Salão Duas Rodas confirma ser principal evento do setor

Seis dias repletos de atrações e número recorde de experiências para o público apaixonado por moto

Por Gian Calabrese

O Salão Duas Rodas encerrou a edição 2019 reafirmando sua relevância para o setor de motocicletas e para a cadeia de equipamentos, acessórios e motopeças como o principal evento de experiências no segmento na América Latina. Estiveram presentes mais de 420 empresas de toda a cadeia do setor e as principais fabricantes de motocicletas que, juntas, contabilizam mais de 98% da produção e vendas do mercado nacional. São elas: Honda, Yamaha, Kawasaki, Triumph, Suzuki, KTM Royal Enfield, Vespa, Kymco e Hao Jue,.

Em seis dias de corredores cheios no São Paulo Expo e experiências nos mais de 85 mim metros quadrados de ocupação, o público conferiu de perto as motos nos mais de 560 modelos em exposição e mais de 70 para experimentação nos test-rides, que ao todo, somaram mais de 630 motos à disposição dos visitantes, 80 a mais do que na última edição.

"A Reed Exhibitions Alcantara Machado termina essa edição com a sensação de dever cumprido, com a entrega de um Salão Duas Rodas marcado pela retomada da indústria e confiança das principais marcas do setor. Tivemos seis dias de corredores cheios, muita experiência entregue ao público e expositores extremamente satisfeitos com os resultados do evento. A maior prova disso é que pela primeira vez, com dois anos de antecedência, Honda, Yamaha, Kawasaki, KTM e Royal Enfield já confirmaram presença no SDR2021 e outras grandes novidades deverão ser anunciadas ainda este ano", destacou Lucas Pimentel, gerente do Salão Duas Rodas.

"A Honda está presente desde a primeira edição do Salão e sempre aproveitamos o evento para mostrar os diferenciais da marca e nos aproximar ainda mais do público. Esse ano não foi diferente, pois apresentamos importantes lançamentos, como as linhas 500 e 650. Além das motocicletas, nosso estande proporcionou aos visitantes experiências únicas, com simuladores de pilotagem, apresentação virtual de um modelo desenvolvido pela equipe de design brasileira, exposição da motocicleta do campeão Marc Márquez para fotos na mesma inclinação das curvas no Moto GP, além da presença dos pilotos da Honda Racing Brasil em todos os dias", afirmou Odair Dedicação, Gerente de Marketing da Moto Honda.

Para Hélio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento da Yamaha Motor do Brasil, o Salão estava muito bonito e bem organizado, e trouxe um público sedento pelas novidades. "O evento veio cheio de experiências, além dos produtos novos, como os test rides de Mobilidade Urbana, Off Road e de Big Bikes. Acredito que esse é o futuro: promover experiências. E a Yamaha colaborou com isso trazendo a parceria inédita com a Marvel para justamente trazer pessoas que não pensavam em motocicletas, para que elas possam ver que motocicleta pode ser divertido, além de ter emoção e liberdade".

Para Sonia Harue Ando, gerente comercial e marketing da Kawasaki, o Salão Duas Rodas é a oportunidade perfeita para o fã da marca interagir com a linha de produtos e vivenciar a sua paixão em um ambiente lúdico e festivo. "O evento também propicia a realização de excelentes negócios tanto com clientes quanto parceiros de mercado. A participação intensa do público mostra que esta paixão pela motocicleta é muito forte e que o mercado está repleto de novidades para estimulá-la. Nesta edição, realizamos também a Black Green Friday, com equipe de vendas de plantão e condições únicas para nossos clientes já saírem do Salão com a sua Kawasaki zero quilômetro", ressaltou.

Segundo André Molnar, gerente de marketing da Triumph, a presença da montadora no Salão Duas Rodas foi espetacular. "Além da grande visibilidade de marca, nossos resultados em vendas de motocicletas, acessórios e roupas superaram muito as expectativas. Além disso, criamos ativações muito elogiadas pelo público, incluindo 4 modalidades de Test Ride, Triumph Talks (com explicações do instrutor chefe do TRX, Pablo Berardi, sobre pilotagem, viagens, produtos e novas tecnologias), entre outras ações", explicou Molnar.

Cláudio Giusti, diretor-geral da Royal Enfield Brasil, disse que o evento permitiu a apresentação, em primeira mão, das Twins 650cc, com preços a partir de R$ 24.990, que levam a marca a um novo patamar dentro do segmento de média cilindrada. "Com a reação extremamente positiva do público, estamos certos de que a partir de janeiro, quando começaremos a entregar as primeiras motocicletas reservadas desde o Salão Duas Rodas, a Royal Enfield se consolidará definitivamente no mercado brasileiro, sendo já representada por 6 concessionárias", comemorou Giusti.

A marca cumpriu o prometido e durante o evento lançou as inéditas Interceptor 650 e Continental 650. Os dois modelos são grandes novidades da linha porque estreiam um novo motor bicilíndrico na companhia. 

No estande que inspirou aventura, a KTM do Brasil recebeu os visitantes que viram de perto, subiram e tiraram fotos com os modelos da linha 2020, além de conhecer em primeira mão as motos que serão utilizadas pela equipe oficial nas competições brasileiras. "Os últimos dias foram muito corridos, muitas perguntas respondidas, curiosidades sanadas e a mais alta receptividade do público quanto aos produtos, elevando ainda mais o nosso otimismo quanto aos planos de crescimento no país", comentou Fabio Campos, representante oficial da KTM no Brasil.

A participação da Pro Tork no Salão Duas Rodas foi um grande marco, representando a mudança do posicionamento da marca no mercado. "Estamos cada vez mais próximos de nossos clientes, investindo em qualidade e tecnologia, e isso tem refletido diretamente nas vendas, que foram um sucesso", disse Marlon Bonilha, diretor-presidente do Grupo Pro Tork.

Retomada do setor

Durante o evento, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - Abraciclo revisou as projeções para 2019. Esta é a segunda vez que a entidade atualiza suas expectativas, graças à retomada do setor. A nova estimativa para produção total de 2019 é de 1.105.000 unidades, correspondendo a uma alta de 6,6% na comparação com o volume produzido em 2018 (1.036.788 unidades). A projeção anterior, apresentada em abril, apontava 1.100.000 unidades para o presente ano.

De acordo com Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o desempenho positivo do mercado interno foi a principal razão para a revisão das projeções para este ano. "A maior oferta de crédito, com taxas de juros mais atrativas e novos players, como os bancos digitais, aumentou o interesse do consumidor pela aquisição um modelo 0 km. Esse quadro também foi estimulado pela apresentação de novos modelos no mercado, mais modernos, com novos recursos tecnológicos e design renovado".

Recorde de atrações e experiências

A Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora oficial, anunciou a ampliação de 200% no número de atrações em relação à edição de 2017, com muito mais experiências e emoção para todas as idades. Ao todo foram 23 eventos simultâneos entre shows de rock no SDR Rock Fest, apresentações e bate-papos com as maiores lendas e personalidades do motociclismo na Arena Lifestyle e um estúdio de tatuagem onde foram feitas mais de 250 tattoos durante os seis dias, marcando a experiência do Salão Duas Rodas na memória e pele dos apaixonados por Duas Rodas.

Entre as novidades apresentadas estavam a Arena Racing, que realizou uma exposição de motos de competição de várias categorias do motociclismo, e a Arena SDR Extreme, onde o público pode conferir as acrobacias mais radicais das motos. Para as crianças foi criado um Espaço Kids, em parceria entre a Reed, Yamaha, E-One e Discovery Kids, que atraiu os futuros pilotos para muita brincadeira com jogos, mini bikes e espaço para fotos.

O público pôde experimentar a maior variedade de modelos já oferecidos. Scooters, veículos de baixa cilindrada e elétricos estavam no Test Ride Mobilidade Urbana, localizado no maior circuito indoor já criado para este tipo de experiência. Já o Test Ride SDR Experience foi realizado na pista outdoor e reuniu motos com média e alta cilindrada.

O Test Ride Off Road aconteceu numa pista montada totalmente elaborada para dar a sensação de estar numa trilha, repleta de barro e obstáculos. Nela, os aventureiros puderam realizar testes em Dirt Bikes, Crossovers e nas Big Trials. No Test Ride VIP, as montadoras disponibilizaram modelos exclusivos e de alta cilindrada num percurso misto que chegou a 2,3 quilômetros de pista.

A Arena de Customização foi duplicada e ganhou atrações de tirar o fôlego com mais de 40 motos super exclusivas e presença dos principais customizadores do Brasil: Johnnie Wash, Shibuya Garage, Tarso Marques Concept, Joe King e Bendita Macchina. A Joe King, que tem como seu grande diferencial a utilização de peças vintage, trouxe para esta edição A Panhead 1957 e a Knucklehead 1946, premiada como melhor moto no The Born-Free Motorcycle Show em 2012.

A TMC Dumont, projetada por Tarso Marques e sua equipe, ganhou nome em homenagem a Santos Dumont. Um dos mais visitados do evento, o modelo tem o custo estimado de 1 milhão de dólares. A moto possui motor de avião, design futurista com muita fibra de carbono, cromados e ligas metálicas nobres em todo o conjunto.

Já a Arena Games, montada em parceria com a Monster Energy Drink, reuniu os mais inovadores e tecnológicos jogos para o público mais geek.

Arena Cross

Outra novidade foi a realização da etapa inédita e exclusiva da Arena Cross que aconteceu sexta-feira (22) e sábado (23), onde o público viu de perto a competição e as acrobacias mais radicais das motos na pista de mais de 7.500² e uma arquibancada com mais de 3.000 lugares, construídas especialmente para o evento.

Também aconteceram diariamente as apresentações do piloto Fred Kyrillos, da equipe Força & Ação e as manobras radicais do Protork Alto Giro Show.

A Arena Lifestyle, espaço interativo para palestras e talk shows em parceria e curadoria da Motostory, contou com o tema "A História da Motocicleta no Brasil". Foram abordadas histórias, dicas, tendências, mototurismo, aventura, moda, esportes e inovações.

Dream Lounge

Pela primeira vez no evento, o Dream Lounge, sucesso na última edição do Salão Internacional do Automóvel, ganhou uma versão especial para o Salão Duas Rodas 2019. Com patrocínio da Petrobras Podium e apoio da Energy Monster Drink, o espaço teve a participação das marcas Mercedes-Benz, Audi, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Shibuya, Bendita Macchhina, Johnnie Wash, e Tarso Marques, trazendo 16 supermáquinas dos sonhos.

A Ninja H2R da Kawasaki foi um dos modelos super estrelados no espaço premium. Ela bateu recorde mundial de velocidade com Leandro Mello, a mais de 337 km por hora, cujo valor é avaliado em cerca de R$400.00,00

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br