Salão Duas Rodas: Feira chega ao fim e já deixa saudades
Organização estima público de 260 mil pessoas nos seis dias do evento para conferir novidades de 450 empresas
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Dizer que o Brasil é um dos maiores consumidores de veículos duas rodas do mundo não é o bastante para explicar o sucesso da 12ª edição do Salão Duas Rodas, maior evento de duas rodas da América Latina, que termina amanhã, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A verdadeira paixão dos visitantes pela potência, ronco dos motores e o inegável apelo visual das 516 motocicletas, acessórios, peças, equipamentos, produtos e serviços exibidos pelas 450 marcas expositoras pode dar uma ideia das razões para mais uma edição histórica.
Fora os aficionados, a organização estima em 12 mil profissionais o número de compradores credenciados, visitantes que fazem parte da cadeia produtiva e comercial do setor duas rodas, dos quais 72% participam diretamente do processo de compra. Em sua maioria, concessionárias e lojas de peças e equipamentos. Dados que, sem dúvida, são uma referência importante para justificar as oportunidades de negócios que se multiplicaram pelos corredores do evento, somando-se à s inúmeras atrações para o público.
“Para privilegiar o mercado brasileiro, fizemos aqui o lançamento mundial de dois novos modelos - Benelli BN600 e Keeway RKX300. Recebemos muitos visitantes interessados em comprar e tivemos contato com mais 150 potenciais concessionários, nosso principal objetivo”, revela Jean Anwandter, diretor Comercial da Bramont Motos. No lado oposto da rua principal, a Ducati também fez sua estreia no Salão com dois lançamentos exclusivos para o mercado brasileiro – a Hypermotard e a 1199 Panigale S Senna, edição limitada em homenagem ao piloto Ayrton Senna. “É a primeira vez que a matriz italiana aprova um projeto exclusivo para o Brasil. E o Salão é uma vitrine para a empresa e para os negócios”, revela Arthur Wong, gerente de Marketing e Relações Públicas da marca. Bem em frente, a também estreante Triumph trouxe para o Anhembi a gigantesca Rocket III Roadster, equipada com motor 2.3 com 148 cv de potência, a moto com o maior motor do mundo.
“O que chamou muito nossa atenção nessa edição foi a presença de marcas estreantes que são de extrema representatividade para a indústria mundial, o que mostra um claro amadurecimento do setor no Brasil. Hoje somos o sexto mercado do mundo no segmento de alta cilindrada e pelo que constatamos aqui vamos certamente subir de posição nos próximos anos”, diz Marcos Zaven Fermanian, presidente da Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. O verdadeiro complexo da motovelocidade organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, certamente contribuiu para o bom desempenho da feira. Foram 130 mil m² de área, número 30% superior à edição de 2011. "A receptividade do público foi surpreendente", acredita a Polaris, marca norte-americana que participa pela primeira vez e expôs seus dois lançamentos - o ATV Sportsman Touring 570 e o UTV RZR XP 1000. Já a Harley-Davidson anunciou a nova linha 2014, com os modelos chegando nas lojas entre outubro e janeiro do próximo ano. Dos 22 modelos da cultuada marca, 20 serão fabricados no Brasil.
"O Salão Duas Rodas, via de regra, sempre supera as expectativas de seus visitantes, não só pela quantidade de expositores e produtos, mas também pelo entretenimento e quantidade de negócios que são gerados no evento", comenta Rodrigo Rumi, diretor da feira. "Embora seja aberta ao público, é uma feira de negócios, um termômetro para a pesquisa das empresas em relação ao desempenho de seus produtos". Segundo ele, a estratégia de venda antecipada, com preços diferenciados, melhorou o fluxo de pessoas pelos corredores, oferecendo mais conforto para ao público e, ao mesmo tempo, garantindo um nível de visitação constante. “O pavilhão esteve cheio todos os dias, mas com um número de pessoas que permitia a todos ver com tranquilidade todos os lançamentos e atrações".
A Suzuki do Brasil, uma das marcas mais consolidadas do país e que há 21 anos participa do Salão diz que a expetativa em relação aos contatos feitos são muito positivas para os próximos meses. “É sempre vantajoso participar da feira”, diz o diretor João Augusto Toledo. A opinião é compartilhada por Alexandre Cavinato, gerente Comercial da Pneus Technic: “de terça a sexta faturamos 30% do que conseguiríamos em um mês de trabalho”. A Kawasaki, por sua vez, monta uma boutique de roupas e acessórios nessa edição. “Faturamos bastante. Até o terceiro dia vendemos mais de 400 mascotes, bichos de pelúcia que remetem à marca. As luvas de pele de canguru (R$ 374) também fizeram sucesso”, comemora Gisela Xavier, gerente Administrativa da loja da marca.
Do lado de fora, eventos simultâneos à exposição também fizeram lotar o sambódromo do Anhembi, como o Jorge Negretti Motocross Show. Negretti, um dos principais nomes do motocross no Brasil, finalizou as comemorações dos seus 30 anos de carreira durante o Salão. Para isso, apresentou show da modalidade freestyle durante todos os dias do evento. Outro ponto alto foi o Campeonato Brasileiro de Freestyle + Desafio Internacional. Também na parte externa, a Equipe Força e Ação do motociclista Fábio Rolim, o Dentinho, garantiu as presentes mais um espetáculo de manobras radicais.
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Fotos: Equipe MOTO.com.br
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