi/suspensões, as PCX dispõem de uma reforçada estrutura em tubos de aço, com suspensão telescópica hidráulica na dianteira, enquanto na traseira os amortecedores contam com molas de três estágios. Ambas as rodas são de 14 polegadas, calçadas com pneus 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira.
Completa a modernidade dos Honda PCX o painel com display tipo Blackout, a iluminação por LED nas DRL - Daytime Running Light, luzes de rodagem diurna, farol e lanterna traseira. Clássica comodidade das scooters, o compartimento sob o banco das PCX conta com 28 litros de capacidade e prático sistema de abertura através de tecla situada ao lado do botão de partida. À esquerda do escudo frontal há um compartimento dotado de tomada 12V.
As versões PCX Sport e PCX DLX contam com o Smart Key System, sensor presencial que destrava do botão de partida e tecla de acesso ao compartimento sob banco e tanque de combustível. Nos demais modelos da PCX, a partida ocorre por chave que comanda o dispositivo antifurto Shutter Key.
As Honda PCX 2022 estarão disponíveis nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de setembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário