Patente registrada por Piaggio mostra scooter com asas móveis
Elementos aerodinâmicos devem ser controlados pelo piloto ou se ajustar de forma automática
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Foto: Reprodução
Quando se fala em elementos aerodinâmicos para motos, geralmente pensamos em modelos de alta performance, como as superesportivas Ducati Panigale V4, a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade ou a Aprilia RSV4, além da Ducati Streetfighter V4, que não é carenada mas conta com asas nas laterais da porção dianteira.
No que depender do grupo Piaggio, que é dono de marcas como a própria Aprilia e a Vespa, por exemplo, o conceito de asas pode ir além das motos de alta performance.
Um desenho de um registro de patente feito pelo grupo mostra o que parece ser o scooter de três rodas MP3 equipado com elementos aerodinâmicos nas laterais da carenagem dianteira.
O diferencial do conceito apresentado na patente, além de instalado em um scooter, é o de ser móvel. Não fica claro se os elementos aerodinâmicos serão ajustados manualmente pelo piloto ou de forma automática, mas o objetivo é claro: dar mais estabilidade, seja em altas velocidades - em rodovia, por exemplo - ou no contorno de curvas e em superfícies onduladas.
Evidentemente, especialmente pela pausa que o mundo foi obrigado a dar devido à pandemia do novo coronavírus, a ideia ainda deve demorar a aparecer nas ruas, mas já é um indício de que os elementos aerodinâmicos, que surgiram pela primeira vez nas competições de motovelocidade, tendem a ser adaptados para uso nas ruas para dar aos motocicilistas mais segurança na pilotagem.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário