Salão Duas Rodas: Grandes motos e sucesso de negócios
Maior evento de motos da América Latina trouxe grandes novidades para mais de 260 mil visitantes que estiveram no Pavilhão de Exposições do Anhembi
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A 13ª edição do Salão Duas Rodas, maior evento do setor da América Latina e um dos maiores do mundo, mais uma vez despertou a atenção dos amantes de motocicletas. Prova disso é que no último dia, 12 de outubro, até às 16h, o número de visitantes esperado de 260 mil pessoas para esta edição já havia passado pelo Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, para curtir os lançamentos e novidades do setor das mais de 400 marcas nacionais e internacionais participantes, além das várias atrações que aconteceram dentro e fora do espaço. Ao todo foram 64 horas de entretenimento e 58 apresentações e shows.
Em 2015, o Salão Duas Rodas teve um dia a mais para que profissionais do setor pudessem ser atendidos com exclusividade pelos expositores, interessados na realização de negócios, abertura de novos canais de vendas e relacionamento. “Somente neste dia tivemos a participação de 12 mil profissionais. Foi uma iniciativa que deu muito certo e todos saíram bastante satisfeitos. Além do entretenimento, visamos proporcionar às marcas participantes um ambiente propício para que sejam gerados bons números e contatos. Pelo que vimos, esse objetivo foi atingido”, avalia João Paulo Picolo, diretor do Salão.
As atrações, que aconteceram dentro e fora do Anhembi, também foram um chamariz para que o público participasse do Salão. Ao todo foram 58 apresentações e shows, 14 atividades e 64 horas de entretenimento. “Os visitantes puderam conhecer as novidades das principais marcas de duas rodas do Brasil e do mundo, além de se divertir com todas as atrações que trouxemos este ano, como o Duas Rodas Experience, onde uma pista foi montada para receber alta cilindrada; o grupo Força e Ação, de manobras radicais sobre duas rodas; os testes rides da Honda e Yamaha; o Jorge Negretti e equipe, com seus shows de acrobacia; o Led’s Tattoo, que pela primeira vez esteve no evento; o Triumph Wheelie Machine, com desafio para empinar uma moto, e muito mais. Tinham atrações para todas as idades”, diz o diretor da feira.
GRANDES LANÇAMENTOS
Triumph, Harley-Davidson, Yamaha, Traxx, Kawasaki, Honda, Dafra, BMW, Ducati, Indian Motorcycle, Polaris, Suzuki foram algumas marcas que fizeram seus lançamentos dentro do Salão Duas Rodas. Ao todo foram mais de 400 marcas e 500 modelos de motocicletas apresentadas, sendo 40 lançamentos. Na Harley-Davidson, por exemplo, foi possível conhecer a primeira motocicleta elétrica da história da marca americana. Ela é um protótipo e ainda não está à venda, mas os visitantes do Salão puderam não só conhecer, mas também fazer um test ride “virtual” no modelo, por meio de um simulador. A Indian Motorcycle escolheu o Salão para mostrar os cinco modelos que serão vendidos no país: Scout, Chief Classic, Chief Vintage, Chieftain e Roadmaster.
Para quem curte grandes máquinas, a Kawasaki lançou a Ninja H2R, exclusiva para as pistas. A moto de 316 cavalos de potência só será vendida por encomenda. Já a Triumph apresentou no evento duas novas versões da Tiger 800, sendo a top de linha a XCa, que possui faróis de neblina de LED, bancos e manopla aquecidos, suporte lateral para malas e suporte para GPS. Na Honda foi possível conhecer a scooter que será vendido no Brasil a partir de 2016. O destaque foi a mecânica moderna, boa dose de tecnologia e estilo que mescla o moderno e o clássico e ainda marca a Honda no segmento de scooters de média cilindrada no país.
A chinesa Traxx apresentou, entre outros modelos, a cinquentinha Sky 125 Plus, equipada com motor 8,8 cv a 7500 rpm e torque de 0,96 kgfm. O câmbio rotativo e semiautomático não utiliza embreagem. O painel apresenta mostrador de marcha, hodômetro, marcador de combustível e indicadores de luz alta e neutro. Seu tanque comporta cinco litros. O modelo ainda é conceito e, em breve, entrará em linha de produção. A Yamaha revelou a inédita Factor 150, com motor flex e de uso urbano e utilitário. Também foi apresentada a nova geração da R1, com motor de 4 cilindros e 998 cc e capaz de render 200 cavalos de potência máxima. Outra novidade foi a MT-09 Tracer, baseada na naked MT-09, mas recebeu modificações para se tornar mais confortável e apta a viagens.
Já a BMW promoveu a estreia mundial de um modelo de baixa cilindrada no Salão Duas Rodas: o G 310 Stunt. Em São Paulo, ele aparece ainda como protótipo, mas a marca diz que a versão final será apresentada até o final do ano e que o modelo será produzido também em Manaus, provavelmente a partir do ano que vem. A Dafra revelou duas novidades: a Horizon 150, que estará em breve nas lojas, e substitui a Kansas, que teve produção encerrada; e um scooter, segmento que a marca irá apostar mais forte nos próximos anos. A Ducati mostrou a Scrambler em várias versões: Urban Enduro, Icon, Full Throttle e Classic. Em todas as versões, a Scrambler conta com motor bicilíndrico de 803 cm³ e 75 cavalos, acoplado ao câmbio de seis marchas. O visual da Scrambler tem como referência o modelo dos anos 1960 e 1970. O Salão Duas Rodas também foi o espaço ideal para o lançamento de acessórios, motopeças, itens de segurança e muito mais.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário