Vendas de motos novas despenca 33% em Fevereiro
Incluindo todos os segmentos automotivos, Fevereiro apresentou uma retração de 17,48%
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Nesta terça-feira, dia 2 de março, a FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou os números de emplacamentos de veículos no mês de Fevereiro.
Contabilizando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), somaram 242.080 unidades, o que representa uma retração de 17,48%, na comparação com fevereiro do ano passado (293.357 unidades).
Até na comparação com o mês de janeiro de 2021, fevereiro apresentou uma queda de 11,68%.
Mesmo com procura pelas motos como um meio de transporte individual e veículo de trabalho (delivery/serviços), a segunda onda do Coronavírus afetou diretamente a produção de motocicletas.
A crise sanitária em Manaus, onde estão situadas as principais montadoras de motocicletas, afetou diretamente a entrega de veículos novos.
As fábricas tiveram redução de turno, escassez de peças e componentes que causaram um desajuste de oferta. Com os estoques baixos, alguns modelos estão com fila de espera de até 40 dias.
O mercado licenciou 57.428 unidades de motocicletas em fevereiro de 2021, uma baixa de 28,07% em comparação a fevereiro de 2020. Mesmo comparando a janeiro, houve uma queda de 33,10% nos emplacamentos.
A Honda continua na liderança com um acumulado de 74,33% e a vice-líder Yamaha segue com 19,08%.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário