Montadoras se unem na padronização das baterias para motos elétricas
Honda, Yamaha, KTM e Piaggio visam promover a mobilidade e reduzir a emissão de CO2
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
No dia 01 de Março de 2021 a Honda, KTM AG, Piaggio C SpA e Yamaha Motor Co. anunciaram a assinatura de uma carta de intenção para estabelecer um Consórcio voltado a baterias substituíveis em motocicletas e veículos elétricos leves.
Os fundadores do Consórcio acreditam que a padronização de bateria substituíveis poderá promover o interesse no uso de veículos elétricos leves, como também contribuir para uma gestão mais sustentável do ciclo de vida das baterias usadas no setor de transportes, baseado no contexto do Acordo Climático de Paris.
O Consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021. E apresenta como objetivo definir as especificações técnicas padronizadas do sistema de bateria substituível para veículos pertencentes à categoria L (legislação União Europeia): ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos. Ao trabalhar em colaboração com as partes interessadas, organizações de normalização nacionais, europeias e internacionais, os membros fundadores do Consórcio estarão envolvidos na criação de normas técnicas internacionais.
Noriaki Abe, Diretor Global das operações de Motocicletas da Honda Motor, afirma: "O esforço mundial voltado à eletrificação para reduzir a emissão de CO2 em escala global está se acelerando, especialmente na Europa. Para a ampla adoção de motocicletas elétricas, problemas como distância de viagem e tempos de carregamento precisam ser considerados, e as baterias substituíveis são uma solução promissora. Considerando a conveniência para o consumidor, a padronização de baterias substituíveis e ampla adoção de sistemas de bateria é vital, razão pela qual os quatro fabricantes concordaram em formar o Consórcio”.
Estendendo a autonomia, encurtando o tempo de carregamento e reduzindo os custos do veículo e de infraestrutura, os fabricantes buscam responder às principais preocupações dos clientes em relação ao futuro da mobilidade movida por eletricidade.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário